Lara Monnerat, Group Product Manager da fintech brasileira Nomad, entende que obter aprendizado contínuo em sua empresa é essencial para engajar e manter bons profissionais. Ela não é a única. A mais recente pesquisa global Workforce Hopes & Fears 2024, da consultoria PwC, confirma que a constante capacitação é fundamental para os trabalhadores em todo o mundo. O levantamento mostra que 67% dos funcionários acreditam que as ferramentas oferecidas para adquirir novas habilidades são cruciais na decisão de permanecer no emprego atual ou de buscar novas oportunidades.

“Procurei cursos de especialização, pois queria relembrar alguns assuntos teóricos. Os temas que escolhi, incluindo desenvolvimento de produto, me ajudaram muito com a técnica e didática para apoiar a evolução de outras pessoas da minha área com menos experiência”, explica a executiva.

Fundada por 5 brasileiros apaixonados por tecnologia e finanças, a Nomad tem se destacado por seu pioneirismo em oferecer soluções financeiras completas. A fintech, que recentemente atingiu a marca de 2 milhões de clientes ativos, compreende que atrair e reter talentos é essencial para se manter à frente do mercado, mas também um desafio. Nesse contexto, ter um pacote de benefícios diferenciado e que permite liberdade de escolha ao colaborador se torna mais um trunfo para formar um time com os melhores profissionais.

A Nomad, que já adota a hiperpersonalização em seus produtos financeiros, também encontrou no benefício de educação a possibilidade de dar a seus colaboradores o poder para escolherem os cursos que estejam plenamente alinhados às suas necessidades profissionais e interesses pessoais. Uma jornada única e flexível para cada funcionário, fortalecendo o desenvolvimento de habilidades de forma mais eficaz e com alto engajamento.

Pioneirismo e liberdade

Por meio de uma plataforma parceira, os colaboradores da Nomad têm acesso a mais de 9 mil experiências educacionais. As formações são de mais de 50 instituições de ensino renomadas nacionais e internacionais, como Perestroika, Coderhouse, PUC, Cambly, CNA, USP, Rocketseat e muito mais. Os cursos são divididos em 4 categorias: graduação e pós-graduação, idiomas, mentoria ou curso livre. Os usuários contemplados podem fazer um curso de cada uma dessas categorias simultaneamente - e quando for mais adequado para sua rotina.

“É extremamente gratificante ver a Nomad se destacar como uma das primeiras e poucas empresas no Brasil a oferecer um benefício educacional abrangente para todo o time. Tenho o privilégio de acompanhar de perto colaboradores que estão iniciando sua primeira graduação, se especializando em áreas técnicas ou expandindo suas competências em novos idiomas", afirma Luiza Rubio, diretora de People da Nomad. “Esse benefício é usado pelo colaborador no dia a dia, mas a empresa também se beneficia, pois conseguimos entender quem são os funcionários que estão se desenvolvendo e que podem estar aptos para novos projetos ou até mesmo uma movimentação ou promoção”, conclui.

Aprimoramento constante e felicidade do colaborador

As trilhas que cada colaborador segue são variadas. Atualmente, mais de 170 funcionários da empresa estão fazendo aulas para aprender e praticar inglês ou espanhol, 20 iniciaram sua primeira graduação ou estão fazendo uma nova faculdade e mais de 35% do total de funcionários já concluiu pelo menos uma especialização - em áreas como tecnologia, desenvolvimento de soft skills, liderança e comunicação/marketing.

“Como meu trabalho vem passando por várias mudanças, senti que precisava me aperfeiçoar para acompanhar tudo. Percebi algumas áreas onde eu poderia melhorar e entregar ainda mais resultados”, comentou Rogério Bertoldo, Especialista de Marketing na Nomad. “Escolhi fazer cursos de Product Marketing e Growth Hacking, que foram muito dinâmicos, diretos e de fácil aplicação no meu cotidiano. Cada novo aprendizado fez com que eu me sentisse mais preparado e tornou nosso ambiente de trabalho ainda mais produtivo e leve”, afirma.

Matheus Girardi, analista de Operações da Nomad, também fala com entusiasmo da solução. “Tirei uma certificação em princípios da LGPD e fiz curso de comunicação eficaz e assertiva, com administração de conflitos. Consegui desenvolver uma comunicação melhor, minha habilidade para resolver problemas com visão mais ágil e a trabalhar em equipe de forma mais colaborativa”, constata.

Investimento rentável e que cabe no orçamento

Escolher o caminho do investimento para superar o desafio da qualificação interna dos colaboradores e do encontro de mão de obra preparada se torna uma solução viável e com bom retorno. A plataforma responsável garante que o custo do empregador para oferecer o benefício de educação livre e ilimitado para todos os colaboradores varia de 0,5% a 1% da folha de pagamento das empresas.

Na Nomad, o resultado tem sido positivo. A instituição avalia um retorno sobre investimento (ROI) de 3,38, beneficiando tanto a empresa. Isso significa que, a cada R$1,00 investido pela fintech, o colaborador gera R$3,38 na plataforma.

"Esse retorno não se limita apenas a números. Ao proporcionar oportunidades de desenvolvimento, a iniciativa também contribui para que os colaboradores se tornem profissionais mais capacitados e seres humanos mais desenvolvidos, transformando positivamente não apenas suas carreiras, mas também suas vidas pessoais", conclui Luiza Rubio.