A inteligência artificial entrou definitivamente na ordem do dia das empresas. Uma pesquisa recente encomendada pela IBM constatou que 41% das companhias brasileiras usam cotidianamente recursos da IA.
Outro estudo, desta vez realizado pela consultoria Bain & Company, descobriu que 85% das corporações globais já consideram a inteligência artificial uma prioridade inadiável.
Há uma razão principal para o fenômeno: a inteligência artificial traz retornos imediatos para quem a utiliza de maneira adequada. E é fácil de identificá-los.
A Bain & Company apontou, por exemplo, que os sistemas de IA podem aumentar em até 50% os níveis de produtividade nas empresas. Como se sabe, quanto mais produtivas forem as companhias, mais rentáveis elas se tornam – a máxima vale para todo e qualquer ramo de atividade.
Não à toa, a inteligência artificial é um dos caminhos mais promissores para o mundo corporativo. Em 2022, os investimentos na área totalizaram US$ 40 bilhões. Em uma década, o volume de recursos chegará a US$ 1,3 trilhão, conforme projeção feita pela Bloomberg Intelligence.
Nesse contexto, empresas que colocam a inteligência artificial no centro de suas atividades estão bem posicionadas para capturar as oportunidades trazidas pela nova era tecnológica.
Observe o exemplo da Simplex, startup especializada em gerenciamento de SEO (Search Engine Optimization). A companhia brasileira transformou a inteligência artificial em um dos pilares de seu negócio.
“Nós usamos a inteligência artificial para dar escala para processos, o que seria impossível de ser feito apenas por humanos”, afirma João Lee, cofundador da Simplex. “Tenho um volume muito grande de dados para interpretar, o que era uma barreira que limitava a escalada de meu negócio.”
De acordo com Lee, “classificar milhares de palavras é muito complexo e exigiria um esforço manual de uma equipe muito grande e com custos que eu certamente não conseguiria pagar”. Com a inteligência artificial, esse tipo de trabalho é feito em tempo real, de forma mais precisa e com índices de assertividade bem maiores.
Mas, afinal, que ferramentas a Simplex possui que incorporaram os recursos da IA? Uma das principais é conhecida como Indexa, que trouxe novos atributos para o gerenciamento de SEO.
É fácil de entender como o Indexa funciona. Em resumo, ele interpreta todo e qualquer tipo de pesquisa que as pessoas fazem na internet.
A partir dessa análise, a inteligência artificial do sistema aponta quais tendências têm relação com o site em questão e, a partir daí, gera buscas mais precisas para o cliente.
Ou seja: o Indexa é capaz de antecipar as pesquisas mais procuradas pelos usuários, qualificando as buscas por meio de um score atribuído pela inteligência artificial.
O sistema da Simplex conta com um banco de dados formado por mais de 100 mil keywords, que são atualizados semanalmente e de maneira automática, de acordo com o comportamento do mercado.
“Qual que é a mágica do Indexa? Ele pega expressões ou palavras e começa a testar, dentro do site do cliente, se elas fazem sentido ou não para o negócio dele”, diz Lee.
O executivo usa o iPhone como exemplo. Ao fazer uma busca na internet, muitas pessoas escrevem de maneira errada o nome do produto da Apple. O mesmo costuma ocorrer com Black Friday ou outras palavras em inglês.
“Qual é a minha função? Corrigir a palavra ou descobrir que o usuário quer comprar um smartphone que custa R$ 7 mil?”, pergunta Lee. A resposta é óbvia: identificar o produto desejado, mesmo se a grafia estiver errada, e deixar isso bem claro para o cliente.
Com o Indexa, o cliente diminui as taxas de rejeição em seu site e, na direção oposta, melhora os níveis de conversão e engajamento.
A Simplex possui diversas soluções para o gerenciamento do SEO. Uma delas, chamada Sir Cache, destaca-se pela capacidade de otimizar o site e o tráfego de usuários – sua função, de forma simplificada, é aumentar a velocidade de uma página de internet.
Pelos critérios do Google, se duas páginas são relevantes na busca, a velocidade é o fator de classificação decisivo. É aí que o Sir Cache entra em ação: a ferramenta permite que um determinado site seja percebido pelo Google como mais rápido do que o concorrente.
Exemplos concretos confirmam os benefícios gerados pelas ferramentas. No Grupo Pão de Açúcar, o uso das tecnologias da Simplex resultou no aumento expressivo do volume de páginas indexadas. Em apenas dois meses, o Indexa e o Sir Cache ajudaram o GPA a aumentar o número de cliques em seu site em mais de 300%.
"O GPA construiu um terreno fértil para inovação e tecnologia abrindo a porta para startups. Nesse contexto, encontramos a Simplex e juntos utilizamos de forma pioneira IA para escalar resultados e temos colhido frutos desde os primeiros meses de trabalho ", diz Camila Ricciardi, gerente de growth marketing e performance do GPA.
Desempenhos como esses explicam por que a Simplex cresce em ritmo acelerado no Brasil. Em 2023, seu faturamento deverá avançar cerca de 40% em relação ao ano passado. “A inteligência artificial tem nos ajudado a escalar nossos negócios”, afirma Lee.