Em 2020, o Inter realizou alguns estudos internos com clientes de alto potencial. O objetivo era descobrir como eles estavam sendo acolhidos pelo projeto digital da companhia e o que era preciso fazer para incrementar o relacionamento conforme a expectativa desse público.
Desse levantamento, nasceu a ideia de investir em um projeto de segmentação mais robusto. A premissa central era consolidar a praticidade encontrada no ecossistema digital do Super App com as vantagens de um relacionamento personalizado e com serviços exclusivos a depender do perfil do cliente.
Dois anos depois, os resultados obtidos mostraram que a decisão foi acertada. As três categorias de segmentação – Inter One, Inter Black e Inter Win – crescem de maneira acelerada, abrindo novas perspectivas de negócios para a empresa e soluções exclusivas para os clientes.
Desde 2020, o número de clientes incluídos na categoria Inter One multiplicou-se por dez vezes. Entre os integrantes do Inter Black, o salto foi superior a doze vezes.
Além disso, os índices de satisfação dos clientes medidos pelo critério NPS aumentaram e o Inter passou a se diferenciar entre os players digitais como um dos únicos a oferecer atendimento marcado pela personalização.
“As segmentações foram criadas com a intenção de aprimorar o nosso relacionamento com o cliente”, reforça Priscila Salles, CMO do Inter. “Ao mesmo tempo, observamos uma oportunidade para incentivar as pessoas a trazerem mais recursos para cá, fazendo com que o cliente se sentisse seguro para ter o Inter como o principal banco para investir e utilizar outros produtos.”
“As segmentações foram criadas com a intenção de aprimorar o nosso relacionamento com o cliente”, diz Priscila Salles, CMO do Inter
Em linhas gerais, cada categoria tem uma série de benefícios, que aumentam à medida que o patrimônio do cliente evolui. Enquadram-se no segmento One clientes que possuem a partir de R$ 50 mil investidos, portabilidade de salário superior a R$ 6 mil ou crédito imobiliário ativo com o Inter.
Entre os benefícios, o cliente Inter One dispõe de algo raro para essa faixa de público entre os bancos digitais: um advisor à sua disposição para auxiliá-lo em qualquer assunto no aplicativo, com acesso via e-mail e telefone e, em breve, via WhatsApp.
É como se o advisor fosse um concierge premium. No próprio aplicativo, o cliente identifica o nome de seu advisor, que vai concentrar todas as suas demandas – assessoria especializada em investimentos, contratação de crédito imobiliário, compras no marketplace, seguros, entre outras atividades.
“O advisor proporciona uma visão 360 graus de tudo o que o Inter pode oferecer, com assessoria em todos os produtos disponíveis no Super App. Esse modelo cria um relacionamento ainda mais próximo e personalizado, agregando valor e simplificando a vida do cliente”, pontua Fernanda Ladeira, superintendente de relacionamento com clientes Pessoa Física do Inter.
Outro benefício do cliente Inter One é o cashback de 0,5% no cartão de crédito Inter Mastercard Platinum, 0,25 pontos percentuais acima do modelo tradicional.
Para os clientes Inter Black, o cashback do cartão Mastercard é ainda maior, de 1%, seguindo a lógica por trás da segmentação: quanto mais recursos o cliente trouxer para o Inter, mais vantagens ele terá.
O Inter Black abrange clientes que possuem a partir de R$ 250 mil investidos e conta com assessoria especializada em investimentos com profissionais certificados.
Os advisors constroem soluções customizadas em conjunto com o cliente, de acordo com seus objetivos e momento de vida, o que cria uma experiência de relacionamento exclusiva.
“O advisor proporciona uma visão 360 graus de tudo o que o Inter pode oferecer, com assessoria em todos os produtos disponíveis no Super App”, afirma Fernanda Ladeira, superintendente de relacionamento com clientes Pessoa Física do Inter
Além do e-mail e telefone, o advisor também pode ser acessado por WhatsApp ou por videoconferência dentro do próprio Super App – o Inter foi a primeira instituição do mercado a permitir uma videochamada dentro do mesmo aplicativo usado para a movimentação financeira.
Os clientes Black contam também com sala vip nos principais aeroportos brasileiros e internacionais, via cartão Inter Mastercard Black, além do serviço conhecido como “Inter Duo Gourmet”, um guia que reúne os melhores restaurantes do Brasil e oferece o benefício de pedir dois pratos e pagar apenas um, nos milhares de estabelecimentos parceiros em 17 cidades do país.
No topo da segmentação do Inter estão os clientes Win, para pessoas com mais de R$ 1 milhão investidos. Nesse caso, os bankers atendem um número diminuto de clientes – entre 80 e 100 –, o que a reforça o sentido de exclusividade.
Na categoria Win, o cliente tem acesso a um diagnóstico patrimonial completo, com opções exclusivas de investimentos e soluções personalizadas em todo o Super App. Além do cartão de crédito com 1,25% de cashback.
As experiências oferecidas para esse público são um dos destaques dessa categoria. Elas incluem de eventos para degustação de vinhos à possibilidade de pilotar máquinas como Porsches e Ferraris.
Recentemente, os clientes Win tiveram a chance de almoçar com Thiago Nigro, o Primo Rico, e acompanhar uma palestra feita por ele. “São benefícios que representam alto valor agregado para nosso cliente Wealth. Além disso, temos investido bastante em tecnologia, o que, junto com todos esses diferenciais, cria uma experiência personalizada, digital e completa”, diz Cristina Katz, superintendente responsável pelo segmento Inter Win.
As executivas destacam ainda que todos os benefícios oferecidos nas diversas categorias de segmentação não têm custo para o cliente.
“Nós proporcionamos um relacionamento humanizado ao mesmo tempo em que colocamos à disposição dos clientes todas as facilidades de nosso ecossistema digital”, afirma Priscila Salles.