Nos últimos anos, a Sólides, maior HR Tech do Brasil, tem liderado uma transformação no mercado brasileiro de gestão de pessoas para pequenas e médias empresas ao utilizar Inteligência Artificial, dados e automação para aumentar eficiência e acelerar decisões estratégicas. Enquanto a maioria das HR Techs mirava grandes corporações, a empresa enxergou nas pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras, responsáveis por 8 em cada 10 contratações no país, uma oportunidade. A escolha rendeu frutos e ajuda a explicar o crescimento acelerado da companhia nos últimos anos.
Agora, a Sólides dá um passo ainda mais ousado com o lançamento da Start Sólides, solução inédita no mercado brasileiro que leva o conceito de Agent as a Service (AaaS) diretamente a microempreendedores sem estrutura própria de RH. Com agentes de Inteligência Artificial autônomos ou semi-autônomos operando 100% em nuvem, a Start Sólides simplifica ainda mais os processos de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, abrindo acesso a um mercado caracterizado por baixa penetração tecnológica e altíssimo potencial de crescimento.
A Start Sólides contará com um agente de IA especializado para cada etapa da jornada do colaborador: da atração à retenção de talentos. O primeiro agente lançado é focado em recrutamento e seleção e se destaca por conectar empresas a profissionais em busca de oportunidades diretamente pelo WhatsApp, sem necessidade de instalar aplicativos ou integrar com sistemas ATS (Applicant Tracking System). A solução elimina a complexidade dos softwares mais robustos e oferece uma experiência simples, fluida e acessível, que pode ser utilizada facilmente pelo próprio empresário.
“Nossa missão é democratizar o acesso à tecnologia para micro, pequenas e médias empresas, ajudando-as a se tornarem mais competitivas”, diz Alessandro Garcia, cofundador e co-CEO da Sólides. “Muitos empreendedores acabam assumindo processos de gestão de pessoas sem ferramentas adequadas, o que resulta em contratações equivocadas e prejuízos financeiros.”
Os números confirmam a percepção do executivo. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Brasil apresenta uma taxa média anual de turnover de funcionários superior a 52%, uma das mais altas do mundo. Uma parcela significativa deste índice decorre justamente de falhas no processo de recrutamento e seleção.
Garcia lembra que clientes da Sólides já conseguem reduzir em 43% a rotatividade dos funcionários, com significativa diminuição de custos para as empresas. A Start Sólides levará o benefício para um número maior de companhias, permitindo que os pequenos negócios também sejam mais eficientes na gestão de pessoas.
Um exemplo concreto mostra a eficácia da ferramenta. De acordo com cálculos de Garcia, uma micro empresa com 20 funcionários poderá economizar aproximadamente R$ 65 mil por ano com o uso da Start Sólides, e uma pequena empresa com 50 funcionários economizaria até R$ 160 mil por ano, só reduzindo a rotatividade de funcionários.
Na prática, o que Start Sólides faz?
O primeiro agente de IA da Start Sólides organiza candidatos por critérios técnicos, sugere melhorias em vagas e currículos, oferece templates prontos e aplica o mapeamento comportamental da Sólides para aumentar a precisão nas contratações, tudo via WhatsApp, com poucos comandos e sem necessidade de aplicativos ou integração com ATS.
A solução dispensa o uso de aplicativos, cadastros em cada vaga e etapas excessivas do processo seletivo. Basta que o candidato tenha um perfil no Sólides Vagas, o que torna a contratação muito mais ágil.
Mesmo com automação, as decisões finais seguem com o gestor. “Não queremos substituir profissionais, mas oferecer uma solução prática para quem ainda não tem um RH estruturado”, afirma Alessandro Garcia.
Segundo o Panorama de Empregabilidade da Sólides, a IA é bem aceita pelos candidatos em etapas como envio de currículo (84%), recomendação de vagas (81%) e análise de perfil (78%). Já fases mais sensíveis, como entrevistas e admissões, ainda exigem contato humano, que continua sendo insubstituível.
A tecnologia da Start Sólides será expandida para outras frentes, como gestão de documentos do colaborador, planos de desenvolvimento de carreira e integração contábil, sempre mantendo a simplicidade do WhatsApp.
Mais soluções com IA
A Sólides desenvolve, há mais de 5 anos, soluções que utilizam IA para resolver as dores de seus clientes. Entre elas estão produtos como o Preditor de Rotatividade de Funcionários, Banco Unificado de Talentos e o Copilot Sólides, que usam IA para aprimorar processos de recrutamento, desenvolvimento e gestão de pessoal.
Muitas dessas iniciativas nasceram nos dois laboratórios de pesquisa criados pela Sólides para desenvolver soluções amparadas em IA. Um deles é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), enquanto o outro é composto por um time interno de especialistas da empresa, dedicado exclusivamente à aplicação da tecnologia, liderado por um Chief of Artificial Intelligence Officer (CAIO).
Os laboratórios desenvolvem estudos que possam levar a aplicações reais, abordando desafios enfrentados pelos clientes da Sólides. “Temos mestrandos e doutorandos trabalhando em soluções práticas, algo raro no Brasil, especialmente com investimento privado”, finaliza.
Com escritórios em Belo Horizonte, São Paulo e Maringá e equipes distribuídas por todo o país, a Sólides atende mais de 35 mil clientes e impacta diretamente oito milhões de pessoas.