Inovar deixou de ser um diferencial para se tornar um imperativo de perenidade para uma empresa. A inovação não deve ser um evento isolado, mas um movimento constante, e encontrar os parceiros certos para isso é fundamental. Segundo o artigo ‘Unlocking the Code to Continuous Innovation: A Study of Key Determinants for Serial Innovators', publicado na revista Administrative Sciences em 2024, a estratégia mais poderosa para alcançar essa constância é o fomento de redes colaborativas e parcerias com entidades externas.

Mesmo empresas referência em suas áreas de atuação devem buscar formas de inovar o que já é inovador. É isso que a Unico Skill e o Bradesco estão fazendo. O banco é pioneiro no fomento ao ensino, com a Fundação Bradesco, que atende a 42 mil crianças e jovens em todo o país, e a Unibrad, uma das principais universidades corporativas do Brasil, voltada à qualificação dos colaboradores da instituição. Para ampliar o acesso de seus colaboradores a cursos diversos, o Bradesco fez parceria com a Unico Skill, criadora do primeiro vale-educação do país.

Em fase piloto, o projeto permitirá que cerca de 5 mil funcionários de diferentes áreas do Bradesco acessem milhares de opções de graduações, pós, cursos livres, de idiomas e mentorias em uma plataforma de educação ilimitada que permite personalizar e dar escala ao aprendizado. “A evolução cultural em uma organização da nossa escala exige consistência e ferramentas que impulsionem adaptabilidade. Esse piloto busca democratizar o acesso ao conhecimento de ponta, permitindo que o colaborador seja o arquiteto de sua carreira — um habilitador direto de produtividade, performance e engajamento", resume a diretora de Cultura e Talentos do Bradesco, Soraya Bahde.

A Unico Skill conecta os colaboradores do Bradesco a mais de cem instituições de ensino brasileiras e estrangeiras, como FGV, USP, Insper, Mackenzie, Estácio, Cambridge, Columbia, Fundação Dom Cabral, Coursera, CNA, entre outras. “A Unico Skill é o parceiro ideal para a implantação e ampliação de projetos de desenvolvimento educacionais de qualquer empresa, inclusive do Bradesco, que já é referência no tema", destaca o CEO da Unico Skill, Joca Oliveira.

Personalização do aprendizado

O benefício da Unico Skill permite que cada colaborador crie sua própria trilha de aprendizagem de acordo com seu momento de carreira, sua necessidade profissional e seus anseios pessoais. “A personalização combina com a necessidade de uma empresa como o Bradesco, com tanta capilaridade nacional e com colaboradores tão diversos e heterogêneos", afirma a superintendente de Capital Humano do banco, Gislaine Lima.

Essa trilha de aprendizagem pode ser criada por meio de inteligência artificial, que avalia o momento de cada colaborador e seus objetivos para oferecer opções de cursos, e conta com o auxílio de um consultor de carreiras do Unico Skill. “Com a nossa tecnologia, democratizamos o acesso à educação de qualidade, permitindo que cada pessoa seja protagonista da sua própria jornada de crescimento. Essa parceria com o Bradesco é um marco para escalar esse impacto", pontua Joca Oliveira. Além de cursos relacionados à função profissional, ele salienta que o colaborador tem liberdade para buscar conteúdos para uma transição de carreira, uma promoção para um cargo de liderança ou realização de um desejo pessoal.

Como funciona o benefício

A Unico Skill é uma espécie de plano de saúde, mas voltado à educação: a empresa paga um valor fixo mensal por colaborador, que passa a ter acesso a uma plataforma com milhares de cursos em instituições brasileiras e estrangeiras. Atualmente, são 26 mil opções de graduação, pós, cursos livres, de idiomas e mentorias em mais de cem instituições nacionais e internacionais. O benefício tem ROI de até 4X – o que significa que, a cada real investido pela empresa, os colaboradores consomem quatro reais em educação de qualidade. “Nossa missão é democratizar a educação no ambiente corporativo, tornando-a acessível, mensurável e segura. Assim como o plano de saúde transformou o cuidado com a saúde no Brasil, o vale-educação vai transformar o aprendizado em um direito do trabalhador", afirma Joca Oliveira.