Nos últimos anos, a Serasa Experian consolidou sua presença no Brasil com forte atuação no mercado de crédito. No entanto, uma área menos conhecida da empresa – mas igualmente inovadora – tem trazido resultados cada vez mais expressivos.

Trata-se da divisão de Marketing Services, que desenvolve, a partir da colossal base de dados da Serasa Experian, soluções e ferramentas capazes de otimizar o desempenho de campanhas digitais.

“Nossas soluções apoiam o mercado não somente do ponto de vista de crédito, mas em um sentido mais holístico e abrangente”, afirma Isabela Campos Torres, diretora de Marketing Services da Serasa Experian.

Na prática, o que isso significa? Em linhas gerais, a Serasa Experian fornece para seus clientes análises e estudos customizados que atendem a interesses específicos dos clientes. Ou seja: a empresa usa a inteligência de dados para ajudar os clientes a tornar suas campanhas de comunicação e mídia mais assertivas e relevantes.

O cliente quer prospectar um público-alvo? Pretende desbravar uma região em particular? Está interessado em gerar leads? Tudo isso, lembra Isabela , está no escopo de atuação da divisão de Marketing Services.

É fácil entender como as soluções de audiência funcionam. Digamos que um cliente quer se conectar com um perfil específico de consumidor. A Serasa Experian faz recortes comportamentais que sinalizam as propensões de consumo de determinados grupos.

Com isso, as campanhas não são apenas mais eficazes – justamente por chegarem ao público certo – como exigem menos investimento na compra dos espaços publicitários, já que serão feitas nos canais indicados pela inteligência de dados da Serasa Experian. “Entregamos uma audiência totalmente customizada e direcionada para as reais necessidades dos clientes”, reforça Isabela.

Não é pouca coisa. Como a Serasa Experian possui uma das maiores bases de dados tanto de pessoas físicas quanto jurídicas do Brasil, as soluções criadas pela empresa podem oferecer múltiplos recortes, a depender do interesse do cliente.

A divisão de Marketing Services conta com diversas plataformas que tornam os anúncios mais assertivos nas diferentes mídias digitais. Uma dessas ferramentas, batizada de Polis, permite que profissionais de marketing e CRM entendam seu mercado e público-alvo a partir de informações de comportamento, hábitos e atitudes de pessoas e empresas.

“Com o Polis, a empresa pode cruzar seus próprios dados com as bases de dados da Serasa Experian”, lembra a executiva. Essa integração, ressalte-se, é pouco comum no mercado. E, por isso mesmo, se tornou um dos diferenciais oferecidos pela companhia.

Os filtros criados pelos sistemas de inteligência da Serasa Experian incluem, entre outros, dados demográficos, financeiros e comportamentais. A partir daí, são produzidos relatórios e insights que auxiliam nas ações de CRM e campanhas de mídia e vendas.

O Polis pode se tornar um parceiro de negócios para as empresas. Com a plataforma, é possível descobrir quais regiões oferecem maior potencial para um projeto de expansão. Ou, então, entender que público está mais propenso a consumir determinado tipo de produto.

De fato, a Serasa Experian tem capturado oportunidades trazidas pela divisão de Marketing Services. Nesse contexto, outra solução desenvolvida pela empresa foi chamada de Mosaic. Ela foi construída a partir de estudos estatísticos e analíticos sobre comportamento, estilo de vida e outras características da população brasileira.

Trata-se de algo realmente ambicioso. A solução combina mais de 400 variáveis com entrevistas qualitativas que classificam a população em 12 grupos e quarenta segmentos diferentes. Com isso, identifica-se características possivelmente semelhantes, o que permite agregar mais inteligência nas tomadas de decisão das empresas.

Afinal, o que a Mosaic entrega? Entre outros atributos, ela permite criar abordagens específicas e personalizadas de acordo com o perfil dos grupos ou segmentos que uma determinada empresa pretende atingir. Os clientes do Mosaic têm acesso aos resultados de um complexo estudo de segmentação pronto para uso, pois a Serasa Experian já fez todo a pesquisa e análise.

Iniciativas como essas têm gerado resultados significativos. Como unidade de negócios, a divisão de marketing viu seu faturamento crescer 25% em 2022 na comparação com 2021. E isso, lembre-se, em um cenário marcado por cortes e ajustes em campanhas de publicidade.

A jugar pelo DNA inovador da empresa, diferentes plataformas deverão surgir no futuro próximo. Uma delas, com previsão de lançamento ainda 2023, será voltada exclusivamente para agências de publicidade.

O potencial para a geração de negócios da área de Marketing Service é, de fato, imenso. Num certo sentido, seu mercado endereçável é praticamente todo o universo corporativo brasileiro.

Isabela aponta que as ferramentas criadas pela Serasa Experian não se restringem a setores econômicos ou porte de empresas. Segundo a executiva, elas se adequam a qualquer ramo de atividade ou tamanho de companhia, inclusive as pequenas e médias.

Outro ponto importante diz respeito ao cumprimento das regras estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). “Não entregamos nenhum dado que possa ser considerado sensível para o cliente”, diz a diretora.

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