No final de agosto de 2023, a Marfrig, maior produtora global de hambúrgueres e controladora da BRF, anunciou a alienação de 16 unidades de abate de bovinos e de cordeiros, localizadas no Brasil, no Uruguai, na Argentina e no Chile. Foi mais um movimento da companhia – oitava maior empresa brasileira, segundo o último levantamento feito pelo jornal Valor Econômico – de fortalecimento de seu foco estratégico em produtos de valor agregado na operação da América do Sul. Desde 2018, quando adquiriu a americana National Beef, a Marfrig vem progressivamente se tornando uma das grandes empresas globais de alimentos à base de proteína de alto valor agregado, reconhecidos por suas marcas líderes de mercado, como a linha do tempo abaixo mostra.

Com um portfólio de ativos que inclui a quarta maior empresa de carne bovina dos Estados Unidos, cinco complexos industriais na América do Sul, as participações na BRF e na Plant Plus Foods, joint-venture com a ADM para produção de proteína plant-based, e duas das maiores e mais modernas fábricas de hambúrgueres do mundo, a Marfrig fechou o ano de 2022 com um faturamento anual consolidado de 130 bilhões de reais e 130 000 colaboradores espalhados pelo mundo. Estes números levaram a Marfrig ao oitavo lugar no ranking de maiores empresas do país, segundo levantamento recente do jornal Valor Econômico.

Com a alienação dos ativos para a Minerva, que ainda depende da aprovação das autoridades regulatórias, a participação de produtos de alto valor agregado aumentará na receita da Operação da América do Sul de 5% para 34%, quando analisamos o desempenho da Marfrig de 2018 a 2022. No quadro abaixo, os números proforma da Marfrig em 2022 e como ficará a operação na América do Sul, quando a otimização do portfólio for concretizada.

Capilaridade mundial

Além de escritórios, a companhia possui complexos industriais, unidades de produção, plantas de ração animal e de processamento, centros de distribuição, transit points e distribuidoras nos quatro cantos do planeta. Confira no mapa abaixo, a estrutura que está à serviço da estratégia de aumentar a relevância em mercados exigentes, com produtos de alto valor agregado e marcas.