HE Khalid Al-Falih, ministro de Investimentos da Arábia Saudita e ex-CEO da Saudi Aramco, maior petrolífera do mundo, participou na última segunda-feira, 31 de julho, de um seminário na XP, junto à maior comitiva do país árabe que já veio ao Brasil, com cerca de 100 empresários e autoridades públicas.

Em sua fala, Al-Falih afirmou que a Arábia Saudita é a porta de entrada para investidores brasileiros interessados no Oriente Médio. “Somos os defensores dos investidores no ecossistema”, declara.

O ministro também ressaltou a importância de investimentos na economia net zero, com foco em sustentabilidade ambiental, transição energética e descarbonização. Um dos maiores produtores de óleo e gás do mundo, a Arábia Saudita busca alternativas para cumprir seus compromissos de sustentabilidade e o ministro afirma estar em conversas com o governo brasileiro para aplicar recursos da Amazônia no país do Golfo.

Apesar de soar como um paradoxo, Al-Falih afirma que petrolíferas serão parte da solução para os problemas climáticos que os países têm enfrentado. Ao investir na neutralização de carbono, companhias do setor tendem a incentivar a descarbonização.

Ao abordar o tema de infraestrutura, Al-Falih levanta um obstáculo em comum ao Brasil: a conexão de portos, a fim de simplificar o comércio exterior e o contato com outros países, prioridades para o ministro. “Buscamos facilitar o acesso ao crédito para o trade e aproximar empresas de tecnologia, além de criar rotas de exportação frequentes e acessíveis, a fim de desobstruir o setor logístico na Arábia Saudita”, comenta.

Seminário na XP

“É um prazer receber nossos parceiros sauditas aqui na XP para discutir possibilidades de parcerias, a fim de trazer melhorias para ambos os países, além de desenvolver formas de trabalhar em conjunto nesse novo cenário global de investimentos”, afirmou Guilherme Benchimol, fundador da XP Inc.

Além de Benchimol a comitiva árabe foi recepcionada por José Berenguer, sócio e CEO do Banco XP e Rafael Furlanetti, sócio e diretor institucional da XP Inc.

O evento também contou com a participação de Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes, que abordou em sua exposição sobre as oportunidade de investimento na área da infraestrutura no Brasil.