Às vésperas da COP30, que em novembro colocará Belém no centro das atenções mundiais, o debate sobre o papel do Brasil na economia verde ganha novos contornos.
Guardião da maior floresta tropical do planeta e dono de uma das matrizes energéticas mais limpas entre as grandes economias, o país se vê diante de uma oportunidade rara: transformar suas vantagens naturais em liderança global e escrever um novo capítulo na geopolítica do clima.
É nesse contexto que o NeoFeed realiza, em 10 de setembro, no Teatro B32, em São Paulo, o NeoSummit COP30. Com patrocínio de Gerdau, JBS e Vale e apoio da Converge Capital, o encontro reunirá autoridades, líderes empresariais, investidores e especialistas para discutir como o Brasil pode converter seu potencial sustentável em negócios trilionários.
“Nosso objetivo é mostrar como as empresas podem se engajar de forma prática na questão ambiental”, diz Carlos Sambrana, sócio-fundador do NeoFeed. “No fim do dia, é esse movimento que fará a economia verde prosperar e garantir que a floresta permaneça em pé.”
“É na agenda da sustentabilidade e da economia verde que o Brasil tem uma das raras chances de ser líder global”, afirma Ralphe Manzoni Jr., também sócio-fundador do NeoFeed. “A COP30 é uma oportunidade de ouro para mostrar isso ao mundo.”
O NeoSummit COP30 terá início com um painel que traz ao palco o governador do Pará, Helder Barbalho, anfitrião da conferência do clima. Entre outros temas, Barbalho debaterá a importância da Amazônia, o protagonismo do Brasil na agenda global de sustentabilidade e as oportunidades que podem ser geradas pelo evento da ONU.
Em seguida, o painel “A influência das grandes empresas e a sustentabilidade” reunirá os CEOs da Vale, Gustavo Pimenta, e da Gerdau, Gustavo Werneck, para debater como grandes empresas brasileiras podem irradiar práticas responsáveis por suas cadeias de produção.
O desafio de alimentar uma população mundial em expansão sem ampliar a pressão sobre os recursos naturais será o foco do painel “Alimentar o mundo que cresce”.
Gilberto Tomazoni, CEO global da JBS, e Pelerson Penido Dalla Vecchia, presidente do Grupo Roncador, um dos maiores conglomerados agropecuários do Brasil, vão discutir o papel da inovação e da tecnologia na preservação ambiental.
A experiência da integração lavoura-pecuária, desenvolvida pela Fazenda Roncador, e a escala da JBS no fornecimento de proteína global mostram que o Brasil pode, de fato, oferecer respostas práticas a um dos maiores desafios do século.
O painel seguinte, “O Brasil como potência da economia verde”, reunirá Ricardo Mussa, presidente da SB COP30, e Denis Minev, CEO da Bemol, maior varejista da Amazônia Ocidental, para discutir o potencial econômico trazido pela preservação das florestas.
Mais do que um símbolo, a Amazônia representa um ativo de valor incomensurável – acima de tudo, é uma fonte de biodiversidade capaz de atrair grande volume de recursos e sustentar um modelo de desenvolvimento baseado na conservação.
Fechando a programação, o painel “A virada de jogo na atração de investimentos” terá como foco a criação da nova taxonomia sustentável brasileira e o estabelecimento de regras claras para coibir o greenwashing.
Luciana Ribeiro, sócia-diretora e CEO da eB Climate, um braço da eBCapital, Nathalie Vidual, superintendente da CVM – Orientação aos Investidores e Finanças Sustentáveis (SOI), e Marina Cançado, fundadora da Converge Capital e cofundadora da ATO, estarão no painel para debater pontos centrais da agenda sustentável.
Entre os temas em pauta, as executivas discutirão de que forma um marco regulatório transparente e alinhado à realidade brasileira pode destravar a entrada de capital estrangeiro, oferecer maior segurança ao mercado doméstico e consolidar a agenda ESG como um dos pilares do desenvolvimento econômico.
O NeoSummit COP30 integra uma série de encontros promovidos pelo NeoFeed ao longo do ano. Na sequência, estão previstos o NeoConference, dedicado aos desafios e oportunidades da economia brasileira, e o NeoSummit Futuro do Varejo, que encerra o calendário reafirmando o compromisso do NeoFeed de ser a principal referência do Brasil na cobertura jornalística de temas ligados a economia, negócios e finanças.
Confira a agenda completa do NeoSummit COP30.