Um estudo recente realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) chegou a uma constatação alarmante: apenas 34,1% dos entrevistados se consideram capazes de reconhecer um bom investimento.

Se a falta de educação financeira é visível no contexto nacional, ela certamente se agrava quando o assunto são ativos internacionais. Como se sabe, desconhecimento gera insegurança – e, não custa lembrar, fecha portas.

Em contraponto a esse cenário, a Avenue, maior corretora sediada nos Estados Unidos com foco no público brasileiro, lançou no final do ano passado a Avenue Academy, uma escola de educação continuada que tem o objetivo de formar investidores (ou até mesmo futuro profissionais) no segmento de ativos internacionais.

“Conhecimento é luz e ajuda a traçar caminhos, principalmente na área de finanças”, diz Mell Dilor, professora da Avenue Academy.

Seu colega Fabio Fares, também professor da Avenue Academy, vai além. “Há mitos injustificáveis sobre investimentos no exterior”, diz ele. “Como educadores, o nosso papel é mostrar que o mundo hoje é global. Não funciona mais cada um no seu quadrado, como era antigamente.”

Ambos lideram o projeto da Avenue Academy, iniciativa inédita no mercado brasileiro justamente por ter como foco os investimentos internacionais. A escola funciona pelo sistema de assinatura. Por R$ 59,90 mensais, qualquer pessoa, incluindo quem não possui conta aberta na Avenue, pode frequentar as disciplinas.

A escola funciona pelo sistema de assinatura. Por R$ 59,90 mensais, qualquer pessoa, incluindo quem não possui conta aberta na Avenue, pode frequentar as disciplinas

Como é um projeto de educação continuada 100% online, as aulas não têm data de validade, podendo ser acessadas a qualquer momento. Conteúdos inéditos são adicionados todas as semanas.

Mell lembra que as aulas gravadas constantemente fazem com que o conteúdo esteja sempre atualizado, seguindo eventuais tendências de mercado e novas realidades macroeconômicas.

A Academy também promove lives às quartas-feiras com a participação de profissionais experientes do setor financeiro. Algumas aulas contarão com um time seleto de executivos da Avenue, como Roberto Lee (fundador e CEO da empresa), Alexandre Artmann (COO), William Castro Alves (estrategista-chefe) e Daniel Haddad (CIO).

Profissionais de outras frentes do mercado também marcarão presença, como Carlos Ambrósio (presidente da Anbima), Ricardo Natali (educador financeiro) e Daniel Stapff (criador do canal Investidor Sem Fronteiras).

O conteúdo destina-se a qualquer tipo de público interessado em investimentos, do iniciante ao avançado. As aulas transitam em temas como tributação americana, macroeconomia, finanças comportamentais, tipos de ativos, análise fundamentalista, entre muitos outros.

“A amplitude de temas permite que as pessoas sigam trilhas que as levam do nível básico ao avançado em qualquer assunto relacionado ao mercado americano”, diz Fares.

Os alunos inscritos também passam a fazer parte de uma comunidade exclusiva. Trata-se de um aplicativo em que é possível tirar dúvidas e trocar impressões com professores e outros estudantes.

Mesmo recém-lançada, a Avenue Academy já conta com mais de 200 alunos inscritos. Segundo Fabio Fares, a expectativa é chegar ao final de 2022 superando a marca de 10.000 participantes.

A expectativa é chegar ao final de 2022 superando a marca de 10.000 participantes

Os dois principais nomes envolvidos com o projeto formam um time complementar. Americana criada no Brasil, Mell Dilor é formada em design de produto, mas queria sair do que chamava de “zona de conforto.” Por isso, enveredou para o mercado financeiro. Antes de se tornar professora da Academy, trabalhou na área de atendimento ao cliente da Avenue.

Fabio Fares tem 25 anos de experiência no mercado financeiro, 9 dos quais em Wall Street. Na carreira, atuou em grandes empresas ligadas à indústria financeira, como CM Capital Markets, Link (atual UBS), BTG Pactual, C6 Bank, Icap e BGC Partners.

“O Fabio é uma enciclopédia do mercado americano e eu sou a pessoa que veio de fora desse universo, que precisou aprender muito para se encaixar”, diz Mell. “Somos diferentes e por isso a parceria funciona bem.”

Como ambos têm fortes conexões com o Brasil, mas ao mesmo tempo vivem nos Estados Unidos, eles não apenas entendem as dores dos investidores brasileiros como conhecem a fundo o principal mercado do mundo – o americano.

Nos últimos anos, a Avenue tem desempenhado papel importante na consolidação da categoria de investimentos internacionais. A Avenue Academy representa um novo passo da empresa nesse sentido.

Sua plataforma oferece inúmeras possibilidades aos brasileiros, como o acesso a milhares de ativos estrangeiros. Apenas as bolsas de Nova York (Nyse) e a eletrônica Nasdaq, por exemplo, negociam ações de mais de 6 mil companhias.

Em 2021, a empresa lançou o serviço de conta corrente nos Estados Unidos e a Avenue Store, marketplace que permite aos clientes acessar lojas de diversos segmentos. Não à toa, a Avenue Securities mantém R$ 7 bilhões sob custódia e conta com uma base de 400 mil clientes.

A Avenue Academy provavelmente ajudará a turbinar esses números. “Queremos que ela seja a maior escola para brasileiros de investimentos no exterior”, diz Fares.

Para mais informações, clique aqui.