Desde que foi lançada, no fim do ano passado, a inteligência artificial generativa ChatGPT mudou a forma como homens e máquinas se comunicam, ao ser capaz de responder a estímulos escritos como se fosse uma pessoal real.
Com isso, a tecnologia avançou por praticamente todas as áreas do conhecimento. No mundo corporativo, não foi diferente. Empresas de diversos setores passaram a usar ferramentas de IA generativa para expandir as oportunidades de negócios.
Na área de rastreamento e gerenciamento de frotas, o pioneirismo coube à Geotab, empresa de origem canadense que é líder global em soluções de transporte conectado.
Há pouco mais de 2 anos no Brasil, a Geotab tem trazido para o mercado brasileiro todas as soluções que são testadas e aprovadas em âmbito mundial. Mais do que isso: as inovações que chegam ao País têm o mesmo padrão de qualidade das que são lançadas lá fora.
Além disso, a Geotab antecipa tendências. É o caso de seu novo projeto relacionado à inteligência artificial, lançado no fim de junho. A primeira versão do chamado Project G utiliza recursos da IA generativa para fornecer informações de desempenho, eficiência e outras métricas do veículo.
Ainda em versão beta e disponível apenas em inglês para clientes selecionados, o Project G consiste em um assistente digital que traz respostas imediatas orientadas por dados às perguntas dos usuários – é como se fosse um “ChatGPT dos transportes”.
O robô é capaz de oferecer insights abrangentes e de fácil compreensão sobre o desempenho do veículo, economia de combustível e redução de custos, para citar apenas alguns exemplos.
“O que nós oferecemos, em síntese, é uma solução de big data”, afirma Eduardo Canicoba, vice-presidente da Geotab para o Brasil. “Coletamos dados relevantes que ajudam as empresas a tomar as melhores decisões de negócios.”
O software da empresa captura e processa 75 bilhões de pontos de dados em 4 milhões de assinaturas nos 160 países onde atua. É um trabalho colossal, que exige alta sofisticação dos recursos da IA.
Dados que geram inteligência
Mas, afinal, de que forma a montanha de informações pode ajudar os clientes? É fácil entender como os dados são vitais para tornar a gestão de frotas mais eficiente.
A tecnologia é grande aliada da segurança, na medida em que coleta dados sobre velocidade, frenagem brusca e comportamentos de risco do motorista.
Mas ela vai muito além das informações consideradas mais abrangentes. Por exemplo: o software detecta quantas vezes durante a viagem o motorista acionou o limpador de para-brisa.
Parece uma informação prosaica, mas ela ajuda os tomadores de decisão a identificar as regiões do País com maior intensidade de chuvas e, assim, preparar os motoristas para eventuais dificuldades no caminho.
Dois aspectos fundamentais apontados por Canicoba dizem respeito ao aumento da produtividade e redução de custos dos clientes que assinam os serviços da Geotab.
Seus sistemas são capazes de dizer se o motorista, dado seu comportamento na direção, desperdiça combustível. De posse dessa informação, a empresa pode treiná-los da maneira que julgar mais adequada.
O suporte à manutenção preventiva dos veículos é outro benefício capaz de aumentar a produtividade dos caminhões e, ao mesmo tempo, diminuir custos para as empresas.
Ao monitorar os veículos, o software da Geotab informa sobre necessidades de manutenção, rotação de pneus e eventuais falhas que possam comprometer a operação.
A partir disso, os clientes antecipam-se aos problemas, eliminando o risco de inatividade e despesas com reparos mecânicos.
Tudo isso é possível graças ao que a Geotab chama de telemática, um modelo resultante da evolução da já conhecida telemetria.
“Telemetria é basicamente um GPS para avaliar e identificar o que acontece do ponto A ao ponto B”, diz Canicoba. “Já a telemática é a transmissão de dados por meio de uma rede de comunicação.”
Parceria de sucesso
Os recursos da telemática foram vitais para a Geotab fechar um acordo com a JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, que lançou em meados do ano passado um novo braço de negócios.
Trata-se da No Carbon, empresa especializada na locação de caminhões 100% elétricos e que nasceu com o objetivo de ajudar a JBS a ser net zero a partir de 2040.
“Com a tecnologia da Geotab, consigo monitorar todas as informações do sistema CAN do veículo e, assim, melhorar a gestão operacional da minha frota”, diz Carlos Lopes, especialista em veículos elétricos da No Carbon.
Na elaboração do projeto, o principal desafio era a falta de uma ferramenta capaz de gerenciar o estado das baterias dos veículos. Nesse sentido, a Geotab oferecia exatamente o que a No Carbon procurava.
Entre outras funções, o sistema monitora o estado da bateria e do motor, informa quais veículos estão em carregamento e quais precisam de mais carga, além de ajudar a traçar rotas mais efetivas.
Atualmente, a No Carbon conta um frota de 262 veículos eletrificados, que atendem às demandas internas das marcas da JBS e de outras empresas do mercado.
“A nossa plataforma possui um viés sustentável muito forte”, diz o vice-presidente da Geotab no Brasil.
Atributos como esses têm ajudado a empresa a crescer em ritmo forte. Em 2023, sua operação no país deverá dobrar de tamanho em relação a 2022.