O recente aumento das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) recolocou o tema no centro do debate econômico. Criado para regular operações de crédito e câmbio, o tributo passou a pesar ainda mais no bolso dos consumidores, em especial daqueles que viajam para o exterior ou realizam compras internacionais com cartão.

Na prática, trata-se de um custo de impacto imediato no orçamento. Afinal, todas as operações de câmbio com cartões de crédito e débito internacional, compra de moeda em espécie, cartão pré-pago internacional e cheques de viagem para gastos pessoais terão alíquota de 3,5%. Antes variava de 1,1% a 3,38%

Um simples jantar em Paris, uma compra em Nova York ou mesmo a assinatura de um serviço online pode sair mais caro apenas em razão da tributação que incide sobre a operação.

Os debates em torno do IOF se tornaram mais presentes em um cenário marcado pelo aumento expressivo das viagens internacionais e do consumo em moeda estrangeira. Não se trata, portanto, de um tema restrito a especialistas, mas que diz respeito ao bolso de milhões de brasileiros.

É nesse contexto que o BTG Pactual lança, nesta segunda-feira, 25 de agosto, uma campanha que promete redefinir a experiência dos brasileiros que utilizam cartão internacional: o IOF Zero.

O benefício elimina por completo a cobrança do imposto em compras internacionais feitas tanto no crédito quanto no débito com os cartões Platinum, Black, Ultrablue e TAP do BTG Pactual. O benefício se estende também para saques internacionais no crédito e débito.

Ao retirar o IOF da equação, o BTG Pactual transforma cada transação internacional em uma economia concreta para o cliente – é uma vantagem de efeito imediato, percebida diretamente no bolso do consumidor.

A iniciativa do BTG Pactual não se limita a oferecer alívio financeiro para os clientes, mas também dialoga com a demanda crescente por mais segurança, praticidade e inteligência no uso do dinheiro fora do país.

Além de arriscado, levar grandes quantias em espécie tornou-se algo desnecessário diante da ampla digitalização dos meios de pagamento.

Os cartões do BTG Pactual oferecem camadas adicionais de proteção contra fraudes, facilidade de bloqueio em caso de perda ou roubo e integração com aplicativos que permitem controle em tempo real das despesas realizadas.

O lançamento do IOF Zero pelo BTG Pactual inaugura, de fato, uma nova era para o consumo internacional.

Se o IOF se consolidou nos últimos anos como um símbolo da complexidade do ambiente tributário brasileiro, a iniciativa do BTG Pactual aponta para outro caminho: o de criar soluções que simplificam a vida do cliente e tornam as viagens ao exterior mais econômicas, seguras e prazerosas.