No próximo dia 15 de junho, o Itaú Unibanco realiza um dos eventos mais esperados por investidores e analistas de mercado e um dos mais relevantes da indústria financeira brasileira. Trata-se do Itaú Day, encontro 100% digital que reunirá os principais executivos do maior banco privado do Brasil.

De fato, um time seleto participará da edição 2023 do Itaú Day. Entre eles, estão nomes como Pedro Moreira Salles e Roberto Setubal, copresidentes do Conselho de Administração; Milton Maluhy Filho, CEO do banco; e todos os integrantes de seu comitê executivo.

Sob diversos aspectos, é uma oportunidade única para investidores e analistas conhecerem, em detalhes, os negócios do banco, as iniciativas que o levaram, mais uma vez, a alcançar resultados robustos em seu balanço e a visão de futuro da instituição.

“Falaremos muito de transformação digital e cultural, de eficiência e sobre as diversas inovações que estão sendo desenvolvidas dentro do banco”, diz Renato Lulia, diretor de Relações com Investidores e Inteligência de Mercado do Itaú.

O executivo lembra que um dos diferenciais da edição 2023 é a possibilidade de os investidores enviarem perguntas para os membros do comitê executivo, o que tornará o evento ainda mais dinâmico.

Na entrevista a seguir, Lulia, que mediará todos os painéis, fala sobre os principais objetivos do Itaú Day, conta como ele foi estruturado e antecipa os temas que estarão no centro das atenções. Acompanhe:

Qual será o foco da próxima edição do Itaú Day?
O Itaú Day foi desenhado para trazer uma visão mais profunda e detalhada sobre o que está por trás dos números divulgados em nosso último balanço. De forma geral, os calls de resultados focam muito na parte financeira. No Itaú Day, apresentamos as iniciativas que estão em andamento, os novos negócios e como estamos nos preparando para o futuro. O foco total é no cliente. Falaremos muito de transformação digital e cultural, de eficiência e sobre as diversas inovações que estão sendo desenvolvidas dentro do banco. O conceito é trazer tudo aquilo que subsidia a performance do Itaú.

Nesse contexto, como o evento foi estruturado?
Primeiro teremos um bate papo com os dois copresidentes do Conselho, Pedro Moreira Salles e Roberto Setubal, para falar sobre o mercado e como enxergam a transformação do banco, além de nossas iniciativas de médio e longo prazo. Ou seja, eles trazem uma visão mais geral.

E depois?
A seguir, o CEO, Milton Maluhy Filho, aborda as iniciativas transversais do banco. Ele vai entrar no detalhe sobre o que temos feito na área de tecnologia e inovação, sobre transformação cultural e a busca por eficiência. Enfim, sobre as ações para tornar o banco cada vez mais leve e ágil. De certa forma, o Milton prepara o terreno para os doze membros de seu comitê executivo comentarem na sequência as suas prioridades no ano. Após os painéis, a agenda se encerra com as considerações finais do CEO e uma breve sessão de perguntas e respostas com ele.

Serão quantos painéis?
Teremos três grandes painéis, divididos entre pessoas físicas, jurídicas e institucional. Mas os grandes pilares do Itaú permeiam cada um deles. Por exemplo, o tema da centralidade no cliente certamente estará presente em todos os painéis, assim como inovação e transformação. A partir desses dois pilares – centralidade no cliente de um lado e transformação e inovação de outro –, vamos falar de novos negócios, uso de dados, concorrência, aprendizados, gestão de risco, atendimento e operações, entre outros temas relevantes. Será um evento muito abrangente.

Por que a edição 2023 do Itaú Day será 100% online?
É o terceiro ano com esse formato. Pensamos em fazer 100% online porque é um modelo mais inclusivo, capaz de atingir um público maior. Queremos que o Itaú Day seja o mais democrático possível. Nos últimos anos, o número de pessoas físicas que investem no Itaú aumentou muito. Temos mais de meio milhão de investidores. Se contarmos os indiretos, que investem via Itaúsa, o total supera um milhão de pessoas físicas. Esse é um evento em que alcançamos pelo menos 40 mil pessoas, tanto as que assistem ao vivo quanto aquelas que veem depois os vídeos gravados. Além disso, o fato de ser online, com tradução simultânea, permite que os investidores fora do Brasil também acompanhem os bate-papos.

