Nos últimos anos, o SuperApp do Inter se consolidou como um dos mais completos do mercado. Não é exagero dizer que ele merece, portanto, ser chamado de “super.”

Além de oferecer operações bancárias para pessoas físicas e jurídicas, o app conta com marketplace formado por centenas de lojas, plataforma de investimentos, produtos relativos a crédito, seguros e até a possibilidade de abrir conta nos Estados Unidos e investir no exterior, entre outros atributos.

Agora, o SuperApp dá um novo passo para facilitar ainda mais a vida financeira dos clientes do Inter. Trata-se do cheque especial, que já nasce integrado aos outros produtos e serviços presentes no ecossistema do aplicativo.

“Nós percebemos que os clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, querem maior simplicidade no uso de suas contas digitais e suporte em situações de emergência”, afirma Ray Chalub, diretor de Operações do Inter. “Para atender esse público, o cheque especial é uma facilidade muito bem-vinda.”

Com o cheque especial, lembra o executivo, os clientes poderão realizar saques nos caixas eletrônicos, fazer compras com o cartão de débito, executar transferências por Pix ou por outras modalidades e, claro, pagar boletos – e tudo isso por meio de sua conta digital.

O produto está sendo lançado em etapas. Na primeira fase, iniciada neste mês de maio, foram contemplados clientes das categorias Inter Black (aqueles que possuem a partir de R$ 250 mil investidos) e Inter Win (acima de R$ 1 milhão aplicados).

Na segunda fase, prevista para começar em julho, será a vez de as pessoas jurídicas contarem com o serviço. O movimento é oportuno: de acordo com dados recentes, o Inter atende 8% do universo das empresas brasileiras.

A ideia, contudo, é que o cheque especial seja oferecido em breve para todos os usuários do SuperApp. É um universo gigantesco: são mais de 26 milhões de clientes, mais de 1,6 milhão de contas PJ e mais de 1,5 milhão de Global Accounts (a conta internacional) abertas.

É fácil entender por que o Inter lançou o projeto inicialmente para clientes investidores. “Muitas vezes, eles preferem não resgatar os seus investimentos e entrar no cheque especial por um período curto de tempo, como um ou dois dias no máximo”, afirma Chalub.

Nesses casos, ter o cheque especial significa maior comodidade, pois não é preciso realizar operações financeiras para cobrir o saldo devedor. Isso pode ser especialmente importante para empresas, que costumam ter entradas e saídas de recursos com frequência alta ao longo do dia.

De certa forma, lembra Chalub, o cheque especial pode ser usado inclusive como apoio ao fluxo de caixa. Como no exemplo das pessoas físicas, a modalidade simplifica a administração das contas para pessoas jurídicas, livrando o gestor financeiro de preocupações imediatistas relativas ao saldo.

“Muitas vezes, eles (os investidores) preferem não resgatar os seus investimentos e entrar no cheque especial por um período curto de tempo, como um ou dois dias no máximo”, afirma Ray Chalub, diretor de Operações do Inter

Os limites do cheque especial do SuperApp funcionam de maneira similar aos do cartão de crédito. Ou seja, quanto mais o cliente utilizar a conta digital do Inter, maior a probabilidade de sua análise de crédito ser aprovada. Em linhas gerais, o limite é calculado mensalmente e pode variar de acordo com as condições de crédito do usuário.

A contratação também é simples. Basta entrar no SuperApp e habilitar a funcionalidade. O processo é realizado de maneira 100% digital e está ao alcance de poucos cliques. “Como nos outros produtos e serviços do SuperApp, tudo é feito de forma ágil e sem burocracia”, ressalta Chalub.

Uma vez contratado, o cheque especial é acionado automaticamente, sem que o cliente precise comunicar ao Inter toda vez que for usado. E não há cobranças em caso de não utilização.

O diretor de Operações destaca outro aspecto importante: o cheque especial deve ser usado com responsabilidade, de preferência em situações emergenciais, quando o cliente precisa de recursos para cobrir pagamentos urgentes que não podem esperar.

“Digamos que há um pagamento agendado e por alguma razão a pessoa não tem dinheiro em conta naquela hora”, afirma Chalub. “Com o cheque especial, ela consegue honrar seus compromissos e manter a sua rotina de pagamentos.”

Outro ponto destacado pelo executivo é o fato de o produto ter vocação para ajudar na educação financeira dos clientes. Com ele, os usuários do SuperApp aprendem a administrar melhor as suas contas digitais, usando as ferramentas adequadas para cada ocasião de suas jornadas financeiras. “Com o cheque especial, o nosso SuperApp fica ainda mais completo”, conclui Chalub.