Nos últimos anos, o avanço da digitalização em diversos setores econômicos sugeria que, cedo ou tarde, os espaços físicos estariam com os dias contados. A realidade, porém, mostrou ser bem diferente.
Os consumidores obviamente apreciam as facilidades digitais, mas não descartam o bom “olho no olho.” No Itaú Personnalité, por exemplo, mais de 300 mil de seus 1,3 milhão de clientes visitam as agências todos os meses.
Números expressivos como esses levaram o banco a criar um projeto inédito no país: um espaço-conceito dedicado a oferecer experiências e assessorias personalizadas paras clientes da alta renda.
Inaugurado no dia 21 de março na Avenida Faria Lima, coração financeiro de São Paulo, o Investment Center tem como premissa proporcionar serviços que são complementares ou até mesmo transcendem o que existe no ambiente digital.
“A ideia do Investment Center é ter soluções completas para atender o cliente do jeito que ele quiser, respeitando não só o momento de vida atual, mas também seus planos para o futuro”, diz Adriana dos Santos, head do Itaú Personnalité.
No espaço, o cliente Personnalité terá à disposição equipes que atuam em diversas frentes: de assessores de investimentos certificados a especialistas em proteção de patrimônio, de profissionais da área de câmbio ao crédito imobiliário.
O objetivo é auxiliar os clientes nas principais tomadas de decisões de acordo com o seu momento de vida e suas necessidades financeiras e pessoais, por conta disso, no futuro o espaço contará inclusive com o concierge de viagens, por exemplo.
Outro diferencial é a possibilidade de o cliente realizar na hora saques em dólar ou euro, sem burocracia, de forma rápida e simples. Para quem pretende viajar, trata-se de um grande benefício.
O lugar não lembra em nada uma agência tradicional – na verdade, está mais para lounge do que para agência. Se o cliente desejar, pode utilizar o espaço para realizar reuniões e áreas reservadas para encontros profissionais.
Os funcionários do Itaú também poderão utilizar o Investment Center como hub de atendimento. “Os especialistas íon e gerentes Personnalité farão ali, em nossas salas, os atendimentos personalizados e com toda a privacidade necessária que um investidor busca em sua consultoria”, reforça Adriana
Combinado com as soluções digitais, a interação presencial com os assessores materializa o conceito “phygital” em sua essência. Por essa ótica, não adianta possuir altos níveis de digitalização se o componente humano for esquecido. No Investment Center, a ideia é que o ambiente físico e o digital caminhem juntos.
Além de oferecer assessorias em diversos serviços financeiros, o lugar também terá como uma de suas principais atribuições promover palestras, em um ambiente que comporta até 120 pessoas.
O primeiro evento foi realizada no 7 de abril com a participação de Mário Mesquita, economista-chefe do Itaú, e Nicholas McCarthy, CIO do banco. O tema foi o atual cenário econômico e seu impacto nos investimentos. “A nossa intenção é promover inúmeros encontros desse tipo, e com muita diversidade de temas e de público”, afirma Adriana.
Para ficar por dentro da agenda de eventos, que são realizados de maneira presencial e com transmissão pelas mídias digitais, basta acompanhar o Instagram do Itaú Personnalité ou no próprio site do espaço (clique aqui).
No andar superior, um estúdio de gravação que pode ser visto da Faria Lima, permitirá produzir e entregar aos clientes entrevistas, bate-papos e programas relacionados ao mercado financeiro, a partir de especialistas certificados, que vão se dedicar a ampliar o conhecimento dos clientes sobre educação e tendências financeiras.
“A ideia do Investment Center é ter soluções completas para atender o cliente do jeito que ele quiser, respeitando não só o momento de vida atual, mas também seus planos para o futuro”, diz Adriana dos Santos, head do Itaú Personnalité
O Investment Center traz, de fato, um conceito novo no setor. Para se aproximar do público da alta renda, o lugar será palco de eventos de degustação com marcas premium consagradas.
A Nespresso tem um espaço exclusivo com a presença de um barista. Em horários específicos, ele apresentará aos clientes as melhores combinações de café e outras experiências sobre o tema, proporcionando um ambiente leve para que os executivos possam fazer negócios.
O Itaú também assinou uma parceria com a Lindt para inaugurar o Investment Center aos seus clientes, já proporcionando uma experiência exclusiva aos clientes Personnalité: degustação de chocolates e vinhos.
Outros acordos com marcas renomadas do mercado estão sendo organizados, de modo a proporcionar que os clientes Personnalité vivam na prática algumas das diversas experiências de alto nível de sofisticação que são oferecidas pelo banco aos seus clientes.
Além da unidade na Faria Lima, o Itaú pretende inaugurar outros sete espaços desse tipo até 2023, expandindo a atuação para outras capitais brasileiras. A primeira delas será no Rio de Janeiro e cada uma contará com experiências regionalizadas, valorizando as particularidades do público local.
O Investment Center é resultado de uma mudança estratégica que começou a tomar forma em 2020, denominada iVarejo 2030, quando o Itaú decidiu ressignificar a operação do varejo, tornando-a mais eficiente e integrada entre os canais físicos e digitais, fortalecendo a proximidade e o relacionamento com os seus clientes.
O aplicativo íon, por exemplo, está inserido neste contexto. No segundo semestre do ano passado, o app começou a agregar informações de outros bancos e corretoras, permitindo que os usuários visualizem na plataforma aplicações do Itaú e de outras instituições.
“Nós percebemos que, além de toda a nossa expertise em investimentos, era preciso criar soluções mais modernas e completas, tanto no ambiente digital quanto no físico”, detalha Adriana. E foi assim que o Investment Center nasceu, como um verdadeiro hub de investimentos preparado para trazer um pouco de cada um dos dois mundos.