Fundada em 2009, a ACG, fintech de meios de pagamentos e gestão de despesas corporativas, desenvolve soluções próprias que estão transformando a forma como empresas controlam gastos, oferecem benefícios para colaboradores e premiam parceiros, clientes e equipes.
Seu principal produto, o PagCorp, que consiste em sistema integrado a cartões Mastercard ilimitados e aplicativos, movimentou R$ 12 bilhões em 2024 e atendeu mais de 5 mil empresas em todo o país – de grandes corporações, como Arezzo, Cacau Show, Stone e Conspiração Filmes, a pequenos negócios e empreendedores individuais.
“O sistema foi desenvolvido em parceria com os nossos clientes e essa é uma das razões para ser bem-sucedido”, afirma Liliane Josua Czarny, sócia e co-CEO da ACG | PagCorp. “É uma solução construída com base em demandas reais e que evolui continuamente.”
A mais recente inovação da empresa é o cartão de benefícios flexíveis, que marca a entrada da empresa em um mercado que movimenta cerca de R$ 150 bilhões por ano no Brasil.
O PagCorp Benefícios permite que empresas configurem até 12 categorias distintas de vantagens para seus colaboradores. Entre elas, vale-alimentação e refeição, transporte, mobilidade, cultura, educação, saúde, home office, multibenefícios e saldo livre.
A solução foi desenvolvida com recursos próprios da ACG | PagCorp e está em conformidade com o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), o que permite dedução de até 4% no imposto de renda devido pelas empresas contratantes. Além disso, não há cobrança de taxas ou mensalidades, nem para os empregadores, nem para os trabalhadores.
“O PagCorp Benefícios traz uma alternativa moderna para o mercado, pois une segurança jurídica, autonomia para o colaborador e facilidade de gestão para o RH, em um sistema completo e sem burocracia”, afirma Liliane.
Cada cartão, aceito na rede Mastercard em mais de 18 milhões de estabelecimentos em todo o Brasil, pode ser personalizado com a logomarca da empresa e utilizado virtualmente por meio de carteiras digitais e acompanhado em tempo real por aplicativo. No próprio sistema, as empresas fazem o depósito do valor, definem os saldos por categoria e solicitam os cartões de forma digital.
A esteira de inovação da ACG | PagCorp não para por aí. Outro avanço estratégico incorporado recentemente ao sistema PagCorp é o Bob, ferramenta de inteligência artificial criada para transformar a forma como empresas analisam comprovantes de despesas corporativas.
Batizada em homenagem ao fundador da companhia, Roberto Josua, a IA representa um salto de eficiência nos processos internos, ao automatizar uma das tarefas mais recorrentes do dia a dia das equipes financeiras.
Integrado diretamente ao sistema, o Bob lê, organiza e interpreta cada item de cada comprovante, permitindo que gestores filtrem e analisem os dados por faixa de valor, tipo de despesa, categoria de estabelecimento, itens comprados e divergências entre valores declarados e comprovados.
A ferramenta é capaz, por exemplo, de identificar compras fora da política da empresa – como bebidas alcoólicas – e sinalizar automaticamente para aprovação ou reprovação. Liliane diz que, além de oferecer mais transparência e assertividade, a IA reduz o tempo gasto na verificação manual.
“Grandes empresas que hoje gastam dias para analisar comprovantes poderão realizar essa atividade em minutos”, afirma a executiva. “Isso libera tempo para que suas equipes se concentrem em tarefas mais estratégicas.”
O Bob está disponível em sua primeira versão. As próximas atualizações, já em desenvolvimento, permitirão que o sistema ofereça insights automáticos com base em padrões de uso. Um exemplo prático: se diferentes unidades de uma mesma empresa estiverem comprando um mesmo item com fornecedores distintos e a preços variados, a IA poderá sugerir a centralização dessas compras, gerando economia e eficiência.
“O nosso objetivo é transformar dados que antes eram ignorados em informações úteis para a gestão”, afirma Dan Josua, sócio e diretor de Inovação da ACG | PagCorp. Segundo Dan, a IA permite a entrega de uma camada extra de controle e inteligência que beneficia toda a operação.
E, a partir da segunda quinzena de junho, o Bob estará também no WhatsApp para interagir com os clientes na consulta de saldo e extrato e envio da notinha para a comprovação da despesa. “Passamos a oferecer a segurança do PagCorp dentro da comodidade e familiaridade do WhatsApp", conta Dan.
Outro recurso que amplia o alcance do PagCorp dentro das empresas é o produto de Premiações, uma solução digital e personalizável voltada a campanhas de incentivos e premiações de colaboradores, parceiros e clientes.
Integrado à funcionalidade “Premiações”, o cartão presente do PagCorp substitui com eficiência os tradicionais presentes físicos. Entre outros atributos, a ferramenta permite que as empresas criem campanhas com cartões virtuais que são enviados diretamente por e-mail aos destinatários.
Todo o layout, tanto do cartão quanto da comunicação, pode ser personalizado com a identidade visual da marca, reforçando o relacionamento institucional com aqueles que recebem o benefício.
A capacidade para inovar e desenvolver soluções dentro de casa é um dos principais diferenciais da ACG | PagCorp. Além da IA e do produto de benefícios, a empresa é responsável por um sistema próprio de antifraude, reconhecido pela Mastercard como um dos três melhores do Brasil.
Para fortalecer sua presença no mercado, a ACG | PagCorp lançou recentemente uma campanha publicitária em diversas capitais brasileiras, com ações em diferentes mídias. “A comunicação traz o convite para as empresas “Incorporarem o futuro”, ou seja, dar adeus a processos lentos e repetitivos, como reembolsos e adiantamentos manuais com uso de planilhas, e otimizar e controlar a gestão de despesas como um todo”, diz Liliane.