A Olimpíada de Paris começa em 26 de julho, mas hoje os atletas do Time Brasil celebram uma conquista. Eles acabam de ganhar o suporte da XP em uma outra arena: a financeira.
A companhia se tornou a assessoria de investimentos oficial do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para dar suporte personalizado e planejamento financeiro aos 227 atletas brasileiros classificados para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
“O atleta profissional tem carreira curta, muitos acumulam capital, mas nem sempre têm o melhor guidance financeiro”, diz Bernardo Ulmo, sócio e responsável pelo projeto na XP. “A XP tem a educação financeira no DNA e pode contribuir de forma transformadora com as finanças dos atletas, com quem já temos uma relação profunda.”
A XP vai colocar toda a sua estrutura de assessores à disposição do Time Brasil. E, assim como no esporte, será o time de elite dos investimentos que estará lado a lado com os atletas brasileiros.
A rede de assessores da XP, a maior do País, tem mais de 17,7 mil profissionais, montante que inclui profissionais de escritórios parceiros e próprios. Mas para atender os atletas olímpicos é preciso contar com assessores que contam com as melhores combinações da qualidade do atendimento, de acordo com o Net Promoter Score (NPS), com o mais alto nível de certificação em planejamento financeiro, o CFP.
“A nota do cliente é a melhor métrica de satisfação da companhia e será combinada com a capacidade técnica de nosso time comercial”, afirma Ulmo. “Fazer o planejamento para os atletas pensarem no pós-carreira é um primeiro passo que reforça nossa expertise na assessoria financeira de profissionais do esporte.”
A XP não colocou barreiras de entrada para oferecer educação financeira e planejamento financeiro aos atletas do COB. Atletas olímpicos podem ser estreantes e veteranos (na última Olimpíada a skatista Raíssa Leal tinha 13 anos e o velejador Robert Scheidt, 48 anos), o que indica níveis de patrimônio e de objetivo de vida diferentes.
“Assim como tratamos e respeitamos todos os clientes conforme o perfil de risco e os objetivos financeiros de curto, médio e longo prazos, vamos olhar de maneira personalizada para os atletas do Time Brasil”, diz Ulmo.
O técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, Bernardo Rezende, o Bernardinho, tem familiaridade com universo das finanças, já que também é economista e empresário. Para o treinador, com mais de 30 títulos na carreira, saber economizar e investir é a receita para uma vida mais tranquila no longo prazo.
“Se pudesse dar uma dica seria a união desses conceitos: acredite no trabalho duro, no planejamento e invista para o futuro. A vida não é um jogo de três sets, é um campeonato de muitas e muitas rodadas", diz Bernardinho.
De patrocinador a parceiro
A parceria entre a elite do esporte brasileiro e a elite da assessoria financeira da XP contará com um vídeo exclusivo gravado pelos atletas e pelos assessores a ser veiculado em pay TV.
A jornada se complementa com uma websérie nas redes sociais em que assessores XP batem um papo descontraído com os atletas XP do Time Brasil, como o nadador Bruno Fratus, a judoca Mayra Aguiar, os jogadores de vôlei Ricardo Lucarelli e Sheilla Castro, entre outros.
As ações são parte da campanha de marketing da XP para os Jogos Olímpicos, que traz o mote #FechaComOBrasa.
“Temos uma história de empreendedorismo na área de investimentos que se assemelha à jornada no esporte, com altos e baixos, conquistas e entregas, em uma jornada que exige resiliência, foco e dedicação – características imprescindíveis a atletas e investidores de sucesso”, diz Lisandro Lopez, CMO da XP Inc.
Em maio de 2021, o COB anunciou a XP como patrocinadora oficial da entidade e do Time Brasil no ciclo 2021-24. Nesse período, uma das maiores plataformas de investimentos do País, com 4,6 milhões de clientes ativos e mais de R$ 1,1 trilhão de ativos sob custódia, só aumentou a sua conexão e apoio ao esporte.
“O Brasil tem diversos desafios e transformações potenciais para seguir crescendo. Tanto o esporte como os investimentos são caminhos que fazem diferença na prosperidade e sensação de orgulho do povo brasileiro”, afirma Lopez.