Os bons indicadores recentes da economia brasileira, com inflação em queda e expectativa de início do corte de juros a partir de agosto, vêm impactando o mercado de ações. O Ibovespa, principal índice da B3, fechou o mês de junho com alta de 9%, rondando os 120 mil pontos.
O rali de ações na bolsa nos últimos meses levou o Bank of America a divulgar nesta quarta-feira, 5 de julho, uma projeção do que precisa para o Ibovespa atingir o teto de 135 mil pontos – um índice acima do recorde histórico, de 131.190 pontos, obtido em 7 de junho de 2021.
De acordo com a projeção, para atingir a pontuação mágica projetada para o Ibovespa será necessário que o preço médio atual das ações de empresas não ligadas a commodities suba 20% até o final do ano -- assumindo que não haja movimentos de preços relevantes dos setores de commodities no período.
A tarefa, à primeira vista, parece simples, mas os analistas do Bank of America chamam a atenção para uma série de fatores que podem ajudar ou atrapalhar essa caminhada rumo aos 135 mil pontos.
Os analistas observam, por exemplo, que, a despeito do rali de ações nos últimos três meses, foram encontradas valorizações acomodatícias em alguns setores que podem impactar, especialmente se as taxas continuarem a cair.
E citam uma série de exemplos. Ações de administradoras de shoppings, por exemplo, estão subavaliadas, com pouco risco de ganhos. Ações do setor de utilities são relativamente mais caras, mas é um dos setores com taxas de risco de ganhos elevadas.
“Já o varejo oferece descontos amplos que, a nosso ver, já compensam o risco de revisão de receitas para baixo”, prevê o documento.
Ações de empresas ligadas ao comércio eletrônico e de tecnologia são mais voláteis, enquanto dos setores de educação e de concessões rodoviárias apresentam grandes descontos que podem não ser suficientes para compensar o risco de ganhos, advertem os analistas.
“Gostamos da exposição a taxas mais baixas por meio de shoppings e empresas de utilities selecionadas, com resultados diretamente relacionados aos mercados de capitais”, indica o relatório.
As avaliações dos bancos tradicionais, segundo aos analistas, não são tão sensíveis às taxas, mas os bancos estão negociando 20% abaixo da média histórica.
Os analistas do Bank of America advertem para o “elefante na sala”: as ações de commodities.
Isso explica a possibilidade de o Ibovespa atingir a meta de 135 mil pontos até o final do ano se todas as ações de empresas não ligadas ao setor de commodities subirem até 20%, contanto que o preço das commodities não interfiram.
“Uma alta mais forte provavelmente dependerá do desempenho das commodities”, diz o documento do banco, enfatizando “uma visão positiva” sobre ações de empresas de petróleo, e uma “visão mais cautelosa” para minério de ferro e celulose para este ano.
Somente os rendimentos de dividendos da Petrobras poderiam dar mais 600 pontos para o Ibovespa. “Se o preço local da ação da Vale aumentasse em 14%, acrescentaria 2 mil pontos ao índice da bolsa”, acrescenta o relatório.