Nos últimos anos, o mercado brasileiro de seguros de automóveis passou por grandes transformações. Uma tendência que se consolidou é a oferta de serviços que transcendem o universo dos carros, como é o caso dos já tradicionais reparos elétricos e hidráulicos em residências.

A Porto Seguro teve papel vital nessas mudanças ao colocar à disposição de seus clientes um espectro amplo de serviços e benefícios que não são encontrados no mercado.

Agora, com a ampliação de seu portfólio no segmento auto, a empresa inova mais uma vez. “Passamos a atender um público ainda mais abrangente, com soluções personalizadas para diferentes perfis de clientes”, diz Jaime Soares, diretor de Auto da Porto Seguro.

A estratégia tem funcionado. A Porto Seguro, por meio de seus produtos das quatro marcas – Porto Seguro, Azul Seguros, Itaú Seguro Auto e, mais recentemente, Mitsui Sumitomo Seguros – detém 28% do mercado brasileiro de seguros de automóveis, percentual que a coloca na liderança do setor.

A evolução de seu portfólio permitiu à empresa oferecer soluções a todas as camadas de público, com produtos de entrada ao mais completos, do básico ao premium.

Com os produtos das quatro marcas, a empresa, de fato, chega a todos os nichos de mercado, estabelecendo-se como a principal referência em cada um deles. “A Porto é inclusiva na oferta de soluções para as mais variadas necessidades, momentos de vida e bolsos”, diz Soares.

A Porto Seguro, por exemplo, oferece ao mercado um produto premium, com benefícios como quilometragem ilimitada, assistência residencial completa e várias comodidades.

O executivo lembra que a Porto Seguro é indicada para aqueles que buscam cobertura robusta e serviços adicionais.

Recentemente, a empresa começou a realizar reparos em adegas residenciais, ajustes em móveis e consertos de equipamentos domésticos de ar-condicionado da casa, para citar apenas alguns benefícios novos que os seus segurados podem contar.

Trata-se, de fato, de uma mudança de padrão que coloca o seguro de automóveis como um serviço cada vez mais essencial – até para as rotinas do lar.

Outra inovação trazida recentemente pela Porto Seguro é a possibilidade de o segurado acessar o serviço de reparos do lar mesmo em residências de terceiros.

De seu lado, a Azul Seguros oferece opções mais básicas e acessíveis, destinando-se, portanto, a pessoas que priorizam o custo-benefício e desejam coberturas essenciais a preços competitivos.

Entre as opções trazidas pela Azul Seguros estão coberturas para um limite de quilometragem de 200 quilômetros ou até quilometragens ilimitadas.

A trajetória da Azul Seguros também tem sido marcada por inovações. Nesse caso, é possível contratar coberturas para apenas roubo ou furto. Ou, se o cliente preferir, adquirir o seguro por mês, como um serviço por assinatura.

“O cliente pode deixar de assinar o seguro e voltar a qualquer momento, sem qualquer tipo de penalização”, afirma Soares. “Às vezes, a pessoa precisa ter um pouco mais de fôlego financeiro para voltar a fazer o seguro e é isso o que nós proporcionamos.”

Em sintonia com a proposta de promover a chamada inclusão securitária, o Itaú Seguro Auto, segmento operado pela Porto Seguro, pretende lançar um produto que pode ser customizado de acordo com a necessidade do cliente.

Trata-se do primeiro produto da companhia em que a perda parcial não faz parte do pacote tradicional de seguros. Se o cliente preferir, pode contratar apenas a indenização integral – o que, obviamente, torna o seguro mais acessível.

No caso da Mitsui, o diferencial, diz Soares, é o fato de o cliente contar com uma rede referenciada que pode ser acessada em casos de sinistros de perdas parciais, tornando o produto mais competitivo no mercado brasileiro.

As iniciativas destacadas acima reforçam a vocação da Porto para inovar, o que tem se refletido em resultados financeiros consistentes ao longo dos anos.

No segundo trimestre de 2024, as receitas da Porto Seguro, unidade que responde pelos produtos de seguros, aceleraram 3,6% versus o mesmo período do ano passado. No segmento auto, os prêmios cresceram 0,7% na comparação anual.

Também chamou a atenção no balanço da empresa o desempenho da Porto Serviço, a nova unidade de negócios que engloba as assistências residenciais, empresariais e automotivas. Ela alcançou uma receita de R$ 635,9 milhões, com a realização de 1,3 milhão de serviços no trimestre.

A diversidade e abrangência de produtos fizeram com que o segmento de seguro auto da Porto tivesse NPS (Net Promoter Score, um indicador que mede o nível de satisfação dos clientes) de 81 pontos, sendo que patamares acima de 70 pontos são classificados como excelentes.

Isso se deve também ao exército de 37 mil corretores espalhados por todo o Brasil e que são responsáveis por oferecer as soluções mais adequadas a cada perfil de cliente.