Nos últimos anos, as assessorias de investimentos se tornaram pilares essenciais da indústria financeira brasileira. Em um ambiente marcado por alta concorrência, produtos sofisticados e investidores cada vez mais exigentes, elas desempenham papel vital ao ajudar clientes a tomar decisões alinhadas aos seus objetivos de vida.

O trabalho das assessorias de investimentos, portanto, exige um compromisso permanente com a excelência. Essa é a premissa do B2B XPerience 2025, evento que a XP Inc. promove até o próximo sábado, em Mendoza, na Argentina, ao pé da Cordilheira dos Andes.

O encontro reúne aproximadamente 700 gestores de todas as assessorias de investimentos conectadas à rede XP para discutir os caminhos capazes de levar a um modelo de assessoria cada vez mais eficaz e centrado no cliente.

Na pauta estão temas como planejamento financeiro de longo prazo, os padrões mínimos necessários para os profissionais que atuam na rede XP, estratégias de alocação de recursos, especialização dos assessores de investimentos e a importância de manter o foco no relacionamento e na transparência como diferenciais sustentáveis – são, afinal, diferenciais competitivos que as plataformas tradicionais não conseguem reproduzir.

A proposta do encontro é justamente reafirmar o foco da XP na assessoria de qualidade e consolidar o papel da rede de assessores como elo fundamental entre a companhia e seus mais de 4,7 milhões de clientes ativos.

“A indústria de investimentos no Brasil evoluiu e exige, cada vez mais, um compromisso profundo com a excelência”, afirma Thiago Maffra, CEO da XP Inc. “Mais do que oferecer produtos, damos liberdade de escolha e construímos uma experiência que respeita a individualidade de quem investe. E o assessor tem papel central nisso.”

Maffra lembra que a estratégia da XP vai além da assessoria personalizado. Ela consiste também na estruturação de uma rede preparada para atuar com agilidade diante das constantes transformações do mercado financeiro do país.

“A indústria de investimentos no Brasil evoluiu e exige, cada vez mais, um compromisso profundo com a excelência”, afirma Thiago Maffra, CEO da XP Inc

“Não nos prendemos a um modelo único de assessoria ou cobrança”, afirma Maffra. “O que guia as nossas decisões é o que funciona melhor para cada perfil de cliente.”

Para isso, a XP aposta na capacitação contínua das assessorias, no uso eficiente de tecnologias e no aperfeiçoamento de ferramentas de planejamento financeiro. São fatores que, sob diferentes perspectivas, passaram a ser cada vez mais valorizados, tanto por clientes de alta renda quanto por investidores iniciantes.

“O B2B XPerience nos permite alinhar visão de futuro, estratégia e cultura com os líderes dos escritórios que fazem parte do nosso ecossistema”, diz Guilherme Sant’Anna, diretor de Canais da XP Inc. “Estamos consolidando o modelo de assessoria nos padrões XP: mais profundo, mais consultivo e que faz a diferença para o investidor.”

Durante o evento, os participantes terão acesso a painéis com executivos da companhia, discussões sobre melhores práticas de relacionamento com clientes e apresentação de ferramentas que apoiam o trabalho dos assessores. Trata-se, em resumo, de uma imersão completa que apontará as diretrizes da XP para o cenário atual e os próximos anos.

“Nós temos uma capacidade de criar ferramentas e um modelo de serviço que não são fáceis de replicar, com foco em relacionamento, confiança e uma estratégia multicanal que permite ao cliente ter a assessoria certa para suas necessidades e momento de vida”, acrescenta Sant’Anna.

A realização do B2B XPerience reforça o compromisso da XP com a busca incessante por excelência e marca mais um passo na consolidação da estratégia de longo prazo da empresa: transformar o mercado financeiro brasileiro para melhorar a vida das pessoas.

Com 18,1 mil profissionais credenciados em sua rede – a maior do país –, a XP mantém atualmente R$ 1,3 trilhão de ativos sob custódia. A empresa se tornou referência do mercado brasileiro. Entre outras conquistas, foi eleita sete vezes consecutivas como a melhor Assessoria de Investimentos no prêmio “O Melhor de São Paulo”, promovido pelo Instituto Datafolha.