Nos últimos anos, a carteira de investimentos dos brasileiros mudou. Se antes predominavam aplicações básicas e pouco diversificadas, hoje cresce o interesse por ativos variados, há maior disposição para desbravar diferentes mercados – inclusive internacionais – e preocupação crescente com o planejamento financeiro de longo prazo.
Essa transformação levou o investidor, especialmente o de alta renda, a buscar parceiros de confiança para a construção do patrimônio, capazes de oferecer atendimento personalizado, abrangente e em sintonia com as suas metas de vida. É nessa direção que caminha a XP.
A faixa do segmento, aquele com patrimônio entre R$ 300 mil e R$ 3 milhões, representa hoje a maior base de clientes da XP – um público com demandas próprias e que exige acesso a produtos sofisticados, orientação especializada e profunda compreensão de seus objetivos financeiros.
“O grande diferencial de nosso ecossistema é oferecer um suporte multidisciplinar”, afirma Bernardo Ulmo, sócio e Líder do segmento Alta Renda da XP. “Prestamos assessoria de investimentos 360 graus, olhando o patrimônio do cliente dentro e fora da XP e dentro e fora do Brasil. Isso nos dá flexibilidade para recomendar aos nossos clientes investimentos internacionais, fazendo um planejamento financeiro mais completo.”
O modelo se apoia em um ecossistema sofisticado que começa pelo assessor de investimentos – o protagonista do relacionamento entre a XP e o cliente – e se desdobra em uma rede de especialistas preparados para atender as mais variadas demandas.
A estrutura inclui mesa de renda variável, considerada a maior do Brasil, consultores jurídicos para planejamento tributário e sucessório, especialistas em blindagem patrimonial e profissionais com atuação focada em previdência, fundos imobiliários, renda fixa e ativos internacionais, entre outros.
A XP também aposta em um papel ativo na educação financeira, um de seus pilares desde a fundação da empresa, em 2001. Mesmo investidores com alto patrimônio ainda carregam dúvidas e inseguranças sobre o funcionamento do mercado, o que reforça a importância do assessor como figura de confiança.
“Ele não apenas apresenta produtos, mas conhece os objetivos de vida do cliente e se torna um parceiro na administração do patrimônio e no planejamento do futuro”, afirma Ulmo.
Explica-se: no modelo da XP, o assessor de investimento desempenha um papel fundamental na construção de um planejamento financeiro completo. Ele entende desde jornada financeira até as particularidades do cliente, oferecendo orientação técnica, acompanhamento contínuo e auxiliando na definição de objetivos de curto, médio e longo prazo.
Por esse motivo, a XP conta atualmente com assessores em 180 cidades do país, incluindo todas as capitais e importantes polos regionais. Esse nível de capilaridade, pouco comum no setor, garante à XP uma presença próxima dos clientes de alta renda, facilitando o relacionamento personalizado.
Outro diferencial importante está na realização de eventos, muitos deles sediados nos próprios Espaços XP, localizados em Manaus, Brasília, Fortaleza, Recife, Curitiba, Goiânia, Cuiabá e em São Paulo, na avenida Faria Lima.
Esses espaços fazem parte do plano da XP de regionalização da marca, cujo objetivo é expandir a operação por meio de escritórios de investimentos parceiros e assessores.
Essas iniciativas aproximam também os clientes do ecossistema da companhia e funcionam como pontos de contato com estrategistas e executivos da empresa, que apresentam cenários e tendências de mercado. “Queremos levar o melhor da XP até onde o cliente está”, diz Ulmo.
Na definição das estratégias de investimento, as recomendações seguem a carteira elaborada pelo CIO da companhia, Artur Wichmann, e são disseminadas por meio de um sistema avançado de CRM. De acordo com Ulmo, a tecnologia permite uniformidade na orientação oferecida aos clientes, a despeito da localização ou perfil.
A atuação no exterior é outro pilar relevante da XP. Com estrutura offshore e suporte internacional, inclusive em Miami, a XP oferece aos clientes acesso a produtos globais, como bonds – títulos de dívida emitidos no exterior –, cada vez mais procurados por brasileiros que buscam diversificação.
Esse modelo rendeu à XP importantes reconhecimentos no setor. Pelo sétimo ano seguido, a companhia venceu a categoria de melhor assessoria de investimentos de São Paulo no prêmio “O Melhor de São Paulo”, promovido pelo jornal Folha de S. Paulo.