Desde que foi fundada em 2021, a nstech, empresa de software para supply chain que atua na América Latina, já investiu R$ 1,5 bilhão em crescimento orgânico, conquistou 70 mil clientes e conta com 2,5 milhões de motoristas cadastrados em seu banco de dados. Com um faturamento de R$ 800 milhões em 2023, a plataforma da nstech já movimenta R$ 15,5 trilhões em valor de carga em sua plataforma.

Agora, a nstech está adotando um novo posicionamento de marca: Logistics Advantage. O objetivo é integrar as cadeias logísticas de forma ecossistêmica, ajudando empresas a ganharem vantagens competitivas, market share, aumentar suas margens e entregar de forma mais sustentável.

"Empresas que querem se destacar no mercado precisam aderir ao conceito de Logistics Advantage, ou seja, transacionar do modelo convencional para o ecossistema Open Logistics, que redefine a logística com integração inteligente, eficiência operacional e visibilidade completa da cadeia de suprimentos", diz Vasco Oliveira, CEO da nstech.

A convicção da nstech é de que o modelo linear já não comporta a complexidade das demandas atuais. De acordo com dados do Ilos, a logística representa 16% do PIB do Brasil, ou seja, é 44% menos eficiente do que a dos EUA e tem um impacto direto no top-line de 5% a 20% dos custos como porcentagem da receita, em um cenário em que mais de 60% das empresas brasileiras enfrentam pressão nas margens.

O conceito de Logistics Advantage se propõe a reverter o cenário, estabelecendo uma relação colaborativa, ganha-ganha e dinâmica, em constante orquestração, contemplando todas as etapas da jornada logística na plataforma integrada da nstech, capaz de endereçar diferentes dores e eliminar os trade-offs, independente da etapa de desenvolvimento logístico em que o cliente se encontra.

A plataforma da nstech ajuda as empresas a otimizarem dois de seus ativos mais importantes: pessoas e tecnologia, incluindo:

Eliminação de esforços manuais: automatização de todos os processos com as principais soluções, desde o recebimento de pedidos até a roteirização, rastreamento da entrega, emissão de documentos até o pagamento final.

Gerenciamento eficaz de riscos: background check de motoristas, prevenção de acidentes, redução de roubos de cargas, redução de processos trabalhistas.

Simplificação de operações para fornecedores, transportadoras e motoristas: digitalização de documentos, automação de contratação de fretes, pedidos inbound e agendamentos de entregas.

Cibersegurança com padrões globais: atendimento de padrões globais para empresas de nuvem nível 1.

Inovação contínua: a nstech conta com 800 engenheiros e destina 18% da sua receita para pesquisa e desenvolvimento.

"Estamos em posição única, para ajudar a guiar nossos clientes pela jornada Logistics Advantage de forma fluida e adaptável, nos tornando grandes aliados para auxiliar na resolução de seus desafios. Hoje, temos a plataforma Open Logistics mais completa do mundo, com um vasto banco de dados do setor, além de um time amplamente capacitado, que oferece uma expertise local de excelência aos clientes no Brasil e América Latina. Tudo isso possibilita um crescimento sustentável a longo prazo, com ampliação das margens e liberação de fluxo de caixa ", afirma o CEO da nstech.

Atualmente, empresas do setores do agronegócio, industrial, distribuição, varejo e e-commerce já integram a jornada de Logistics Advantage com a nstech. Utilizando sua plataforma de soluções integradas, eles conseguiram reduzir em 96% o tempo de reprogramação de rotas, ampliaram a eficiência operacional em 20% e obtiveram 8% de redução de custos com transportes.

"Mais do que uma mudança de posicionamento, o que estamos propondo aqui é uma transformação de mentalidade do setor. Nenhum dos elos da cadeia logística deve perder para que outra avance. Num sistema de natureza interdependente, é preciso trabalhar em conjunto, oferecendo integração de tecnologias de ponta, dados que viram insights para tomadas de decisão assertivas, apoiados por pessoas com conhecimento do mercado local. A nstech quer compartilhar conhecimento para aprimorar a cadeia de suprimentos, viabilizando a construção das jornadas de Logistics Advantage para promover economia de custos, crescimentos sustentáveis e adequação ao compliance", explica Eduardo Steinberg, conselheiro e sócio da Greenbridge, empresa sueca que é sócia da companhia.