Quando assumiu o comando do GPA, em abril de 2022, Marcelo Pimentel destacou que uma de suas missões era liderar o plano de reestruturação da companhia. Entre outras frentes, o projeto buscava fortalecer a eficiência operacional do grupo, aumentar a presença no segmento premium e expandir a digitalização dos negócios.
Pouco mais de dois anos depois, os resultados mostram que o turnaround foi bem-sucedido. O GPA encerrou o quarto trimestre de 2024 com crescimento nas vendas, expansão de lojas consideradas estratégicas, consolidação digital e evolução positiva de todos os indicadores. Em suma, foi um ano de realizações – e que sinaliza um novo e promissor ciclo de crescimento.
“Os indicadores operacionais apontam para uma trajetória de crescimento sustentável”, afirma Pimentel. “Com o início de uma nova fase do planejamento de reestruturação, estamos melhor posicionados para seguir avançando no caminho de consolidação da nossa posição de liderança no segmento de supermercado premium no país.”
Os números confirmam o que diz o executivo. No quarto trimestre de 2024, o GPA apresentou avanços operacionais importantes, como o aumento de 9,6% nas vendas mesmas lojas e a expansão da margem EBITDA ajustada para 9,5% – trata-se do melhor nível desde 2020.
De acordo com Pimentel, o desempenho reflete medidas adotadas ao longo dos últimos dois anos, incluindo o avanço do segmento premium, melhoria na experiência do cliente, da estrutura das lojas, o fortalecimento do e-commerce e ajustes na estrutura financeira.
Os indicadores, de fato, não deixam mentir. As bandeiras Pão de Açúcar e Extra Mercado registraram crescimentos de 10,2% e 10,3% nas vendas mesmas lojas, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano anterior. O forte avanço foi impulsionado, sobretudo, pelo aumento do volume de vendas e pelo aprimoramento da experiência do consumidor.
O GPA apresentou avanços operacionais importantes, como o aumento de 9,6% nas vendas mesmas lojas e a expansão da margem EBITDA ajustada para 9,5%
Atento às mudanças trazidas pela nova era digital, o GPA reforçou sua atuação no e-commerce, em sintonia com o que havia sido planejado no plano de reestruturação. No quarto trimestre do ano passado, as receitas do e-commerce alimentar aceleraram 16,2%, consolidando a liderança do grupo nesse segmento no país.
O avanço no digital está alinhado à nova estratégia do GPA, que busca integrar as operações físicas e online para oferecer maior conveniência ao consumidor. A ampliação da rede logística e a utilização das lojas físicas como centros de distribuição para pedidos digitais têm sido determinantes para a eficiência desse canal de vendas.
A expansão do market share é mais um sinal do momento positivo da companhia. No estado de São Paulo, a participação de mercado do GPA cresceu 1,4 ponto percentual, impulsionada pelo fortalecimento da marca Pão de Açúcar e pelo crescimento do formato chamado de “proximidade premium”, com as lojas do Minuto Pão de Açúcar.
Outro ponto relevante no trimestre foi a significativa redução da alavancagem financeira, parte de um projeto iniciado em 2023. No quarto trimestre de 2024, ela foi reduzida para 1,6x, um avanço expressivo em relação ao patamar de 5x registrado no mesmo período do ano anterior. Além disso, a dívida líquida da empresa diminuiu impressionantes 40% em 12 meses.
Segundo o GPA, a redução reflete a melhora na estrutura de capital da empresa, com a otimização dos custos operacionais, gestão eficiente das despesas e priorização de investimentos estratégicos.
No trimestre, o GPA registrou prejuízo líquido das operações continuadas de R$ 737 milhões, além de prejuízo de R$ 367 milhões em operações descontinuadas. Os números foram impactados por efeitos excepcionais e estruturantes, como provisões para contingências do INSS, revisão de passivos trabalhistas e custos relacionados à reestruturação administrativa.
Excluindo os fatores não recorrentes, o prejuízo ajustado das operações de maneira consolidada teria sido de R$ 217 milhões, um número inferior ao registrado no terceiro trimestre de 2023, quando atingiu R$ 311 milhões. O resultado, portanto, reflete a trajetória gradual de melhoria da rentabilidade da companhia.
Quais são os planos para os próximos anos? Segundo Pimentel, a companhia continuará buscando a melhoria da eficiência operacional e a oferta de uma experiência de compra diferenciada.
Nesse sentido, os planos incluem a expansão das lojas Minuto Pão de Açúcar, especialmente em bairros nobres de São Paulo, e a maior integração dos canais de venda físicos e digitais. As lojas de proximidade – além do Minuto Pão de Açúcar, a categoria é formada pelo Mini Extra – serão vitais para reforçar a capilaridade da marca.
A personalização do atendimento ao consumidor também está no centro da estratégia do GPA para 2025. A empresa tem investido no uso de inteligência artificial e análise de dados para segmentar clientes e oferecer promoções e produtos alinhados aos seus hábitos de compra.
“A partir da segmentação dos clientes por meio do nosso programa de fidelidade, o Pão de Açúcar Mais, somos capazes de oferecer aos consumidores produtos adequados aos seus interesses, resultando na alta das vendas e, consequentemente, da rentabilidade”, diz Pimentel.
Com uma estratégia bem definida, o GPA está pronto para alcançar novas marcas e seguir crescendo em ritmo forte nos próximos anos.