Difícil imaginar um programa de pontos, em grande escala, fora da internet. Afinal, foi a grande rede que possibilitou aos usuários acumular e trocar seus pontos de forma rápida, amigável e, principalmente, com acesso a um vasto catálogo de produtos e serviços. Pois chegou a hora desses programas inovarem e marcarem presença no mundo físico.
Uma solução da Livelo permite que os participantes usem seus pontos em qualquer ponto de venda conectado a uma máquina da Cielo, parceira na empreitada. Basta ao consumidor, participante da Livelo, acessar o aplicativo do programa de recompensas, selecionar a opção Resgate com QR Code e apontar o código gerado para a maquininha.
“Com essa facilidade, a Livelo está ainda mais presente no dia a dia das pessoas. Você poderá entrar em uma padaria, por exemplo, e tomar um café expresso usando seus pontos”, afirma Massimo Campodonico, diretor de Produtos da Livelo.
Segundo ele, a solução tem potencial para democratizar o mercado, atraindo principalmente participantes com saldo menor de pontos. O cliente da base da pirâmide demora mais tempo para acumular pontos para trocar por produtos de maior valor. Com essa facilidade, ele poderá utilizar os pontos para trocar por um produto ou serviço de baixo valor.
A novidade foi lançada no último trimestre de 2020. Os participantes podem realizar 2 transações diárias de até R$200 por CPF. Além disso, qualquer ponto de venda conectado a uma máquina da Cielo está habilitado para participar – desde uma cafeteria de pequeno porte até uma rede nacional.
“É uma possibilidade de inclusão também para os estabelecimentos. Sabemos que, para os pequenos varejistas, adotar um programa de recompensas com o alcance da Livelo pode ajudá-lo a fidelizar os clientes e vender mais. Com a novidade, ele não terá custos e nem mesmo precisará se cadastrar na Livelo”, explica Campodonico.
Ganhe pontos em lojas físicas
A parceria da Livelo com a Cielo também possibilitou a criação de outra solução que permite o acúmulo de pontos em compras no varejo. O cliente chega ao ponto de venda – por exemplo, uma loja de roupas – e pode juntar pontos com sua compra no cartão, desde que usando a maquininha da Cielo.
Para o cliente, basta ter uma conta ativa na Livelo e cadastrar seus cartões no aplicativo da Livelo. É simples: ao fazer o login no app, o participante seleciona a opção “Ganhe pontos em lojas físicas”, disponível na home principal, e segue as instruções para realizar o cadastro do cartão.
O usuário pode incluir cartões de crédito, débito, refeição e alimentação, de qualquer bandeira. Para garantir os pontos na hora do pagamento, o cliente deve lembrar de conferir as lojas parceiras e usar os cartões cadastrados na máquina Cielo. Além de diversificar os canais de acúmulo de pontos, a solução aproxima ainda mais a empresa dos seus clientes.
A parceria da Livelo com a Cielo também possibilitou a criação de outra solução que permite o acúmulo de pontos em compras no varejo
O lojista, por sua vez, gera valor para o seu estabelecimento ao oferecer recompensa em pontos e se beneficia do maior fluxo de pessoas e da recorrência nas compras para aumentar o volume de vendas. “Além de poder incluir o pequeno varejista em um programa de recompensas de grande porte como o da Livelo, a solução também tem o diferencial de funcionar na loja física”, diz Campodonico.
Segundo o executivo, os programas de fidelidade de um varejo de pequeno porte são do tipo ‘compre dez e ganhe um grátis’. “Agora, ele terá a oportunidade de ingressar em um programa reconhecido nacionalmente e com mais de 20 milhões de clientes cadastrados. Sem dúvida, é mais um incentivo para o lojista atrair e fidelizar sua clientela.”
Para o futuro, a Livelo deve possibilitar a entrada de outras adquirentes na solução. Isso ampliará os benefícios para os lojistas e para os participantes do programa de recompensas.
Para saber mais sobre as soluções da Livelo para empresas, clique aqui.