As semanas que antecedem o fim de ano são estratégicas para fabricantes, distribuidores e atacadistas. Além de se prepararem para o aumento das vendas que tradicionalmente ocorre nesse período, as empresas traçam seus planos para o novo ano que está prestes a começar.

Muitas companhias, contudo, realizam seu planejamento no escuro, sem mapear pontos fortes e fracos e ignorando informações que certamente levariam a melhores resultados.

Ao fazer o plano de negócios, é preciso responder a algumas perguntas essenciais. O planejamento estratégico está em linha com a realidade do mercado? Quais são os pontos de venda “mais quentes” de um determinado segmento? E qual é o potencial e o perfil de compras?

E para responder esses e outros questionamentos que a Mtrix, empresa especializada no desenvolvimento de soluções de inteligência de dados para a gestão da cadeia de suprimentos, entra em cena, ajudando a alavancar receitas, assim como carreiras.

“Nós oferecemos todo um conjunto de soluções para ajudar as empresas a alcançar o melhor desempenho possível”, diz Fernando Figueiredo, diretor de desenvolvimento de negócios da Mtrix.

Afinal, quais são os resultados efetivos dessas soluções? Um caso interessante é o da fabricante francesa de canetas, isqueiros e aparelhos para barbear Bic.

“Notamos que, apesar de a Bic ser uma marca conhecida, ela não estava presente em algumas das principais cidades do Brasil”, diz Walter Serpa, gerente de desenvolvimento de canal da Bic. “Isso porque a empresa não tinha uma pulverização nas principais lojas com todo o seu sortimento.”

Para resolver o problema, Serpa contratou o “Estudo de Mercado Mtrix”, que trouxe uma visibilidade inédita para o negócio. O executivo lembra que a solução forneceu dados e insights valiosos sobre lojas e pontos promissores, apontando os locais nos quais a Bic deveria investir e o que era preciso fazer para atrair mais consumidores.

A estratégia funcionou. “Tivemos ganho de quase 4 mil lojas em seis meses de positivação”, diz Serpa. “Isso foi muito rico para nós, porque precisávamos evoluir a nossa distribuição.”

O exemplo acima mostra como a inteligência de dados fornecida pela Mtrix auxilia as empresas a ajustar as suas operações, e com resultados práticos mensuráveis.

Os estudos da Mtrix proporcionam vários insights. Eles realizam, por exemplo, o comparativo das vendas de uma determinada empresa versus o mercado por períodos definidos, além de identificar o potencial de vendas por município.

Isso só é possível graças à quantidade colossal de dados capturados pela Mtrix. A empresa coleta diariamente informações de 1,7 mil distribuidores que estão conectados à plataforma da empresa e que chegam a 1,1 milhão pontos de venda em todo o território brasileiro.

Não é exagero falar em todo o país: a empresa recebe informações de PDVs localizados nos 5.568 municípios brasileiros, uma capilaridade raríssima no Brasil.

Outra solução destacada por Fernando Figueiredo como fundamental para o planejamento estratégico das empresas é o que a Mtrix chama de “Captare.”

Em linhas gerais, ela consiste em estudos de mercado personalizados, que proporcionam a visibilidade do comportamento de compras nos pontos de venda monitorados pela Mtrix.

A Mtrix aplicou a solução Captare para uma grande empresa de bens de consumo. A companhia em questão apresentava um market share de 60% para um de seus principais produtos, mas sua penetração de mercado era de 53% nas lojas onde eram vendidos itens da categoria “limpeza multiuso.”

Ou seja: as vendas eram altas, mas era possível crescer mais. A Mtrix, então, sugeriu medir o perfil de comportamento do mercado, identificando áreas e PDVs que não estavam sendo atingidos de maneira adequada.

De posse desses dados, a empresa identificou 310 mil PDVs que deveriam ser mais bem explorados e ajustou o seu mix de produtos.

Os resultados superaram as expectativas: a companhia adicionou ao portfólio 22 mil lojas do canal indireto de varejo, com um crescimento total de 30% nas vendas.

“A nossa ferramenta traz um grande retorno de investimento para o cliente, que consegue acertar com mais precisão e com menos esforço quais são os melhores pontos de venda para obter os melhores resultados”, diz Figueiredo.

Os exemplos se sucedem. “A ferramenta de segmentação da Mtrix nos oferece uma fotografia muito aproximada do mercado como ele é”, diz Arthur Taylor, Gerente de Trade Canal (Perfumarias & Mini Markets) da NIVEA. “Com isso, podemos tomar decisões corretas por ambiente de varejo, de sortimento, propostas de vendas e metas.”