Uma das principais empresas marítimas do mundo, com uma frota global de 60 navios que chegam a 800 destinos, a Royal Caribbean descobriu recentemente “pontos de falha” em seu aplicativo.

“Os clientes estavam nos dizendo que nossos sistemas estavam lentos e inativos”, diz Alice McElroy, diretora de excelência operacional do Royal Caribbean Group. “Não sabíamos que o sistema estava inoperante, mas eles sabiam.”

Ou seja, a empresa não tinha visibilidade completa de seus serviços digitais, o que poderia prejudicar as experiências de viagem de seus clientes.

Para resolver a questão, a Royal Caribbean contratou os serviços da AppDynamics, empresa de software de monitoramento de desempenho de aplicativos adquirida pela gigante americana Cisco em 2017.

“Agora eu vejo tudo, desde o aplicativo móvel até componentes de rede e infraestrutura que podem estar causando gargalos”, diz McElroy. “Com as análises em tempo real, sei quantas reservas estão acontecendo. Nossa cultura mudou: passamos de uma organização reativa para uma empresa proativa e preventiva.”

Os serviços prestados pela AppDynamics trouxeram resultados concretos. Desde a implementação da plataforma, a Royal Caribbean reduziu o tempo médio de resolução de problemas em 50%, além de diminuir consideravelmente o número de falhas consideradas críticas.

A AppDynamics é uma das principais referências do mundo no conceito conhecido como “observabilidade de aplicações”. Em linhas gerais, ele consiste em entender, analisar e depurar sistemas complexos como aplicações, infraestrutura de TI e serviços.

Como esse trabalho é feito? O processo se dá por meio da coleta da telemetria e análise de dados em tempo real – o que permite, portanto, identificar problemas, ajustar problemas no código das aplicações, capacidade da infraestrutura e otimizar o desempenho dos sistemas e ambiente de TI.

João Fábio de Valentin, diretor da AppDynamics para América Latina
João Fábio de Valentin, diretor da AppDynamics para América Latina

“As experiências dos clientes nos canais digitais são cada vez mais importantes para as empresas, sejam elas varejistas, da área de saúde ou serviços financeiros”, afirma João Fábio de Valentin, diretor da AppDynamics para América Latina. “Elas esperam que a interação com os clientes seja feita da forma simples e sem falhas. É aí que a observabilidade de aplicações entra em ação.”

Para entender melhor: enquanto os clientes navegam nos aplicativos, as equipes de TI trabalham nos bastidores para que tudo funcione perfeitamente. E, agora, o principal norte que possuem para fazer isso é a observabilidade de aplicações, que traz a capacidade de correlacionar as aplicações, com a infraestrutura de TI e com as métricas do negócio.

Um amplo estudo realizado pela AppDynamics revelou os elevados níveis de complexidade que os profissionais de TI estão enfrentando na nova era digital.

Chamada “The Age of Application Observability”, a pesquisa constatou que 78% dos profissionais consideram que o aumento explosivo do volume de dados em ambientes como aplicativos está impossibilitando o monitoramento dos sistemas com ferramentas tradicionais.

“O volume de dados hoje em dia, em especial em aplicações baseadas em nuvem, é exponencial”, reforça Valentin. Ou seja: cada vez mais esse tipo de trabalho só poderá ser realizado com a ajuda de soluções como as desenvolvidas pela AppDynamics, que inclui inteligência artificial para apoiar na identificação e resolução de problemas.

Além disso, 85% dos entrevistados disseram que a observabilidade é uma prioridade estratégica para as organizações onde trabalham. Mais da metade dos consultados também revelou que suas empresas já estão na jornada de adoção dessa disciplina.

As aplicações dos conceitos da observabilidade são eficazes em todas as áreas de negócios e ramos de atividade – inclusive no setor público, onde cada vez mais os serviços públicos são entregues por aplicativos e canais digitais

Principal fornecedor de serviços digitais para o estado de Indiana, nos Estados Unidos, o Indiana Office of Technology, é usuário dos sistemas conhecidos como “Application Observability". Trata-se, em suma, da observabilidade das aplicações em todas as camadas digitais, da infraestrutura em nuvem ao dado.

Como a AppDynamics mantém sensores espalhados por todas essas camadas, é possível obter uma visão ao mesmo tempo detalhada e abrangente do desempenho dos aplicativos e experiência do cidadão.

No estado de Indiana, que possui ao menos 90 agências que fornecem serviços digitais – como seguro-desemprego e licença de veículos – para 7 milhões de cidadãos, o uso dos softwares da AppDynamics provocou uma revolução.

“Quando um aplicativo crítico fica inativo em uma de nossas agências, identificamos rapidamente o problema”, diz Brad Welsh, responsável pela gestão dos apps do Indiana Office of Technology.

Na prática, quais são as funcionalidades que os softwares da AppDynamics oferecem? O monitoramento em tempo real, por exemplo, traz informações detalhadas sobre tempos de resposta da aplicação, latência e erros.

As soluções também rastreiam e analisam o fluxo de transações e jornada do usuário nos aplicativos. Outro ponto interessante é a chamada análise de “causa raiz.” Ela consiste na identificação de causas raízes de problemas de desempenho, o que facilita sua rápida resolução.

A plataforma também faz o monitoramento de infraestrutura que suporta as aplicações. Ou seja, além do aplicativo em si, monitora a infraestrutura subjacente, como servidores, bancos de dados e serviços em nuvem, correlacionando métricas, eventos, logs e traces, a fim de entregar insights em tempo real para a área de tecnologia e de negócios

Por fim, as ferramentas da empresa utilizam técnicas de inteligência artificial e machine learning para fornecedor insights, ajudando a otimizar o desempenho e disponibilidade das aplicações.

A tecnologia pode ter ficado mais complexa nos últimos anos. Mas a AppDynamics está preparada para ajudar as empresas a alcançar maior observabilidade na arquitetura moderna de aplicações e ajudar seus clientes a entrega uma experiência excepcional nos canais digitais.