No cada vez mais concorrido mundo corporativo, são raras as empresas que despertam nos clientes um sentimento de orgulho e identidade por consumir seus produtos e serviços.

A XP, uma das principais instituições financeiras do país, notou em fóruns, pesquisas e nas próprias reuniões com clientes que muitos deles se identificam com uma frase -- ao mesmo tempo direta e inspiradora: “Eu sou XP”.

De fato, é comum no mercado financeiro ouvir os clientes da XP expressarem com entusiasmo a sua conexão com a marca – é como se estivessem reforçando a ideia de pertencimento e confiança.

Essa percepção motivou a XP a preparar uma nova campanha publicitária. Ela estreia hoje em todo o país e tem como mote justamente aquilo que a empresa sempre ouviu de seus clientes: “Eu sou XP. Vem ser XP.”

A campanha é estrelada pelo ator Rodrigo Santoro, uma das principais referências da cena cultural brasileira. A escolha de Santoro não foi por acaso. Além da reputação de que desfruta no Brasil e no mundo, ele é, de fato, cliente de XP, o que reforça a autenticidade da parceria.

“Nessa campanha, damos protagonismo aos nossos clientes, personificados na figura de Santoro, investidor XP há anos”, afirma Lisandro Lopez, CMO da empresa. “Ele traz um senso de solidez e confiança totalmente aderentes à marca.”

Caroline Namora, diretora de Marketing da XP Inc., lembra que a iniciativa dá continuidade à estratégia iniciada em 2024, que lançou luz aos assessores, e que agora coloca o cliente no centro da narrativa, enfatizando como a XP contribui para seus objetivos financeiros. “A ideia é aumentar a já sólida conexão com a marca e apresentar a XP como a melhor escolha para os investimentos”, afirma.

Outras ações publicitárias serão realizadas ao longo do ano, sempre tendo Santoro como novo embaixador. “Foi uma surpresa boa ser convidado para ser embaixador da XP”, diz o ator. “É uma oportunidade para falar da perspectiva do cliente. Foi uma novidade para mim, que já tinha uma experiência positiva. Agora estou conhecendo melhor a empresa e aprofundando a nossa relação.”

Criada pela agência Magenta, a campanha trará diversos filmes institucionais que destacam os diferenciais oferecidos pela XP. Entre eles, estão a plataforma de investimentos completa, os mais de R$ 1 trilhão em ativos sob custódia e a maior rede de assessores de investimento do Brasil.

São 18 mil profissionais, considerando a rede própria e parceiros, em 107 cidades brasileiras, além dos Espaços XP, como são chamados os hubs de experiências para investidores e profissionais do mercado financeiro, inspirados em lojas-conceito.

A campanha ainda traz diferenciais do planejamento financeiro, instrumento essencial para a definição da melhor estratégia para a vida financeira dos clientes, e apresenta os diversos produtos e serviços que atendem às necessidades do investidor.

A amplitude dos serviços e produtos oferecidos, o atendimento de qualidade e a ampla atuação no Brasil levaram a XP a colecionar prêmios nos últimos anos.

A casa foi eleita pelo Instituto Datafolha como a melhor assessoria de investimentos do país por seis vez consecutivas e apontada como uma das cinco marcas mais valiosas do país, segundo estudo do grupo de publicidade global WPP feito em parceria com as consultorias brasileiras Design Bridge and Partners e TM20 Branding.

Como se não bastasse, também venceu, por dois anos seguidos, o prêmio “O Melhor da Internet”, do Datafolha, na categoria assessoria de investimentos.

A nova campanha será amplamente divulgada em diferentes plataformas, como mídia televisiva e digital, redes sociais e Out of Home (OOH), com veiculação em todo o território nacional.

De acordo com Caroline Namora, as ações na área do marketing e da publicidade reafirmam o compromisso da XP em oferecer soluções financeiras completas para seus clientes e convidam novos investidores a se juntarem à marca.

Atualmente, a XP possui 4,7 milhões de clientes – número que continua crescendo com a mesma força de quem vem transformando, há mais de 20 anos, o mercado financeiro brasileiro.