Diz o ditado que a oportunidade vai para os bem preparados - e que cada um de nós precisa estar pronto para enfrentar o amanhã. No caso da área de cibersegurança, essa é uma verdade cada vez mais clara. Afinal de contas, embora a transformação digital esteja trazendo novas oportunidades às empresas e pessoas, o fato é que o avanço das ferramentas digitais e do acesso à Internet também nos tem feito viver tempos perigosos e dinâmicos, em que proteger as informações se tornou uma tarefa desafiadora e que exige alto conhecimento.

Neste cenário, é bom que se diga, estamos todos em risco. Isso porque enquanto as companhias investem em soluções para evitar problemas, o cibercrime também trabalha para ser mais perigoso, usando inclusive a falta de conhecimento dos usuários e empresas para ampliar os riscos em todos os espaços do mundo online. Não por acaso, pesquisas indicam que mais da metade das ações de roubo ou vazamento de dados começam com erros humanos e que quase dois terços das tentativas de ataques virtuais no Brasil tenham sido justamente em ações de phishing, com iscas maliciosas que visam enganar os usuários.

Por isso mesmo, contar com equipes certificadas e preparadas para entender e antever este ambiente em constante alteração se tornou algo mandatório para as organizações que querem mitigar as ameaças contra suas operações. Para os profissionais, isso significa que buscar as certificações certas é mais do que um passo burocrático para o desenvolvimento de suas carreiras. Buscar conhecimento e certificações de alto valor é uma ação essencial para se avançar de forma sólida no mercado de trabalho, ganhando a atenção dos recrutadores e líderes.

Vale dizer, inclusive, que a qualificação não é apenas a porta de entrada do mercado, mas também algo obrigatório para a ascensão na carreira. Hoje, levantamentos apontam que 99% das violações de dados, dos ataques de resgate e das invasões nos sistemas de informação começam inevitavelmente com erros na tomada de decisões das gerências. Ou seja: os executivos de todas as organizações precisam desesperadamente de pessoas que possam combinar as tecnologias de segurança de TI com as necessidades comerciais de confiabilidade, segurança, confiabilidade, confidencialidade e privacidade para seus sistemas de informações e informações.

Em outras palavras, portanto, as companhias precisam de profissionais certificados para ocupar também as posições mais estratégicas de suas inciativas de cibersegurança. Hoje, há um gap de mais de 3 milhões de profissionais e muitos dos cargos vagos são, justamente, relacionados à gerência e a gestão das operações.

Pesquisas indicam que mais da metade das ações de roubo ou vazamento de dados começam com erros humanos

Obter certificações - em qualquer domínio – pode e deve ser uma expansão das oportunidades de carreira. Além, é claro, de ser uma chance de ampliar os conhecimentos desse profissional como um todo. A certificação é uma grande oportunidade para que o especialista veja as coisas de maneiras diferentes. Os profissionais precisam ter isso claro em suas jornadas de aperfeiçoamento.

Por outro lado, as empresas também podem ter um papel ativo nesse processo de formação. Os líderes e gerentes têm a capacidade de ajudar a orientar seus colaboradores mais próximos, mostrando como e porque esses profissionais devem considerar ampliar seus currículos com certificações práticas. Isso ajudará as companhias a encontrarem talentos já presentes em seus quadros operacionais, reduzindo o déficit de força de trabalho, ao mesmo tempo em que ampliará a qualidade estratégica de seus serviços e planos.

Investir em certificações e novos conhecimentos é uma via de mão dupla para os negócios. As pessoas ganham expertise e novos rumos para suas vidas profissionais; as empresas ampliam a inteligência das equipes e reforçam a capacidade para se proteger contra as ameaças do dia a dia. Esse é um jogo de ganha-ganha que todos podem aproveitar. Resta saber quem serão os profissionais, líderes e companhias que saberão usar essas oportunidades em prol do desenvolvimento efetivo das ideias e caminhos para os negócios.

Gina van Dijk é diretora regional do Cybersecurity and IT Security Certifications and Training (ISC)² na América Latina desde 2014, liderando o desenvolvimento e a implementação de estratégias, operações e iniciativas da organização em toda a região. Holandesa/nigeriana com coração brasileiro, Gina possui 25 anos de experiência na área de gestão de associações e eventos e começou sua trajetória profissional na MCI Bruxelas, Bélgica, em 1994

Siga o NeoFeed nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram. Assista aos nossos vídeos no canal do YouTube e assine a nossa newsletter para receber notícias diariamente.