Quais são as perspectivas da economia mundial em um quadro geopolítico complexo e diante de um cenário de juros altos nos países desenvolvidos, especialmente nos Estados Unidos? Qual é o futuro do modelo econômico chinês? Quais serão os rumos da política monetária no Brasil? E o que esperar da agenda de reformas do governo?

As perguntas acima permeiam as preocupações de investidores, economistas, empresários e gestores, entre outros especialistas, e respondê-las não é tarefa fácil.

Para abordar os temas com a profundidade que merecem, o Itaú BBA reunirá, em 9 de novembro, um time de pesos-pesados para a 14ª edição do Macro Vision, evento que tem se notabilizado nos últimos anos pelo conteúdo de alta qualidade.

Não será diferente desta vez. “Nosso evento tem algumas características que o tornam único no mercado”, diz Fernando Gonçalves, superintendente de pesquisa macroeconômica do Itaú Unibanco. “Não há nada parecido no Brasil.”

O executivo cita um aspecto que, de fato, chama a atenção. “O Macro Vision é um evento verdadeiramente global que trata dos assuntos mais relevantes da atualidade”, aponta.

Ele tem razão. Um dos destaques da edição de 2023 é a participação de Richard Clarida, acadêmico americano que foi vice-presidente do Banco Central dos Estados Unidos e que atualmente é conselheiro da Pimco, uma das maiores gestoras de recursos do planeta.

Clarida é o único convidado que fará sua palestra virtualmente. E sua participação não poderia ser mais oportuna. O PIB americano cresceu em 2023 acima do esperado, enquanto a inflação acelerou.

Diante disso, o Fed foi obrigado a manter os juros em níveis elevados, mas ainda assim a economia se manteve aquecida – o que, por sua vez, continuou alimentando a alta de preços. Como resolver o dilema?

O economista americano certamente jogará luz sobre a questão, mas ele não será o único participante a tratar de temática tão atual.

Professora da renomada London School of Economics e autora do livro “The New China Playbook: Beyond Socialism and Capitalism”, a economista Keyu Jin focará sua palestra na conjuntura chinesa.

“Ela é uma pensadora brilhante que tem uma leitura muito elucidativa para o público ocidental sobre o modelo econômico chinês”, diz Gonçalves. Num momento em que se discute a capacidade de crescimento do país da Muralha, a palestra, de fato, é bem-vinda.

No âmbito interno, o Macro Vision também traz participantes de peso. A começar pelo próprio time do banco.

Estão confirmadas as presenças de Roberto Setubal, copresidente do Conselho de Administração do Itaú Unibanco; Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú Unibanco; e Flavio Souza, CEO do Itaú BBA.

O Macro Vision representará uma oportunidade rara para os clientes interagirem com as principais lideranças da instituição, numa troca de experiências que é benéfica para os dois lados.

Outro aspecto interessante é o que Gonçalves classifica como um evento “de clientes, para clientes.” Isso porque, entre os palestrantes, estarão nomes que são grandes parceiros comerciais do banco.

É o caso de Abilio Diniz, presidente do Conselho da Península e conselheiro do Carrefour Brasil e global; Eugênio Mattar, presidente do Conselho de Administração da Localiza&Co; e Rubens Ometto Silveira Mello, presidente do Conselho de Administração do Grupo Cosan.

Os três deverão trazer sua visão sobre o Brasil, com destaque para as perspectivas do país no futuro próximo. Em um contexto de mudanças – início do ciclo de queda de juros, novo arcabouço fiscal e reforma tributária –, saber o que pensam as grandes lideranças empresariais ajudará a vislumbrar os caminhos da economia brasileira em 2024.

Nesse sentido, a presença dos responsáveis pela condução da agenda econômica certamente trará valiosa contribuição para os participantes.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está confirmado no Macro Vision 2023, assim como Diogo Guillen, diretor de política econômica do Banco Central.

Entre os representantes do poder executivo, destacam-se as presenças de Raquel Lyra, governadora de Pernambuco, e Ratinho Júnior, governador do Paraná.

Com a ambição de ser um evento completo, o Macro Vision terá também a participação de integrantes da linha de frente do mercado.

São nomes como Fabiano Rios, sócio-fundador e CIO da Absolute Investimentos; André Raduan, sócio-fundador e gestor da Genoa Capital; e Carlos Woelz, sócio-diretor da Kapitalo Investimentos.

“Veja a amplitude de conteúdos que nós teremos”, diz o superintendente do Itaú Unibanco. “Traremos uma vertente internacional para analisar os temas da atualidade, lideranças empresariais, grandes gestores de recursos e autoridades. Certamente os participantes sairão do Macro Vision muito bem-informados.”

Na edição 2023, o Itaú BBA espera quebrar o recorde de 5 mil participantes que acompanharam a versão online do evento em 2022. Qualquer pessoa pode se inscrever para a versão online deste ano clicando aqui, mesmo sem ser cliente do banco.

Será uma jornada longa, com duração prevista entre 9h e 20h. Seja para fazer conexões ou absorver conteúdo, trata-se de um encontro imperdível.