Um estudo de abrangência nacional realizado pelo Instituto Vox Populi identificou os principais desejos dos brasileiros. Nunca o sonho da casa própria esteve tão presente. Em 2019, 65% dos entrevistados apontaram a intenção de comprar um imóvel como a sua principal prioridade. Em 2021, o índice saltou para 78%.

Poucas áreas, portanto, são tão promissoras e abrem tantas oportunidades de negócios quanto o setor imobiliário. É nesse contexto que nasceu na terça-feira, 29 de março, um novo gigante que tem a ambição de pavimentar o mercado nos próximos anos: a Nexpe.

A plataforma Nexpe reunirá seis marcas já consolidadas no país: CrediMorar, Desenrola, Abyara, Bamberg, Convivera e Brasil Brokers, que batizava originalmente o grupo.

Sua proposta é atender toda a jornada dos consumidores com soluções de ponta a ponta, desde a busca inicial por uma casa, apartamento ou escritório até a finalização do aluguel ou compra do imóvel, passando pelo crédito imobiliário ou financiamento.

“A Nexpe é, em essência, uma plataforma tecnológica que traz soluções completas para todo o ciclo imobiliário”, diz o CEO Daniel Guerbatin.

O principal acionista da Nexpe é a empresa americana de private equity e investimentos Cerberus, que detém 60% da holding.

Guerbatin lembra que, já em 2017, a Brasil Brokers percebeu que deveria ser uma empresa com atuação em vários segmentos. Naquele ano, criou a fintech CrediMorar, especializada em oferecer soluções financeiras para os clientes, de financiamento imobiliário a crédito pessoal.

Em 2019, surgiu dentro do grupo a Desenrola, plataforma digital de locação e venda de imóveis. Rapidamente, as duas jovens empresas se tornaram importantes fontes de receitas e ficou claro que atuar em vários segmentos era um caminho sem volta.

O projeto que culminaria na criação da Nexpe começou a ser gestado há 18 meses, quando o grupo Brasil Brokers identificou a necessidade de criar uma marca com maior ênfase em tecnologia.

Por que Nexpe? O nome vem da abreviação de “new experience” e transmite a ideia de que se trata de uma empresa dinâmica, preparada sempre para o próximo passo.

“A nova marca mostra que estamos antenados ao que vem pela frente no mercado imobiliário”, destaca Guilherme Blumer, diretor de marketing e transformação digital. “Ou seja, estamos sempre em movimento.”

Guilherme Blumer, diretor de marketing e transformação digital da Nexpe

A Nexpe nasce também com um diferencial: a solidez do grupo no mercado brasileiro. Atualmente, a empresa conta com mais de 3 mil corretores e 2 mil parceiros especializados em serviços financeiros.

Não é só. Todos os dias, 50 brasileiros compram um imóvel com a ajuda das soluções oferecidas pelas marcas que compõem a Nexpe. Apenas em 2021, foram realizadas pelo grupo 17 mil transações imobiliárias que movimentaram R$ 7 bilhões em negócios – algo como R$ 20 milhões por dia.

As empresas recém-criadas têm contribuído para a expansão dos negócios. Atualmente, a CrediMorar e a Desenrola representam quase 80% das receitas totais do grupo.

Líder do mercado de crédito imobiliário multibancos, a CrediMorar já realizou cerca de 22 mil sonhos da casa própria. Desde a sua criação, a empresa originou mais de R$ 10 bilhões em créditos imobiliários.

Um dos diferenciais dos novos braços do grupo é justamente o DNA tecnológico. Não à toa, atualmente 75% das transações da Nexpe nasceram nos canais digitais.

O portfólio é completado pela Abyara, que ajuda clientes a comprar imóveis na planta em São Paulo; Convivera, do segmento de loteamentos; e Bamberg, imobiliária especializada em imóveis de alto padrão.

A marca Brasil Brokers continuará a existir com foco na intermediação da venda de imóveis prontos e lançamentos no Rio de Janeiro.

O CEO Daniel Guerbatin explica como será a conexão entre todas as marcas do grupo. “Usaremos o conceito de divergência com sinergia”, diz.

O executivo afirma que é comum no mercado atuar de maneira não divergente, ou seja, fazer tudo da mesma forma para o cliente. “O problema é que cada consumidor é diferente, com necessidades específicas.”

Guerbatin avança a questão. “Cada uma de nossas marcas tem liberdade para atuar de forma autônoma e independente, mas todas possuem o mesmo motor.” Ele prossegue. “A sinergia será dará com a oferta de produtos ou serviços que completam a experiência dos clientes.”

Com o cross selling, a Nexpe poderá ajudar o cliente a escolher um imóvel e depois auxiliá-lo no financiamento. Mais tarde, se for o caso, está preparada para providenciar o home equity, como é chamado o empréstimo com garantia de imóvel.

Os exemplos evidenciam como a Nexpe quer atuar em toda a jornada do consumidor. Segundo a empresa, o objetivo é alcançar um market share de 10% até 2026, número expressivo considerando que o setor é altamente pulverizado.

Para atingir a meta, a inovação será uma aliada indispensável. O diretor de transformação digital Guilherme Blumer diz que novas startups poderão ser criadas dentro do grupo. Além disso, a Nexpe tem inúmeras proptechs mapeadas e, no futuro, algumas delas talvez sejam alvo de aquisição.

Qual será a próxima experiência da Nexpe? Agora, o foco é investir nas marcas do grupo. “Hoje caminhamos muito para um cenário de crescimento das empresas que já construímos”, conclui Blumer.

Para mais informações sobre a Nexpe, clique aqui.