Dono da imobiliária Feola Imóveis, em Americana, no interior de São Paulo, o empresário Téo Feola decidiu há cerca de três meses incorporar uma novidade ao seu negócio. Ele passou a usar um inédito serviço de garantia locatícia, que prometia reduzir burocracias e trazer maior agilidade nos processos de locação de móveis.
Em linhas gerais, a ferramenta é uma forma de inquilinos alugarem o imóvel sem a necessidade de apresentação de fiador ou sem os tradicionais, e já um tanto gasto, sistemas de caução. A contratação é 100% digital e a análise do processo não demora mais do que cinco minutos.
Feola adotou o serviço de garantia locatícia criado no início do ano pela Kenlo, empresa que lidera o mercado brasileiro de sistemas de gestão imobiliária. “Foi uma decisão acertada”, diz o empresário. “A ferramenta simplificou demais a vida de nossos clientes.”
Em apenas três meses, 100 dos 700 contratos de aluguel administrados por sua imobiliária já contam com a Kenlo Garante, como é chamada a garantia locatícia da Kenlo. A julgar pelo nível de satisfação do executivo, o número crescerá rapidamente.
“No fundo, só dá para saber se a garantia é realmente boa quando há um sinistro”, diz ele. “Tivemos um recentemente e o pagamento foi muito rápido, em pouco mais de uma semana. Isso fez muita diferença para nós e para o proprietário.”
Como é possível liberar o pagamento em prazo tão curto, sendo que no mercado o processo chega a demorar um mês? É aí que entram em cena a expertise, o conhecimento do setor imobiliário e os diversos atributos tecnológicos da Kenlo.
A empresa já percorreu uma longa estrada no mercado imobiliário. Ela surgiu no início do século com o nome inGaia e como provedora de serviços online para o setor. Em 2007, criou um software de gestão, e desde então seu crescimento foi explosivo.
“Temos uma longa história de pioneirismo”, diz José Eduardo Andrade Jr., um dos fundadores da empresa. “Fomos a primeira plataforma imobiliária em nuvem no Brasil e uma das primeiras da América Latina.”
Em 2011, o francês Mickael Malka, que atuava como head de investment banking do HSBC Brasil, se tornou sócio do negócio, e novas soluções começaram a ser desenvolvidas. Em 2020, a inGaia virou Kenlo – e o crescimento da empresa ganhou mais tração.
Os números mostram a presença avassaladora da Kenlo no mercado brasileiro. Há uma década, a empresa possuía 300 clientes. Agora, aproximadamente 11 mil empresas usam suas plataformas, entre imobiliárias, corretores autônomos e administradoras de locação.
A companhia está presente em 850 cidades de todos os estados brasileiros, inclusive em áreas do Amazonas. Seus bancos de dados reúnem 3 milhões de anúncios de venda ou locação de imóveis e os sites das imobiliárias parceiras recebem 12 milhões de visitantes únicos por mês.
Onde quer que se olhe, o gigantismo da Kenlo impressiona. “Somos entre cinco ou seis vezes maiores que outras empresas de CRM”, diz Mickael Malka, que hoje exerce o papel de co-CEO ao lado de Eduardo Andrade.
Em 2021, o ecossistema de clientes da Kenlo transacionou R$ 41 bilhões em Valor Geral de Vendas (VGV) e R$ 2,8 bilhões em Valor Geral de Locação (VGL)
Não é só. Em 2021, o ecossistema de clientes da Kenlo transacionou R$ 41 bilhões em Valor Geral de Vendas (VGV) e R$ 2,8 bilhões em Valor Geral de Locação (VGL). Suas receitas avançaram 38% no ano passado e deverão acelerar 50% em 2022.
A onipresença é um fator determinante para que novos produtos e serviços sejam bem-sucedidos. É o caso da garantia locatícia. A empresa só consegue destravar os pagamentos de sinistros em prazos recordes, como o empresário Téo Feola descobriu, porque conhece a fundo o mercado.
“Isso é possível porque conhecemos o comportamento do inquilino, sabemos identificar, a partir dos dados que nós coletamos, quem é bom pagador ou não”, pontua Mickael Malka. Atualmente, a Kenlo faz uma cotação de garantia locatícia a cada 10 minutos e um contrato é fechado a cada 45.
O marketplace da empresa traz inúmeras soluções para as imobiliárias locais. Embarcado dentro dele, o Kenlo Imob é um software que as auxilia na gestão e organização dos processos imobiliários, desde o cadastro de leads até feedbacks automáticos sobre os status de imóveis para os proprietários.
Por sua vez, o Kenlo Locação oferece comodidades como a assinatura eletrônica de documentos, o acesso a extratos e boletos para pagamento e o agendamento de vistorias do imóvel.
Usuário dos dois sistemas, o empresário Guido Cussiol, dono da Casabranca Imobiliária, em Sorocaba, no interior paulista, explica por que eles representaram uma revolução em seu negócio. “Eu tenho acesso a uma quantidade muito grande de informações que me ajudam a tomar melhores decisões”, diz ele. “O sistema, por exemplo, avisa o corretor que o cliente não tem recebido ligações dele, e isso é ótimo para estimulá-lo a fazer contato.”
Eis aqui um ponto fundamental: no ramo imobiliário, o relacionamento – o famoso olho no olho – é fundamental. Os corretores das imobiliárias locais conhecem o bairro, sabem em detalhes as características da região, interagem com a comunidade dos arredores.
Portanto, ao contrário do que muitos analistas apressados disseram, eles continuarão a ser profissionais indispensáveis no processo de compra, venda e locação de imóveis, assim como o trabalho de intermediação das imobiliárias locais seguirá fundamental.
“Estamos diante de algo paradoxal”, diz Mickael Malta. “De um lado, temos um mundo que valoriza tudo que é digital, mas de outro passamos a dar um valor enorme ao relacionamento humano.” E conclui: “Você quer desfrutar de um ambiente digital, mas no momento do fechamento de um negócio é sempre bom ter ao lado alguém que realmente conhece o mercado.”
O trabalho realizado pela Kenlo tem sido fundamental para empoderar as imobiliárias locais
O trabalho realizado pela Kenlo tem sido fundamental para empoderar as imobiliárias locais. Seu modelo de atuação não apenas estimula a transformação digital dessas empresas como também fortalece o seu protagonismo e as ajuda a aumentar a rentabilidade.
“Nos últimos anos, as imobiliárias perderam receitas com a diminuição das taxas praticadas no mercado”, diz Eduardo Andrade. “Nesse cenário, nós pensamos que deveríamos tornar as imobiliárias locais como se fossem nossas sócias. Nós ganhamos, mas elas ganham também.”
A garantia locatícia, por exemplo, aumenta o comissionamento das imobiliárias locais em até 1,2%, como uma espécie de cashback dos serviços contratados. “Com as nossas ferramentas, ajudamos as imobiliárias locais a alcançar um novo patamar”, concluiu Eduardo Andrade.