Expert XP traz agenda ESG para o centro do debate

Maior festival de investimentos do mundo conta com nomes ilustres para debater diversidade, inclusão e iniciativas sustentáveis que fazem a diferença na sociedade e no mundo dos negócios

0
310
Leia em 7 min

Um estudo recente realizado pela consultoria Grant Thornton comprovou a importância da agenda ESG para o futuro dos negócios. Segundo a pesquisa, 70,8% dos empresários brasileiros consideram que boas práticas ambientais, sociais e de governança trarão resultados financeiros positivos – ou seja, ajudarão seus balanços a fechar no azul.

Não à toa, a Expert XP, maior festival de investimentos do mundo, colocou a temática ESG no centro dos holofotes. Poucos temas, afinal, são capazes de melhorar a performance das empresas e, ao mesmo tempo, tornar o planeta um lugar melhor.

A pauta ESG é um dos destaques da Expert XP. Nesta quarta-feira, Karen Karniol, CIO ESG da Bridgewater, Marta Pinheiro, sócia e diretora ESG da XP, e Laio Santos, head da Rico, discutirão o papel do desenvolvimento sustentável na construção de empresas melhores.

O último dia do festival manterá o nível elevado dos debates em torno da pauta ESG, com a participação da psicóloga e influenciadora digital Pequena Lo e a head de diversidade e inclusão da XP Inc Ana Melo.

A programação será encerrada em grande estilo: o ambientalista americano Paul Hawken e o escritor brasileiro André Carvalhal focarão suas palestras em ações práticas para assegurar um futuro sustentável.

Como uma empresa em sintonia com os novos tempos, a XP não poderia deixar de colocar no centro da Expert a temática da tecnologia. Ao lado da pauta ESG, ela é certamente o mote mais atual no ambiente corporativo.

Assuntos indispensáveis como open banking, novidade que afetará a vida de milhões de brasileiros, bitcoin, moeda que aguça a curiosidade dos investidores, transformação digital, cada vez mais desejada pelas empresas, e inteligência artificial, que pautará o futuro dos negócios, estão presentes na Expert XP.

A tecnologia é, de fato, uma das atrações do festival. Na quarta-feira, a revolução provocada pelo bitcoin terá como debatedores o palestino Saifedean Ammous, uma das maiores autoridades do mundo no assunto, que se apresentará ao lado de Marcos Sterenkrantz, sócio da XP e head de Inovação da XP Ventures, e Celina Ma, head de Estratégia de Renda Variável da Clear.

Na sequência, Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS, Andrea Sztajn, CFO da Omega Geração, Rogério de Paula Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea, e Laio Santos, da Rico, estarão juntos para discorrer sobre um tema tão ousado quanto ambicioso – a próxima fronteira da atuação empresarial.

O festival prossegue na quinta-feira 26 com o painel “Conversa de CEOs”, que terá as participações de Rodrigo Kede Lima, presidente da Microsoft Latin America, Gilson Finkelsztain, CEO da B3, Thiago Maffra, CEO da XP Inc, e Betina Roxo, estrategista-chefe da Rico.

A alta tecnologia marcará presença no final da Expert. Na quinta-feira 26, Tiago Maranhão, gerente de conteúdo da Alexa, falará sobre o desenvolvimento da inteligência artificial da Amazon, um das grandes novidades corporativas dos últimos anos.

O painel contará também com a presença de Rodrigo Stoqui, diretor de Marketing e Estratégia da JustForYou, Gabriel Machado Santos, Chief Architect da XP Inc., e Vanessa Reisner, diretora de Operações da XP Inc. Em foco, o fascinante universo da inteligência artificial.

No total, serão 23 painéis sobre os temas ESG e tecnologia nos três dias de duração do festival, o que representa uma oportunidade única para quem deseja se aprofundar em questões fundamentais que certamente pautarão o futuro.

Confira os próximos painéis da Expert XP:

25/8 (quarta-feira)

Horário: 10h05 às 11h05
Quem: Bob McCooey (Chefe Global de Mercado de Capitais da Nasdaq), Vitor Saraiva (Head de Equity Capital Markets (ECM), Bruno Constantino (Diretor Financeiro e membro do Conselho de Administração XP Inc.) e Jennie Li (Estrategista de Ações da XP)
Tema: IPOs – Brasil X EUA, qual a diferença entre eles?

