Em 2010, o americano Randy Nonnenberg decidiu deixar o emprego na BMW para se concentrar no blog que havia criado três anos antes e que começava a se tornar popular na internet.
O que atraía seus leitores era o fato de que a página listava bons veículos usados que estavam à venda na internet, especificando detalhes sobre as marcas e os modelos. Anos mais tarde, o site ganhou tração e se tornou uma empresa que já movimenta uma cifra bilionária.
Nonnemberg é o fundador e presidente da Bring a Trailer, hoje, um marketplace que já organizou mais de 100 mil leilões de veículos, que vão desde modelos populares de marcas como Ford e Chevrolet até esportivos de luxo fabricados por Ferrari, Porsche e outras marcas ícone do mercado automobilístico. Alguns dos carros chegam a ser arrematados por mais de US$ 1 milhão.
Ao contrário de outros sites de leilões, que trazem informações mais superficiais sobre os veículos, a Bring a Trailer traz um histórico completo do automóvel aos compradores. Isso ajuda a detalhar pontos que nem sempre são visíveis nas fotografias.
Outro ponto que destaca a plataforma é que cada página de veículo anunciado conta com uma seção única de comentários. Esse "mural" pode ser utilizado para que compradores façam perguntas aos vendedores ou postem informações complementares sobre o modelo em questão. Os lances dados nos veículos também ficam registrados neste chat.
Para gerar receita, a Bring a Trailer cobra uma taxa a partir de US$ 99 de cada vendedor interessado em cadastrar seu veículo. A listagem é feita pela própria empresa, que se encarrega de produzir uma descrição em texto fiel do automóvel. Caso o vendedor deseje que todas as fotos e vídeos também sejam feitas pela companhia, o custo sobe para US$ 349.
O grosso da receita vem com as comissões das vendas realizadas. O comprador destina 5% do valor final do carro para a Bring a Trailer, no valor máximo de US$ 5 mil. Ou seja, mesmo que um automóvel seja arrematado por US$ 1 milhão, a comissão cobrada não irá ultrapassar esse teto.
O modelo vem dando resultado. No ano passado, a Bring a Trailer registrou um volume de vendas por meio da sua plataforma de mais de US$ 1,3 bilhão, alta de aproximadamente 60% sobre 2021 e mais do que o triplo dos US$ 412 milhões que o marketplace movimentou em 2020.
Naquele ano, o negócio foi comprado pela Hearst Autos, uma divisão da Hearst Magazines, editora americana de revistas como Car & Driver, Road & Track e Autowheel. Na época, o valor do negócio não foi revelado.
Em entrevista à rede americana CNBC, em dezembro do ano passado, Nonnenberg afirmou que o principal problema é lidar com o crescimento da operação. "O maior desafio é dar conta da demanda", disse. A empresa terminou o ano passado com 413 mil usuários registrados e habilitados a darem lances.
Para esse ano, a companhia espera aumentar essa base de compradores uma vez que conta com mais de 900 mil usuários que, apesar de serem registrados, ainda não estão aptos para a compra.
Em paralelo, a empresa entende que precisará trazer mais anúncios para a plataforma. Nessa linha, o objetivo é reduzir o tempo médio que leva para que um anúncio seja listado. Atualmente, esse prazo é de 26 dias. Agora, com vendas mais robustas, o plano é acelerar o processo para que ele seja concluído em até 10 dias.