Alcançar o topo é um feito notável, mas permanecer nele costuma ser um privilégio para poucos. Pelo quinto ano consecutivo, a Bradesco Asset foi eleita a “Melhor Gestora de Previdência” em ranking elaborado pelo Centro de Estudos em Finanças da FGV/SP em parceria com o jornal Valor Econômico.
Mas a casa não parou por aí, faturando outras três premiações no mesmo Guia de Previdência Valor/FGV 2024. As conquistas vieram nas categorias “Ações”, “Renda Fixa Crédito” e “Renda Fixa Grau de Investimento”. Entre os fundos avaliados, a Bradesco Asset teve mais de vinte classificados com a nota máxima de cinco estrelas.
Além dos troféus erguidos pela gestora, a Bradesco Vida e Previdência também teve o que comemorar, sendo reconhecida como a seguradora com a melhor “Diversidade de Fundos.”
“Trata-se de uma premiação que pondera a performance em diversos períodos, de um, três, cinco e sete anos”, afirma Bruno Funchal, CEO da Bradesco Asset. “Ou seja, ela mostra sobretudo a consistência de resultados em janelas de curto, médio e longo prazos.”
As conquistas da nova edição do prêmio são ainda mais marcantes diante das dificuldades de 2024, ano caracterizado pela alta volatilidade dos mercados e cenários econômicos desafiadores tanto no Brasil quanto no mundo.
O que a Bradesco Asset faz que a diferencia no mercado? Funchal aponta um tripé estratégico que sustenta o desempenho da gestora: time de qualidade, pesquisa eficaz – ou seja, a capacidade para analisar a fundo o cenário macroeconômico, as empresas e os ativos – e governança rigorosa.
Em contextos marcados por alta volatilidade, a pesquisa torna-se ainda mais essencial. “É a nossa capacidade de análise rápida e abrangente que permite a tomada das melhores decisões pelas equipes de gestão”, diz Funchal.
“A premiação mostra sobretudo a consistência de resultados em janelas de curto, médio e longo prazos”, diz Bruno Funchal, CEO da Bradesco Asset
Entre as categorias premiadas, o segmento de crédito destacou-se como protagonista em 2024. A gestora dobrou sua equipe dedicada a essa área nos últimos dois anos e atingiu captação recorde no segmento da previdência.
Funchal aponta dois fundos em especial, o Ultra de Previdência e o Master Premium, que funcionam como “um reloginho”, ou seja, asseguram retornos expressivos para os investidores seja qual for a conjuntura econômica.
A Bradesco Vida e Previdência também tem entregado resultados sólidos aos investidores. Atualmente, a sua grade de fundos é composta por 110 produtos, e o número avança em ritmo acelerado. Em 2024, lançou dez produtos e há outros no forno para serem apresentados ao mercado.
“Nós criamos um sistema que chamamos de modelo aberto seletivo”, diz Estevão Scripilliti, diretor da Bradesco Vida e Previdência, que atua em parceria com a Bradesco Asset no desenvolvimento de novos fundos. “Não somos um supermercado para trabalhar com 600 gestoras. Selecionados 30 casas em complemento às ofertas da Bradesco Asset.”
As parcerias seletivas com gestoras independentes geram valor para os clientes, especialmente nos nichos em que a Bradesco Asset não tem especialização. Essa estratégia, de fato, tem se revelado um modelo de sucesso.
“Temos um processo meticuloso de seleção que ajuda a entender qual é o risco operacional que está por trás de cada gestora”, acrescenta Funchal. “É um filtro que nos permite selecionar os parceiros e entregar consistentemente bons resultados.”
A composição das carteiras também é feita por meio de um processo rigoroso. Entre outras iniciativas adotadas pelo banco, destaca-se um Fórum Mensal com representantes de diversas áreas para a avaliação de cenários e oportunidades.
Em 2024, o time de especialistas em investimentos do banco foi ampliado de 1,4 mil para 2 mil
O prêmio conquistado pela Bradesco Vida e Previdência, de portfólio mais diversificado, é resultado direto da aplicação de todas essas estratégicas e o reconhecimento de um trabalho iniciado há 5 anos.
“Antes, tínhamos uma oferta muito restrita de produtos”, diz Scripilliti. “Agora, o nosso modelo seletivo nos aproximou de bons parceiros nas diversas classes de ativos e levou ao aumento da diversificação.”
A busca por um portfólio diverso resultou, por exemplo, na criação de um produto voltado para a bolsa americana e de outro que combina renda variável e renda fixa no exterior.
A maior proximidade com os clientes é outro fator que contribuiu para a conquista dos prêmios da Bradesco Asset e da Bradesco Vida e Previdência. Em 2024, o time de especialistas em investimentos do banco foi ampliado de 1,4 mil para 2 mil. Além disso, a estrutura conta com 20 profissionais especializados em previdência.
“Os resultados da área de previdência confirmam essa virada de jogo”, diz Scripilliti. “Em 2021, tivemos captação líquida negativa de R$ 6 bilhões. Em 2024, a captação será positiva em R$ 10 bilhões.”