Nos últimos anos, o conceito conhecido como “beyond banking” (além dos serviços bancários, em tradução livre) se tornou uma tendência irrefreável na indústria financeira.

Oferecer serviços e produtos que extrapolam o universo das finanças passou a ser um objetivo perseguido por diversas instituições e um caminho que certamente contribui para que se aproximem ainda mais de seus clientes.

“A agenda beyond banking vem sendo implementada no Itaú há bastante tempo, tanto no varejo quanto em outras frentes”, diz Carlos Formigari, diretor do Itaú Unibanco.

O executivo cita as iniciativas “iPhone pra Sempre” (programa que permite a compra do smartphone nos aplicativos Itaú, Itaú Personnalité, Itaú Cartões e Credicard), a loja Samsung (produtos Samsung à venda nos apps) e o Iupp (programa de pontos) como exemplos desse conceito que foram aplicados nas operações do banco.

Agora, o Itaú Unibanco deu um passo ainda maior para reforçar a perspectiva beyond banking dentro de sua estratégia de negócios. Trata-se do lançamento do Itaú Shop, markeplace de produtos e serviços integrado aos aplicativos do banco.

“O Itaú Shop é uma evolução desse caminho e de seus aprendizados”, reforça Formigari. “Partimos de dois lugares: o histórico que temos em termos de parcerias e a possibilidade de oferecer experiências fluidas para os clientes.”

Em linhas gerais, a ambição do Itaú Shop é facilitar a jornada de compra e venda, oferecendo aos clientes um balcão de negócios seguro e simples de usar.

A ambição do Itaú Shop é facilitar a jornada de compra e venda, oferecendo aos clientes um balcão de negócios seguro e simples de usar

“Queremos transformar o jeito com que as pessoas se relacionam com o banco e participar cada vez mais de suas vidas”, pontua o diretor. “A ideia é que o Itaú Shop seja o principal ponto de contato para o consumo de soluções além das bancárias.”

É fácil acessar o Itaú Shop. O marketplace está embarcado dentro dos apps Itaú, Itaú Personnalité e Itaú Cartões e todos os clientes pessoa física do banco podem navegar por ele.

Atualmente, dois sellers – Magazine Luiza e Satelital – integram a plataforma, mas o Itaú já definiu um grande roadmap de expansão que ganhará velocidade nos próximos meses.

Segundo o Itaú, além da enorme variedade de produtos – de roupas a livros, de eletrônicos a móveis, entre outros –, o cliente encontrará no markeplace promoções como “Ofertas da Semana”, que trazem oportunidades por tempo limitado, e os produtos “Feitos Com Você”, que são recomendados de acordo com o perfil e comportamento do usuário.

Ou seja, a experiência de compra é personalizada desde o primeiro momento que o cliente acessa o markeplace pelo aplicativo. Os produtos oferecidos na sessão “Feito Com Você” são diferentes para cada pessoa e escolhidos a partir de informações extraídas da análise de gastos nos cartões e comportamento de compra.

Isso só é possível graças ao uso intensivo da tecnologia e da inteligência de dados. Trata-se de um dos grandes diferenciais do Itaú Shop em relação ao mercado. Ao oferecer ofertas customizadas, a assertividade das compras é maior, já que o cliente será fisgado por sugestões que realmente lhe interessam.

Ou usuários do Itaú Shop terão benefícios incomuns no mercado. Nas compras à vista, o cliente receberá 10% do valor em cashback, e esse montante poderá ser usado depois em novas compras no marketplace.

Além disso, todas compras feitas na plataforma podem ser parceladas em doze vezes sem juros, a despeito do valor – a prática é pouco usual no mercado, que geralmente define um limite mínimo para esse tipo de benefício.

“É possível, por exemplo, realizar o pagamento com os pontos acumulados nos programas de fidelidade dos cartões Itaú diretamente no checkout”, afirma Carlos Formigari, diretor do Itaú Unibanco

Carlos Formigari aponta outras vantagens. “É possível, por exemplo, realizar o pagamento com os pontos acumulados nos programas de fidelidade dos cartões Itaú diretamente no checkout”, afirma. “Tudo dentro do app Itaú, em uma jornada bastante facilitada, sem a necessidade de um novo cadastro, login ou preenchimento dos dados do cliente.”

Eis aqui outro ponto que chama atenção. Como as compras são realizadas dentro do ecossistema do Itaú, o cliente conta com a segurança tradicional do banco para a realização de toda e qualquer operação financeira. A autenticação, lembra Formigari, é feita via itoken vinculado ao aplicativo.

O lançamento do Itaú Shop foi acompanhado por uma campanha publicitária exibida em diversas plataformas. Criada pela GALERIA.ag, ela contempla filme com veiculação nacional na TV, peças para redes sociais e OOH.

O filme de 30 minutos destaca alguns produtos que podem ser encontrados pelos usuários dentro da plataforma, que vão de luminárias ring light a geladeiras e fones headset.

“Nosso objetivo com o Itaú Shop é aumentar o engajamento do cliente com o banco, aumentando a intensidade de seu relacionamento”, diz Formigari. “Fazemos isso com uma experiência mais atrativa que traz impactos positivos nos índices de satisfação.” Para os clientes do Itaú, portanto, é hora de ir às compras.