Em quais plataformas será possível ver os vídeos gravados?
Em nosso canal no YouTube e em nosso site de RI. Depois da transmissão, quebramos o evento em diversas pílulas. Quem quiser assistir ao painel focado em pessoa física ou saber mais sobre nossos projetos digitais poderá escolher os trechos que vamos separar. É uma estratégia democrática para atingir mais pessoas e facilitar consultas posteriores.

Quais serão as novidades da nova edição?
A primeira versão online foi quase uma apresentação dos novos diretores do banco. Na segunda, agrupamos o evento em temas e painéis, mas com intervenções apenas isoladas. Dessa vez vai ser um bate-papo, que certamente deixará tudo mais dinâmico. Outro ponto importante é que, nesta edição, vamos destacar ainda mais a centralidade no cliente e as transformações do banco.

"Nesta edição, vamos destacar ainda mais a centralidade no cliente e as transformações do banco"

Em 2024, o Itaú completa 100 anos. Isso será abordado de alguma maneira no Itaú Day?
Vamos guardar as velinhas para o ano que vem. Mas o que posso dizer é que hoje temos a experiência de um senhor de 100 anos, mas com a vitalidade de um jovem que não para de inovar. A combinação dessas duas características faz o Itaú manter uma performance diferenciada no mercado.

Como os investidores do Itaú poderão participar do evento?
Desenhamos o Itaú Day para ser o mais interativo possível. As inscrições estão abertas. Quando você se inscreve, pode mandar perguntas. Já recebemos centenas delas. Obviamente, não dá para responder todas, mas conseguimos, antes do evento, compilar e reunir as que trazem temas comuns, como pagamento de dividendos ou transformação digital. Nos painéis, vamos perguntar aos executivos as principais dúvidas que apareceram entre os investidores. Também teremos a opção de envio de pergunta via WhatsApp.

O que diferencia o Itaú dos demais bancos?
Enxergamos uma grande vantagem em sermos um banco universal. Por universal, defino uma instituição que atende todos os segmentos do mercado, com todos os produtos – e que tem operações relevantes em todas as áreas de negócios. Nós temos um grande banco de investimento, uma grande asset, um grande banco de varejo. Somos o único banco do Brasil que possui, de fato, grandes operações em todas as verticais. Essa é uma característica que permite ao Itaú ter retornos acima do mercado. Por ser universal, conseguimos navegar os ciclos da economia de um jeito melhor.

Você destacou o papel da inovação na estratégia do Itaú. O que o banco projeta para o futuro?
O varejo, por exemplo, está passando por uma grande transformação no jeito de operar. Estamos reorganizando o varejo do banco inteiro e, assim, reforçar ainda mais a visão do cliente. Também enxergamos espaço para expansão entre as pequenas e médias empresas e, por isso, criamos uma plataforma dedicada a elas. No atacado, a inovação passa pela especialização em alguns segmentos. Gosto de lembrar a nossa iniciativa no agronegócio. É um grande case de sucesso. Costumamos pensar em inovação só em tecnologia, num app mais moderno. Mas inovação é também estruturar a operação para atender setores de um jeito diferente do mercado. Fizemos isso no agronegócio e agora atendemos a cadeia inteira do setor, de “A” a “Z”, do produtor à indústria de alimentos. Isso é uma grande inovação.

Todos estes temas estarão contemplados no Itaú Day?
Certamente. Tudo o que fazemos está conectado com a transformação digital, a mudança cultural e a nossa busca por eficiência, e mantendo sempre a centralidade no cliente. São pilares que continuarão suportando todas as iniciativas do banco. É essa mensagem que queremos transmitir no Itaú Day.

SERVIÇO

Itaú Day 2023
Quando: 15 de junho
Horário: das 9h às 11h30
Inscrições e envio de perguntas: https://live.popcast.com.br/itauday2023/