A história da XP está diretamente ligada ao universo da educação. Tudo teve início, em 2001, quando Guilherme Benchimol começou a dar aulas numa pequena sala em Porto Alegre (RS) sobre o mercado de ações. Duas décadas depois, a vocação para educar está cada vez mais presente nas atividades da empresa.

Há alguns dias, o Instituto XP, iniciativa que nasceu em 2021 com a missão de impulsionar as ações sociais da XP Inc., lançou a segunda edição do prêmio “Educação Financeira Transforma”.

“A ideia é mapear quais são as pessoas, os projetos, as instituições, Ongs e empresas que estão fazendo a diferença no Brasil”, diz Marcella Coelho, head de impacto social da XP. “Vamos escolher projetos e iniciativas que reforçam o poder de transformação através da educação financeira.”

Serão premiados representantes de oito categorias. Seis delas fizeram parte da edição 2021 do evento: pesquisador/pesquisadora; professor/professora; Ong; soluções digitais; nano influenciador/influenciadora; e micro influenciador/influenciadora.

As outras duas categorias são novidades em relação à última edição. Uma delas premiará aluno/aluna (necessariamente estudantes do Ensino Fundamental 2 ou Ensino Médio da rede pública ou privada).

“Fizemos isso porque acreditamos que a transformação começa pelo jovem”, destaca Marcella. “O jovem costuma motivar e inspirar outras pessoas, e isso é fundamental para irradiar a ideia de que é possível mudar de vida a partir da educação financeira.”

Marcella Coelho, head de impacto social da XP

A oitava categoria premiará pessoas que fazem parte do ecossistema XP – são 15 mil entre funcionários e a rede de assessores – e que realizam alguma atividade educativa ligada ao mundo das finanças.

“Essa foi uma demanda que veio dos próprios funcionários”, diz Marcella. “Temos em nossos times muitas pessoas que fazem algum tipo de trabalho voluntário, que deram aulas de capacitação financeira. É mais do que justo trazê-los para o prêmio.”

Cada categoria terá três finalistas. O vencedor receberá R$ 40 mil, enquanto os demais finalistas ficarão com R$ 10 mil cada um. No total, os prêmios somam R$ 480 mil. As inscrições estão abertas até 13 de novembro e devem ser feitas no site www.premioeducacaofinanceira.com.br.

Um time seleto de jurados, de dentro e fora da XP, escolherá os vencedores a partir de uma série de critérios. Entre eles, relevância, impacto social, inovação, transformação, diversidade e inclusão, e alcance e engajamento.

Embora recente, trata-se da maior premiação desse tipo no Brasil, considerando tanto o número de participantes quanto o valor das premiações.

Os números da primeira edição comprovam o alcance do prêmio. No ano passado, os 21 finalistas vieram de uma seleção de 23 estados e 175 cidades – a amplitude geográfica do evento é um desejo perseguido pelos organizadores – e promoveram atividades que impactaram cerca de 2,5 milhões de pessoas.

O Instituto XP tem metas ambiciosas. Seu objetivo é levar educação financeira para 50 milhões de pessoas no prazo de 10 anos. Trata-se, de fato, de um propósito ousado: quando for cumprido, ele terá impactado quase um quarto de toda a população brasileira.

Desde o lançamento do Instituto XP, em março de 2021, inúmeras ações reforçaram o seu compromisso com o tema. Uma parceria com a Nova Escola, marca mais reconhecida por professores de Educação Básica no Brasil, resultou na oferta de conteúdos especiais, cursos e planos de aulas gratuitos. O projeto alcançou 2,5 milhões de pessoas.

Outra iniciativa bem-sucedida foi a criação de um torneio de educação financeira por WhatsApp. Em parceria com a Associação Cactus e Barkus, apoio da B3 e da XP Inc, o Instituto XP estruturou um concurso cultural gameficado e gratuito que já está com sua 2ª edição em andamento.

“A ideia é mapear quais são as pessoas, os projetos, as instituições, Ongs e empresas que estão fazendo a diferença no Brasil”, diz Marcella Coelho, head de impacto social da XP

A iniciativa resultou na oferta de um curso sobre finanças, ministrado de maneira leve e acessível para estudantes e professores do 6º ao 9º ano do Ensino Funadamental e todo o Ensino Médio, de escolas públicas e privadas. Estão inscritos nessa segunda edição mais de 1600 professores e 34 mil alunos de praticamente todos os estados brasileiros.

Recentemente, o Instituto XP apoiou também o lançamento do jornal “Tino Econômico”, publicação de finanças para o público jovem criada pela editora Magia de Ler.

O jornal impresso tem oito páginas e é distribuído gratuitamente em escolas públicas e privadas do país. Ressalta-se que sua cobertura econômica tem linguagem compreensível para crianças e adolescentes.

A educação financeira é um dos grandes gargalos de aprendizado do país. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, 97% dos brasileiros – quase a totalidade da população, portanto – afirmam ter dificuldade para lidar com dinheiro.

“A educação financeira traz liberdade, empodera as pessoas, permite que elas escolham a vida que desejam para si, reduz a desigualdade social”, afirma Marcella Coelho. “É por isso que a XP se dedica tanto em levar esse tipo de conhecimento para o maior número possível de pessoas.”

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