Cinco anos podem parecer pouco tempo para transformar um setor. Mas, no caso da solução Localiza Meoo, esse período foi suficiente para consolidar um novo modelo de consumo, moldar o mercado e colocar o carro por assinatura no centro da mobilidade brasileira.
Criada em 2020, a solução de carro por assinatura da Localiza nasceu como resposta às mudanças no comportamento do consumidor e à necessidade de oferecer conveniência em um cenário de custos crescentes de propriedade de automóveis.
De lá para cá, a solução cresceu, em média, 20% a receita ao ano, conquistou mais de 65 mil clientes ativos no país e caminha para alcançar a marca de 100 mil carros sob gestão.
“Nós fomos além da simples locação, criando uma solução que permite ao cliente viver as partes boas de ter um carro zero quilômetro, sem se preocupar com depreciação, revenda, pagar seguro ou IPVA" afirma Glauco Zebral, diretor de Localiza Meoo.
O marco dos cinco anos é simbólico porque mostra como uma iniciativa inovadora é capaz de ganhar adesão em larga escala. Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), a frota de carros por assinatura no Brasil cresceu 44% em 2024, somando atualmente 180 mil unidades.
Parte importante desse avanço se explica pelo papel de referência de Localiza Meoo, que se firmou como principal benchmark do segmento do carro por assinatura no Brasil.
A lógica financeira tem sido um dos motores do crescimento da solução. “Quando colocamos os números na ponta do lápis, a conta fecha a favor do cliente”, diz Zebral.
Estudos e simulações indicam que o carro por assinatura pode custar até 40% menos que o financiamento e cerca de 20% menos que a compra à vista, já considerando seguro, IPVA, manutenção e depreciação.
Um exemplo concreto mostra o impacto da assinatura na vida de um cliente de Localiza Meoo. Ele avaliou duas opções: comprar um carro de R$ 176 mil ou aderir ao modelo de assinatura.
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Ao fim de três anos, considerando seguro, manutenção, impostos e depreciação, o patrimônio teria caído para R$ 119 mil no cenário da compra. Com a assinatura, porém, o valor aplicado rendeu e, mesmo após pagar as mensalidades, o cliente encerrou o período com R$ 137 mil – uma diferença positiva de R$ 18 mil.
A vantagem econômica vem acompanhada de praticidade. “Oferecemos uma experiência totalmente digital, que garante conveniência e previsibilidade de gastos”, diz o executivo.
Todos os contratos são 100% digitais e podem variar de 12 a 48 meses, além das opções de quilometragem, o que amplia a flexibilidade e permite adequar a solução a diferentes perfis de clientes.
Mais do que economia e flexibilidade, a assinatura também entrega comodidade. O cliente desfruta da liberdade de dirigir sem se preocupar com as responsabilidades que normalmente acompanham a posse de um carro. Toda a gestão — da manutenção e revisão à documentação e aos cuidados cotidianos — é feita pela Localiza, que garante o suporte de um ecossistema completo e confiável. O resultado é uma experiência de mobilidade muito mais simples, prática e tranquila.
No aplicativo, o cliente concentra tudo o que precisa em um único ambiente. “A tecnologia da nossa solução é um diferencial estratégico”, reforça Zebral.
Por meio do app e da telemetria integrada, o cliente tem acesso a dados sobre o perfil de uso, agenda de revisões, acompanha e paga multas, organiza sua jornada financeira, acessa benefícios exclusivos e até participa de um programa de indicação que pode gerar até R$ 2 mil de desconto por mês.
Ou seja, o ecossistema digital permite ao cliente planejar melhor o uso do carro e ter clareza sobre os custos envolvidos, garantindo que o modelo escolhido esteja realmente alinhado às suas necessidades cotidianas.
Além de oferecer previsibilidade, há autonomia para que cada um adapte a assinatura do carro ao seu estilo de vida, sem surpresas ao longo do contrato.
Além disso, a possibilidade de renovar o contrato e sempre ter um carro zero na garagem, sem precisar desembolsar de R$ 50 a R$ 100 mil na compra de um veículo, reforça a atratividade do modelo de assinatura. Essa vantagem, somada à economia durante o período de locação, torna a solução ainda mais conveniente para quem busca praticidade, previsibilidade e a segurança de dirigir um carro sempre novo.
Esse conjunto de funcionalidades trouxe um novo padrão para o setor. Localiza Meeo não traz apenas solução financeira, mas oferece também uma ferramenta de inteligência de consumo e comodidade diária.
Outro diferencial está na diversidade da frota, que passou a reunir mais de 150 modelos nesses cinco anos. SUVs compactos permanecem como a categoria favorita, mas o avanço mais acelerado vem dos elétricos e híbridos, sinal de que o consumidor já incorpora a sustentabilidade em suas escolhas.
Na avaliação de Zebral, a assinatura por si só já representa um uso mais inteligente dos carros, e a inclusão crescente de modelos eletrificados aprofunda esse movimento.
“O modelo de assinatura é uma resposta ao consumo consciente, porque promove uma utilização mais eficiente e reduz desperdícios ao longo do ciclo de vida”, diz o executivo.
A consolidação aparece também nos indicadores de reputação. Desde 2023, Localiza Meoo detém o selo RA1000 do Reclame Aqui e já foi reconhecida três vezes pela plataforma, referência nacional em avaliação de atendimento.
Além disso, o seu índice de NPS, que se mantém acima de 80 pontos, indica um nível elevado de satisfação entre os clientes e ajuda a explicar a adesão crescente ao modelo.
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