A SIMPAR, com quase sete décadas, começou sua história com um imigrante português, Julio Simões, e seu primeiro caminhão em Mogi das Cruzes (SP) com o qual transportava hortifrutigranjeiros para o Rio de Janeiro e a criação de uma das maiores empresas de transporte do país.

Em 1981, Fernando Antonio Simões, filho caçula de Julio Simões, à época com 14 anos, ingressava na empresa e após passar por diferentes áreas, em 1988, assume a área comercial transportadora. De maneira irreversível, o executivo passa a diversificar os negócios do grupo e transforma a empresa do pai em um dos maiores grupos empresariais do país.

Hoje a SIMPAR controla oito empresas independentes - JSL, MOVIDA, VAMOS, AUTOMOB, CICLUS, CS INFRA, CS BRASIL e BANCO BBC - que ocupam posição de liderança ou destaque em segmentos essenciais à economia e ao dia a dia de milhões de brasileiros – logística, mobilidade, comércio e locação de veículos leves e pesados, banco, infraestrutura, entre outros.

“A partir dos valores e fundamentos instituídos desde a nossa fundação, nossa Gente é dedicada a Entender para Atender o Cliente se dedica a antecipar suas necessidades para, continuadamente, atender com eficiência, Simplicidade e Atitude de Dono em cada um dos negócios do grupo”, destaca Fernando Antonio Simões, CEO da SIMPAR.

Isso é a base para construção de relacionamentos de longo prazo e contratos duradouros - como o que mantemos com o nosso primeiro cliente, desde 1956 - e também o que nos dá segurança para criar novas avenidas de crescimento, gerando valor para aqueles que se relacionam com a gente”, explica o empresário.

O desenvolvimento de novos negócios que teve início com a JSL com fretamento, aluguel de máquinas e caminhões, serviços financeiros, concessionarias e locação de veículos – esse segmento, vale destacar, ganhou grande impulso com a aquisição da MOVIDA, em 2013 que, de forma definitiva, contribuiu para a transformação do setor de locação de veículos no Brasil, com serviços diferenciados e que facilitam o aluguel de carros, além de novos modelos de veículos e opções inovadoras no mercado de conforto e serviços ao cliente.

Os novos serviços vão ganhando maturidade e se transformam em unidades de negócios. Outros negócios passam a fazer parte do ecossistema da empresa e passam a atuar com gestão e operação individualizadas. Assim, como evolução desse processo e para simplificar a estrutura do grupo, em 2020, é constituída a SIMPAR com a JSL, MOVIDA, VAMOS, Banco BBC e CS Brasil como empresas independentes controladas pela holding.


Outros negócios são desenvolvidos nos anos subsequentes, com a incorporação da Ciclus Ambiental e a criação da CS Infra e Automob – essa última listada na B3 (Novo Mercado) em dezembro de 2024, sendo a 4ª empresa operacional de capital aberto do grupo – ao lado da JSL, MOVIDA, VAMOS – além da própria SIMPAR também listada.

A metodologia empresarial criada pela SIMPAR, aliada ao planejamento estratégico definido pelos Conselhos de Administração em cada negócio, transformou o grupo, hoje, com mais de 57 mil colaboradores e 330 mil ativos distribuídos em oito empresas independentes e complementares. Em comum, os negócios contam com operação e gestão independentes e estão presentes em segmentos essenciais da economia, fundamentais na vida das pessoas e atendendo indústrias e serviços no Brasil.

A execução do planejamento estratégico permite a cada negócio extrair o máximo valor de tudo que foi construído nos últimos anos e prontidão para aproveitar as oportunidades em seus respectivos setores, além de se beneficiarem das vantagens em fazer parte de um grande grupo que, desde a sua origem, tem como foco entender e se antecipar as necessidades dos clientes para entregar o melhor serviço e assim contribuir com o crescimento e para que todos possam se desenvolver juntos.

Para Simões, essa diretriz de antecipar-se a necessidade do cliente tem contribuído de forma fundamental para a diversificação e com o desenvolvimento sustentável do grupo. “Criamos uma metodologia empresarial que tem como pilares o foco no cliente, mas que é sustentada por uma Cultura sólida, compartilhada por gente comprometida e que faz a diferença para, com eficiência operacional, entregar os resultados combinados e nos desenvolvermos com SUSTENTABILIDADE”, conclui o empresário e executivo.