Horário: 11h05 às 12h05
Quem: Saifedean Ammous (autor e educador líder no campo do Bitcoin), Marcos Sterenkrantz (Sócio da XP e Head de Inovação da XP Ventures) e Celina Ma (Head de Estratégia de Renda Variável e da Clear Corretora)
Tema: Bitcoin – de revolução à evolução

Horário: 13h às 14h
Quem: Guilherme Brammer (CEO e Fundador da Boomera), Andrea Mota (Diretor de Sustentabilidade e Relações com Steakholders LATAM – Coca-Cola) , Kim Gurtensten Fabri (Presidente e CEO da Earth Renewable Technologies) e Marcella Ungaretti (Head de Research ESG da XP)
Tema: O ciclo virtuoso da economia circular

Horário: 14h
Quem: Andrea Santa Rosa (Nutricionista), Daian Moura (Head de seguros na XP), Patricia Freitas (VP de Parcerias Comerciais e Vida em Grupo da Prudential) e Marta Pinheiro (Sócia e Diretora ESG na XP)
Tema: Quem pensa no futuro se cuida todos os dias

Horário 15h às 16h
Quem: Gilberto Tomazoni (CEO Global da JBS), Andrea Sztajn (CFO e IRO da Omega Geração), Laio Santos (Head da Rico) e Rogério de Paula Tavares (Vice-Presidente de Relações Institucionais Aegea)
Tema: A próxima fronteira da atuação empresarial

Horário: 16h às 17h
Quem: Renata Andréa Marques (CIO Natura & CO Latam), Diego Barreto (Vice-Presidente de Finanças e Estratégia do iFood), Ana Vieira (Managing Director BCG Platinion) e Eduardo Merighi (VP Engenharia de Software)
Tema: Transformação Digital – Os desafios e aprendizados numa jornada de evolução tecnológica

Horário: 17h às 18h
Quem: Micheli Junco (CTO da B2Mamy), Camila Achutti (Fundadora e CEO da Mastertech), Fernanda Belfort (Diretora de Engenharia de Soluções em Marketing e Commerce SalesForce) e Carina Sucupira (Engenheira de Dados na XP Inc.)
Tema: Mulheres em foco – tecnologia por elas e para elas

Horário: 18h às 19h
Quem: Karen Karniol-Tambour (CIO ESG da Bridgewater), Marta Pinheiro (Sócia e Diretora ESG na XP) e Laio Santos (CEO da Rico)
Tema: Gerando retorno a partir dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU

26/8 (quinta-feira)

Horário: 10h10
Quem: Rodrigo Kede Lima (Presidente da Microsoft Latin America), Gilson Finkelsztain (CEO da B3), Betina Roxo (Estrategista-Chefe da Rico) e Thiago Maffra (CEO da XP Inc.)
Tema: Conversa de CEOs – Qual é o futuro dos Investimentos?

Horário: 11h às 12h
Quem: Meagan Tenety (Lead Advisor in Nasdaq’s ESG Advisory), Renato Nishidate (Responsável Financeiro de Sustentáveis no Investment Banking da XP) e Marcella Ungaretti (Head de Research ESG da XP)
Tema: O papel das bolsas de valores na agenda ESG

Horário: 13h
Quem: Thiago Godoy (Coordenador de Educação Financeira da XP Inc.), Ana Ligia Scachetti (Gerente de Conteúdo na Associação Nova Escola), Evandro Mello (CEO e fundador da Multiplicando Sonhos) e Paulo Batista (Fundador & CEO do Alicerce)
Tema: O poder de transformação da educação financeira

Horário: 14h às 15h
Quem: Tiago Maranhão (Gerente de Conteúdo da Alexa), Rodrigo Stoqui (Diretor de Marketing e Estratégia da JustForYou), Gabriel Machado (Chief Architect at XP Inc.) e Vanessa Reisner (Diretora de Operações da XP Inc)
Tema: De gigantes a startup – como a inteligência artificial está revolucionando os negócios

Horário: 15h
Quem: Luís Fernando (Diretor de Conhecimento da Fundação SOS Mata Atlântica), Estevan Sartorelli (Cofundador e CEO Dengo Chocolates) e Isabella Mota (Culture Lead na XP Inc.)
Tema: Desafios e Oportunidades nos Biomas do Brasil

Horário: 16h às 17h
Quem: Pedro Paulo Diniz (CEO Rizoma Agro & Fazenda da Toca), Ignacio Marini (Business Executive Officer Nespresso Brasil), Marcos Leta (Fundador e CEO da Fazenda Futura) e Helena Masullo (Head de Estratégia ESG da XP Inc.)
Tema: A revolução sustentável no prato

Horário: 17h às 18h
Quem: Pequena Lo (Psicóloga e Forbes Under 30) e Ana K. Melo (Head de Diversidade e Inclusão na XP)
Tema: Furando a bolha da diversidade

Horário: 18h às 19h
Quem: Paul Hawken (ambientalista), André Carvalhal (Escritor e consultor especialista em design para sustentabilidade), Marina Cançado (Head de Sustainable Wealth na XP Private) e Marcela Coelho (Head de Impacto Social do Instituto XP)
Tema: Ações práticas para salvar o futuro

Para mais informações, clique aqui.

Leia também