No mundo corporativo, o cash management tornou-se um fator essencial para a competitividade das empresas. É a boa gestão dos recursos financeiros que assegura a capacidade de honrar compromissos, investir no crescimento e manter a operação saudável mesmo em períodos desafiadores.

É nesse território que o Bradesco vem liderando uma transformação profunda, com investimentos em tecnologia, ampliação dos canais de distribuição e adoção de soluções inovadoras que consolidam seu papel como parceiro da rotina financeira das empresas.

“O cash nos conecta ao dia a dia do cliente”, afirma Fernando Freiberger, diretor executivo do banco. “Quanto mais soluções oferecermos, mais relevante será a nossa presença na gestão financeira das empresas”, acrescenta o superintendente sênior José Henrique Camargo.

No Bradesco, o protagonismo do cash management foi reforçado pelo programa interno batizado de Change, criado para guiar a transformação do banco nos próximos anos. Entre outros objetivos, a iniciativa busca aproximar ainda mais a instituição de seus clientes.

Essa lógica está expressa no Portal Bradesco Developers, lançado recentemente pelo banco. “A plataforma reúne mais 150 funcionalidades de cash management acessadas por APIs padronizadas”, coloca Freiberger, que simplificam a integração e tornam o uso mais rápido e intuitivo para o cliente.

“O leque de funcionalidades de pagamentos e recebimento vão desde consultas simples, como saldo e extrato, até operações mais sofisticadas, como cobrança (boletos), pagamentos diversos e arrecadação”, completa Camargo. Empresas de diferentes portes e segmentos podem utilizar o Portal e integrar as funções oferecidas por ele diretamente em seus sistemas.

Os executivos lembram que o processo é simples e direto: o cliente realiza testes no próprio Portal, solicita as credenciais e já pode começar a operar. Trata-se, de fato, de uma nova forma de distribuir e conectar serviços, onde o cliente pode se auto servir.

A mesma lógica inspirou o Multi-Bank Connectivity (MBC), lançado em parceria com a SAP. Com a solução, as transações podem ser realizadas diretamente no sistema da companhia, o que torna a jornada mais ágil e segura.

No Brasil, o Bradesco foi pioneiro ao oferecer essa experiência aos usuários da SAP, com planos de expansão para outras plataformas.

No campo dos pagamentos, o Pix Automático é um exemplo de como o Bradesco se antecipa às demandas do mercado. A modalidade, criada pelo Banco Central para facilitar cobranças recorrentes, exigia apenas que os bancos estivessem aptos a cadastrar clientes.

O Bradesco, porém, optou por ir além e passou a oferecer uma solução completa que atende tanto quem paga quanto quem recebe.

Com isso, elimina-se a necessidade de firmar múltiplos convênios e amplia-se o acesso para empresas como academias, prestadores de serviços, plataformas de assinatura e pequenos empreendedores, que passam a contar com um meio de cobrança automática de baixo custo e fácil adesão.

Lançada em maio, a plataforma Bradesco Global Solutions também marca um novo patamar na experiência digital para clientes PJ do segmento de atacado.

“Desenvolvida em nuvem e com expansão gradual, a solução combina design moderno, alto nível de personalização e gestão centralizada do caixa”, afirma Camargo. O novo canal permite, por exemplo, personalizar menus, reorganizar cards na tela inicial e acessar múltiplas contas de um mesmo grupo econômico sem interromper as operações.

O Global Solutions já integra produtos de cash management, investimento e câmbio, além de mais de 180 serviços operacionais de autosserviço. A ideia é que o cliente consiga resolver sozinho a maior parte das suas necessidades, e de forma intuitiva.

A segurança também foi priorizada. O Global Solutions oferece múltiplos fatores de autenticação – token físico, token via aplicativo e, até o fim do ano, biometria facial –, todos opcionais. “Não vamos eliminar o token físico, mas daremos preferência para fatores mais modernos”, diz Freiberger. “O cliente escolhe como quer autenticar.”

Na retaguarda, a inteligência artificial atua monitorando os padrões de uso para prevenir fraudes em tempo real – uma tarefa que seria inviável de executar apenas com equipes humanas. O uso da IA torna a segurança proativa, antecipando riscos em vez de apenas reagir a eles.

Além disso, essa tecnologia está contribuindo com o desenvolvimento de novos produtos, otimizando especificações técnicas e criando códigos, que antecipam as entregas de valor aos clientes. “A IA é uma grande parceira para acelerarmos nossas entregas de valor agregado aos nossos clientes”, observa Camargo.

Com isso, o Bradesco, através de inovações e uso extensivo de novas tecnologias, está ofertando soluções de Cash Management, modernas e de fácil conexão, nas plataformas próprias e de terceiros. “Queremos estar onde nosso cliente está”, afirma Freiberger.