O uso de Mac reduz a probabilidade de violação de dados em 50% por aparelho em relação aos PCs. É o que diz um estudo realizado pela consultoria Forrester sobre o impacto da adoção dos computadores Mac por empresas de diversos setores. Em todo o levantamento, esse seria um dos principais diferenciais da adoção de equipamentos Apple pelas empresas: os benefícios relacionados à segurança. É nesse cenário que a iPlace, maior Apple Premium Reseller na América Latina, está acelerando a parte tecnológica em ambientes corporativos, lançando uma série de serviços com foco B2B.

O estudo, realizado em 2021 e com dados inéditos agora divulgados, compilou informações em um período de três anos, e, para os entrevistados, os recursos de segurança integrados, como criptografia automática de dados e funcionalidades antimalware, mantiveram seus computadores 100% protegidos. Para empresas, inclusive, a ausência disso é uma das principais ameaças.

Números como esses explicam por que os produtos Apple se tornaram cada vez mais presentes no âmbito corporativo. “Eles oferecem maior segurança, redução de custos, aumento de produtividade e ganhos de eficiência”, diz Wagner Alledo, diretor-geral da iPlace.

A iPlace Corporativo, braço B2B da marca, acaba de dar um passo importante para levar os produtos Apple para um número ainda maior de empresas. Desde o mês de abril, a marca tornou-se Apple Authorized Enterprise Reseller (AAER), tornando-se a única parceira Apple no Brasil a deter esse selo.

Na prática, o que significa ser um AAER? “A partir de agora, estamos preparados para levar o mais alto nível de experiências e serviços ligados aos produtos da Apple”, responde Alledo.

Ao todo, 15 serviços diferentes serão oferecidos pela iPlace Corporativo. Em linhas gerais, os clientes terão acesso a consultoria, gerenciamento de projetos, implementação e adaptação de rede, entre outras atividades que englobam tudo o que é necessário para que a implementação seja feita de forma rápida, segura, completa e com total apoio de uma equipe especializada.

Alledo lembra que a iPlace está preparada para atender qualquer tipo de demanda. Uma das atividades destacadas pelo executivo consiste em migrar os dados dos usuários dos equipamentos antigos para os novos, assegurando que nada seja perdido.

Outro trabalho fundamental é a implementação e configuração da estrutura de rede existente. Se eventualmente a rede tiver algum tipo de problema, a iPlace recomenda melhorias. A empresa também oferece assistência técnica que inclui reparos dentro e fora da garantia, higienização, restauração e atualização dos dispositivos.

Nos últimos meses, a iPlace adotou uma série de medidas para se preparar para a nova empreitada. “Fizemos investimentos na contratação e treinamento de profissionais de ponta”, diz Alledo.

O executivo lembra ainda que os serviços se destinam a qualquer tamanho, porte e perfil de empresa, de indústrias a prestadoras de serviços financeiros. “Temos clientes do ramo de cosméticos, da área de saúde, do setor de ensino”, diz o diretor-geral.

As novas investidas da iPlace certamente ajudarão a empresa a manter seu forte ritmo de crescimento. Entre 2020 e 2022, a área de negócios corporativos da iPlace dobrou de tamanho.

A maior parte das empresas brasileiras que possuem equipamentos Apple certamente fizeram negócios com a iPlace nos últimos anos. Sua carteira de clientes corporativos totaliza mais de 20 mil companhias, e o número não para de crescer.

A operação no varejo conta atualmente com 144 lojas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Em 2021, a empresa estreou no mercado internacional com a abertura de uma unidade em Montevidéu, no Uruguai, além de operação corporativa com empresas do país.

A iPlace é uma das mais de 20 empresas controladas pelo Grupo Herval, fundado no Rio Grande do Sul em 1959 e que emprega mais de 7 mil pessoas. “Somos uma marca sólida dentro de um grupo sólido", finaliza Alledo.