No mercado de ações, poucas vezes a expressão “vol é vida” foi tão verdadeira quanto em 2022. Os altos e baixos da cotação dos papéis – a imponderável volatilidade – foram estimulados pela eleição no Brasil, por incertezas econômicas em diversos países e pela guerra na Ucrânia, para citar os eventos mais marcantes.

“Vol” traz oportunidades, mas também uma dose elevada de riscos. Nem todos os investidores conseguem capturar as chances de ganhos ou se livrar de ações que possam trazer aborrecimentos no curto prazo.

Junte-se a isso um contexto de juros elevados – indispensáveis para conter a crescente inflação no mundo – e o que se viu neste ano foi um cenário macroeconômico menos atrativo para investidores de renda variável.

Por isso mesmo, chamam atenção os resultados obtidos pela Clear, corretora com mais traders no país, em 2022. No primeiro semestre, a marca que pertence ao grupo XP Inc. ganhou 21% de market share junto ao público trader. Considerando dados até outubro, o salto foi de 30%.

“O desempenho é fruto de uma série de iniciativas que tornaram mais eficiente o processo de investimentos para os traders”, afirma Roberto Indech, VP de Relações Institucionais da Clear Corretora.

Em 2022, a Clear investiu R$ 100 milhões com um objetivo bastante claro: melhorar a experiência do cliente trader. Os recursos foram destinados principalmente para inovações tecnológicas e a ampliação da infraestrutura disponível ao seu público.

Em 2022, a Clear investiu R$ 100 milhões para melhorar a experiência do cliente trader

Diversas novidades surgiram ao longo do ano. Logo no início, a Clear passou a oferecer acesso gratuito às plataformas mais usadas pelos traders (Profit Pro, Tryd Pro, FlashChart, entre outras), permitindo que realizem a operação de, no mínimo, um minicontrato de índice ou dólar por mês.

A corretora também ampliou a capacidade de sua “personal trader”, conhecida como Assistente de Inteligência Artificial (AIA). Trata-se de um projeto inovador: é a primeira e única ferramenta de inteligência artificial do mercado.

A ferramenta auxilia na gestão de risco e dos aspectos emocionais do trader, principais pontos críticos dessa atividade. Em linhas gerais, ela funciona como um assistente que usa a inteligência de dados para avaliar automaticamente as operações feitas pelo trader.

Além disso, a “personal trader” identifica vieses comportamentais, faz análise de desempenho e fornece relatórios individuais com sugestões sobre como melhorar a performance.

Desde o seu lançamento, em 2021, a ferramenta evoluiu. Antes, ela realizava análises mensais, mas depois passou a enviar alertas durante o pregão – com dicas personalizadas, ressalte-se –, a partir da identificação de padrões e vieses cognitivos nas operações dos traders.

Roberto Indech diz que a ferramenta AIA é apenas um dos diferenciais que fizeram a Clear se consolidar no mercado de corretoras.

O executivo aponta o atendimento personalizado como um dos fatores que impulsionaram a corretora. “Temos mesa específica para atender cada perfil de cliente”, diz.

Lançada em junho, a “Assessoria Trader” consiste em um time de profissionais especializados em day trade que ajudam os clientes em suas jornadas de investimento.

“São assessores certificados com ampla experiência de mercado e que falam a linguagem desse público”, diz Indech. “Isso faz muita diferença, porque dá suporte qualificado para os clientes.”

Segundo dados da B3, uma em cada quatro mulheres que operam na bolsa de valores usa a Clear Corretora

Outro diferencial é a vertente educacional. Nesse campo, o executivo destaca a equipe de quatro analistas que fazem transmissões vivo, durante o pregão, com recomendações de minicontratos ou de ações. É como se fosse uma sala de bate-papo, com troca direta entre o analista e o cliente.

A corretora também fechou parcerias com influenciadores especializados no mercado financeiro. Em suas redes sociais ou nos grupos de mensagens, os influencers compartilham experiências e conhecimentos, trocam ideias e promovem discussões sobre trading.

“Vivemos uma era em que há muita venda de ilusões e falsas promessas”, pontua Indech. “Por isso, o melhor caminho é a disseminação de conhecimento, é a educação.”

A Clear tem investido em diversos projetos para se aproximar da comunidade trader. Entre março e maio de 2022, realizou a Liga Clear, o primeiro campeonato de day trade em conta real do Brasil. O concurso teve 15 mil inscritos e distribuiu R$ 400 mil em prêmios.

Jantares e encontros frente a frente com clientes espalhados pelas diversas regiões do Brasil também fazem parte da estratégia de proximidade. O trabalho de trader muitas vezes é solitário, e atividades como essas sempre trazem retorno.

Não é de hoje que a empresa tem demonstrado vocação para inovar. Em 2018, tornou-se a pioneira ao oferecer corretagem zero para seus clientes.

Para conquistar novos públicos, lançou projetos como o patrocínio de campeonatos de videogame e de transmissões de partidas da NBA no Brasil.

Também criou o movimento #BolsaPorElas”, cuja missão é incentivar a presença de mulheres no mercado financeiro. O projeto trouxe frutos. Segundo dados da B3, uma em cada quatro mulheres que operam na bolsa de valores usa a Clear Corretora.

Quais são os planos para o futuro? “Nosso objetivo é oferecer soluções cada vez mais completas para os traders”, diz Indech. É um trabalho essencial: estima-se que existam 300 mil traders no Brasil, e esse número não para de crescer.