A função mais conhecida de um programa de recompensa é a fidelização de clientes. Afinal, espera-se que um cliente bem tratado – por exemplo, por meio de prêmios – permaneça fiel a uma determinada marca ou serviço.

Essa, porém, é só uma parte da história. No caso da Livelo, programa de recompensas com um catálogo com mais de 800 mil opções de produtos, a retenção de clientes pode ser somada a outro poderoso propósito: o aumento das vendas.

Que o diga a Hoteis.com, braço de reservas de hospedagem do grupo de turismo Expedia. Em 2019, a empresa lançou uma campanha em parceria com a Livelo. A cada dólar gasto nas reservas pré-pagas, os clientes recebiam 20 pontos no programa de recompensas.

Os resultados não demoraram a surgir. Com uma comunicação maciça, sobretudo nos veículos e sites do setor, a oferta ganhou o boca-boca e a plataforma da Hoteis.com atingiu picos de audiência.

“Conseguimos aumentar nosso faturamento em cinco vezes no período”, afirma Giovanni Forner, gerente de parcerias na Hoteis.com. “O resultado atendeu ao principal objetivo da campanha, que era justamente o de ampliar as vendas.”

Forner conta que a participação da Livelo nessa parceria foi além da oferta dos pontos. “Fomos até eles com uma proposta inicial e eles abraçaram a ideia. E usaram seus próprios canais, inclusive de comunicação, para chamar atenção para a campanha”, diz.

Outro cliente que explorou bem o potencial dos pontos Livelo para expansão das vendas foi a Doin Motors, loja multimarcas de carros de alto padrão com sede na cidade de São Paulo. A parceria com a Livelo permitiu que a varejista atraísse novos clientes, até mesmo de outras regiões do Brasil.

“Para nós, ficou evidente o poder de atração que os pontos da Livelo exercem sobre o público”, diz Christian Doin, sócio da loja automotiva. “Existe um segmento de clientes que busca a pontuação. E quando souberam da nossa campanha, vieram de outros estados.”

Com a parceria, durante o período da campanha realizada no ano passado, a cada compra acima de R$ 70 mil, o cliente recebia 50 mil pontos na Livelo, como recompensa. “Claro que, para os clientes antigos que estavam perto de fechar negócio, a oferta foi decisiva. Mas nosso ganho mesmo foi na venda para novos clientes”, diz o empresário.

O diretor de Relações Comerciais e Trade Marketing, Marcelino Cruz, diz que é comum os clientes corporativos da Livelo utilizarem o programa de pontos em estratégias para ajudar a vender produtos que não estão tendo um bom giro.

“Muitas vezes, o varejista precisa zerar um determinado estoque, mas não pode dar o desconto no ponto de venda em função da política do fabricante”, diz Cruz. “É o tipo de situação em que os pontos ajudam. O varejista aumenta a pontuação naquela categoria, atrai consumidores e consegue realizar as vendas que ele precisa, no tempo estimado”.

Ainda de acordo com o executivo, a Livelo tem equipes que ajudam o cliente a definir o “câmbio” de pontos necessário para que a meta seja atingida dentro do cronograma. Dependendo do prazo, pode ser interessante para a empresa oferecer 5 pontos Livelo para cada 1 real gasto. Em outros casos, a paridade promocional pode ser de 3 pontos Livelo a cada 1 real gasto, por exemplo.

“As vendas dão um salto e chegam a ficar até 40 vezes maiores do que na pontuação tradicional”, afirma Cruz. “Nossa experiência e todo o nosso histórico ajudam a definir a melhor estratégia para cada caso.”

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