Recentemente, o empresário João Lee, cofundador da Simplex, startup especializada em gerenciamento de SEO, sofreu com um problema que aflige milhões de brasileiros: dor nas costas.
Como a maioria das pessoas que passa por situações parecidas, ele recorreu à internet para buscar algum tipo de solução. Sua pesquisa no Google apontou uma série de alternativas – medicamentos, exercícios físicos, fisioterapia, cadeiras ergonômicas.
A pesquisa foi afunilando e, então, Lee deparou-se com uma cadeira que o interessou. Em vez de ficar apenas no ambiente online, ele foi até loja física para testar o produto. Por fim, gostou do que viu e fechou a compra.
“Nesse caso, os sites em que baseei a minha pesquisa nunca vão saber o que aconteceu, porque é difícil amarrar todas as pontas”, diz Lee. “No entanto, o processo online foi muito eficiente, porque ele me convenceu a comprar.”
Lee usa a história acima para exemplificar um conceito que o mercado chama de “sinais fracos.” Eles indicam, em linhas gerais, um sinal de compra – no caso acima, a dor nas costas –, mas que não são tão óbvios para a oferta de produtos.
É aí que a Simplex entra em cena, ajudando clientes a transformar os sinais fracos em oportunidades de negócios. “Se a empresa está atenta, ela captura um sinal fraco e oferece, como no meu caso, uma cadeira ergonômica”, afirma Lee.
Para isso, a empresa lançou uma ferramenta, chamada Indexa Surface, que permite a criação de diversos conteúdos por meio do mapeamento dos sinais fracos.
“A jornada do cliente, afinal, começa no momento em que ele acessou o site”, diz Lee. O desafio, portanto, é descobrir exatamente o que o cliente busca e capturar essa oportunidade, mesmo que os sinais de compra sejam fracos.
O Indexa Surface é um produto de SEO capaz de construir para o cliente uma quantidade colossal de conteúdos que antecipam as pesquisas mais procuradas pelos usuários.
Mais do que isso: o Indexa Surface cria, em escala, páginas de conteúdo feitas com inteligência artificial com diversas possibilidades de “sinais fracos”, aumentando a superfície de contato - daí o “surface” - do consumidor com a empresa.
As ferramentas da Simplex são aplicáveis a empresas das mais diversas áreas de negócios. Atualmente, Lee trabalha em um projeto para o Grupo Águia Branca, um gigante que atua nos ramos de transporte de passageiros, logística e comércio de veículos.
Nesse caso, a Simplex deseja que o Indexa Surface aumente a superfície de contato com potenciais clientes interessados em comprar um veículo da marca japonesa Toyota.
Para simplificar: o Indexa Surface consegue criar conteúdos qualificados que abrangem diversas possibilidade de buscas de mercado, gerando assim mais tráfego para as marcas.
Ressalte-se que, além de ter presença digital, as empresas precisam se comunicar com seus potenciais clientes através de diversas frentes.
É possível vender carros falando de sustentabilidade ou despertando nos clientes o desejo de viajar. Ao criar conteúdos qualificados, o Indexa Surface amplia o campo de contato com o cliente, melhorando os processos de comunicação.
Criada em 2017, a Simplex vem desde então revolucionando o trabalho de SEO no Brasil com a geração de tráfegos e automatização de processos para sites.
As ferramentas da Simplex trazem resultados expressivos para os seus clientes. Um caso é o da startup de exames clínicos Labi, que serviu de inspiração para a criação do Indexa Surface.
Com o constante trabalho de melhorias de SEO e fortalecimento do site (e-commerce) no período de pouco mais de um ano, o tráfego no site da empresa aumentou 205%. No blog da Labi, o número de cliques cresceu 1.135%.
Já na frente de performance e análise de dados, o trabalho começou com o mapeamento de usuários oriundos da mídia paga, mas que concluíram sua compra dentro de uma unidade física do laboratório. Com isso, a taxa de conversões offline chegou a quase 40% no mês de julho de 2023.
A Simplex também capturou os dados vindos do WhatsApp do Labi reduzindo o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) do canal em mais de 200%. Com a ajuda do conjunto de SEO, análise e performance da Simplex, o Labi transformou seus sinais fracos em negócios efetivos.
“Hoje em dia, praticamente todas as empresas precisam ter presença digital, e isso explica por que temos crescido tanto no Brasil”, diz Lee.
Em sua trajetória, a Simplex já desenvolveu soluções para gigantes como Carrefour, Itaú, Friboi e Vivara, para citar apenas alguns exemplos.
No ano passado, o faturamento da empresa cresceu 9% e a expectativa é de que o desempenho seja superado em 2024.