Em 2019, a multinacional brasileira de software CI&T identificou a necessidade de aumentar o tráfego em seu site. Para isso, contratou os serviços da Simplex, startup especializada em gerenciamento de SEO, a sigla para Search Engine Optimization que se tornou fundamental na busca por audiência das plataformas online.
A parceria foi tão bem-sucedida que a CI&T decidiu usar a mesma solução implementada no Brasil em seu site global. Entre junho daquele ano, quando o projeto foi iniciado, e janeiro de 2022, o número de acessos orgânicos no site internacional da CI&T aumentou 198%, segundo dados da empresa de análise SEMRush.
Mas, afinal, o que a Simplex fez para gerar resultados tão consistentes? Em linhas gerais, a startup adotou recursos como inteligência artificial e automação de processos para acelerar as buscas no site de seu cliente.
Com a ajuda da ferramenta chamada Sir Cache, que atua na otimização de sites e do tráfego de SEO, a Simplex fez adaptações nos critérios de busca, mas sem alterar a experiência do usuário.
Não se trata de um caso único. A startup também ajudou o site de busca de preços Buscapé, um dos maiores da América Latina, a acelerar o número de visitas mensais em sua plataforma. Em pouco menos de um ano, elas passaram de 16 milhões para 21 milhões.
Para o Buscapé, a solução utilizada foi a ferramenta Indexa, que possibilitou a criação automática de landing pages – no período de um ano, foram criados mais de 187 mil landing pages, de acordo com o Google.
É fácil entender os benefícios do Indexa. O primeiro ponto a se destacar é o fato de a ferramenta criar landing pages em conformidade com as melhores práticas dos buscadores.
A ferramenta também auxiliou o Buscapé no direcionamento dos investimentos em mídia, aprimorou a experiência do cliente no site e a aumentou o tráfego com leads qualificados.
Em linhas gerais, a ferramenta Indexa antecipa as pesquisas mais procuradas pelos usuários, qualifica essas buscas por notas definidas pela inteligência artificial e cria páginas novas que asseguram a melhor experiência possível para o usuário. Tudo isso gera mais tráfego e diminui as taxas de rejeição.
Para ficar mais claro: o Indexa analisa a fundo as pesquisas que as pessoas fazem na internet. Depois, a inteligência do sistema descobre quais tendências têm relação com o site e gera buscas mais precisas para o cliente.
Não custa lembrar: mais tráfego significa quase sempre maior volume de vendas a aumento do engajamento dos usuários. Isso obviamente soa como música nos ouvidos das empresas da nova era digital.
Os exemplos relatados acima mostram por que a Simplex cresce em ritmo acelerado no Brasil. Criada em 2017, a empresa viu seu faturamento crescer 57% de 2021 para 2022.
“Nossas soluções são únicas e entregam resultados mensuráveis para os clientes”, afirma João Lee, cofundador da Simplex e executivo com longa carreira na área de analytics. “Isso explica por que avançamos de forma tão veloz.”
“Usamos a inteligência artificial para entender melhor a navegação do usuário”, resume Florian Bessonnat, também cofundador da Simplex e responsável pela operação na Europa. Com 15 anos de experiência em SEO, Bessonnat tem passagens pelo Yahoo e é professor de e-commerce na Universidade de Genebra.
Embora relativamente novata, a Simplex tem em seu portfólio clientes de peso dos mais variados setores e tamanhos. A empresa já desenvolveu soluções para empresas como Carrefour, Vivara, Friboi, Leroy Merlin, C&A, Sephora e Itaú, para citar apenas alguns exemplos. “Nós construímos tecnologias junto com o cliente”, diz Bessonnat.
A Simplex já desenvolveu soluções para empresas como Carrefour, Vivara, Friboi, Leroy Merlin, C&A, Sephora e Itaú
De fato, a Simplex é uma empresa com vocação global. Como suas soluções são customizáveis, ela pode atender clientes em qualquer parte do globo – na verdade, seu mercado endereçável é o planeta inteiro.
A startup tem clientes na França, Bélgica, Itália, Suíça, Mônaco, Colômbia, México, Japão e China, entre outros países. Na Suíça, a rede de fast-food Burger King contratou a empresa para desenvolver uma solução de e-commerce.
Atualmente, a startup tem dois endereços fiscais, um em São Paulo e outro em Paris, que é a base para sua atuação no mercado europeu.
A presença global da Simplex cria situações curiosas. Alguns funcionários se tornaram proeminentes em línguas estrangeiras para desenvolver projetos de SEO altamente especializados.
E ninguém está falando de inglês, quesito básico hoje em dia. Na verdade, são idiomas como russo e japonês, dominantes em mercados com características muito específicas. João Lee, fundador da Simplex, dedicou-se a aprender russo nos últimos meses.
Na China, o principal buscador de internet é o Baidu e não o Google. No Japão, ao contrário do que ocorre no mercado brasileiro, Yahoo e Bing são relevantes. “Estamos preparados para adaptar nossas ferramentas de SEO a esses mercados”, pontua Lee.
No Baidu, por exemplo, há uma exigência maior do que o Google para que as páginas de carregamento sejam mais velozes. Nesse caso, a ferramenta Sir Cache cumpre muito bem o seu papel de melhorar o desempenho do SEO.
A Simplex possui também um braço de consultoria em SEO que desenvolve projetos a partir das necessidades dos clientes. Segundo os fundadores da empresa, os recursos obtidos por esse canal são reinvestidos em iniciativas na área de tecnologia. Tudo para tornar o SEO cada vez mais inteligente.