Embora seja uma das maiores metrópoles do mundo, São Paulo não possui muitos cartões-postais, aqueles lugares que passam a ser ícones da paisagem urbana.

No grupo seleto estão certamente espaços como o Edifício Copan, o Masp e o Edifício Itália, e talvez mais dois ou três, a depender do critério adotado. E só.

Por isso, será muito bem-vinda a inauguração, no próximo dia 9 de dezembro, da maior roda-gigante da América Latina, que nasce com a vocação para se tornar um novo ponto turístico da cidade.

Instalada no Parque Cândido Portinari, na região oeste da capital paulista, ela tem 91 metros de altura, superando versões existentes em locais como Chicago (70 metros), Paris (70 metros) e Toronto (56 metros)

Não é difícil entender, portanto, por que a Rico, plataforma de serviços financeiros do grupo XP Inc., decidiu investir em um acordo de naming rights para a nova atração.

Ela foi batizada de Roda Rico, numa das maiores ações de marketing já feitas pela empresa. “As marcas precisam cada vez mais ter interações com as pessoas, criar experiências, gerar conexões”, afirma Lisandro Lopez, CMO da XP Inc. “A roda-gigante preenche muitos desses requisitos.”

“As marcas precisam cada vez mais ter interações com as pessoas, criar experiências, gerar conexões”, afirma Lisandro Lopez, CMO da XP Inc.

A Roda Rico deverá, literalmente, trazer grande visibilidade para a marca. Juntos, os parques Cândido Portinari e seu vizinho Villa-Lobos recebem mais de 11 milhões de visitantes por ano.

Todos os dias, cerca de 500 mil veículos cruzam a Marginal Pinheiros, via próxima à Roda Rico. Muitas delas certamente deverão visualizar a atração ao passar por ali.

Além disso, a expectativa é que a roda-gigante receba até 1 milhão de visitantes por ano. Boa parte desse público será formada por jovens, fatia com a qual a Rico se identifica e quer se aproximar cada vez mais.

“As famílias que frequentam os parques também são muito aderentes à nossa proposta”, reforça Lopez. “Queremos alcançar um público amplo e diverso.”

A Rico tem metas ambiciosas para o projeto. É inegável o potencial da roda-gigante como um polo que concentre diversos tipos de atrações.

Está no horizonte da Rico promover no local shows, festivais de música e outros eventos que possam atrair bom público. A atração está localizada em uma área de 4,5 mil metros quadrados.

Está no horizonte da Rico promover no local shows, festivais de música e outros eventos que possam atrair bom público

“De fato, temos muitos planos associados ao projeto”, diz Lisandro Lopez. “O ano de 2023 certamente será muito intenso para nós.”

As características tecnológicas da roda-gigante sugerem sonhos mais altos. Seus painéis de LED permitem que as cores que iluminam o equipamento sejam trocadas de acordo com a ocasião.

O sistema também possibilita que, por meio de jogo de luzes, sejam feitas contagens regressivas. Não é difícil imaginar um evento desse tipo, por exemplo, no Réveillon.

Lembre-se que a área conta com comodidades como bares e restaurantes, além de espaço para fotos – é o que se chama de ambiente “instagramável.”

Projetos semelhantes em outros países confirmam que as rodas-gigantes deixaram de ser apenas brinquedos para se tornarem polos turísticos.

Com seus 135 metros de altura, a London Eye, em Londres, recebe 3,5 milhões de visitantes por ano e passou a fazer parte da agenda de atrações da cidade.

A expectativa é que a roda-gigante receba até 1 milhão de visitantes por ano

O equipamento, claro, é uma atração por si só. A Roda Rico terá 42 cabines com capacidade para até oito pessoas, ar-condicionado, wi-fi, monitoramento por câmeras e interfone. E oferece uma vista de perder o fôlego da metrópole.

Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla desde o último dia 23. Eles custam entre R$ 25 e R$ 399 – o valor muda conforme o tipo de ingresso (inteira, meia, promocional, cabine vip e cabine vip com bebida).

Clientes Rico, investidores e detentores de cartão terão acesso facilitado (fast pass), além de 20% de desconto no valor integral do ingresso.

A Rico tem investido em uma série de iniciativas para ampliar a base de clientes. Recentemente, anunciou a entrada em banking com o lançamento da conta digital e do cartão de débito sem tarifas de abertura e manutenção, e com serviços como portabilidade de salário, Pix, pagamentos de contas e transferências.

Além disso, lançou o cartão de crédito Visa Infinite com Investback de até 1%, em um movimento que ampliou a atuação da marca como uma das principais corretoras de investimentos do Brasil.

Nesse contexto, a Roda Rico será vital para tornar a empresa uma das mais reconhecidas da indústria brasileira de finanças e investimentos.

“É nossa vocação experimentar, inovar e surpreender”, diz o CMO Lisandro Lopez. “Mais do que gerar exposição e conhecimento para a marca, a Roda Rico será uma forma de estabelecer uma conexão orgânica com o público, promovendo experiências únicas e inesquecíveis”, finaliza o executivo.