A primeira edição do B2BXPerience, evento promovido entre 19 e 21 de setembro pela XP em Punta del Este, no Uruguai, trouxe uma oportunidade única para a rede de gestores e assessores de investimentos da empresa.
Na ocasião, os participantes fizeram, durante uma hora e meia, perguntas diretamente para Guilherme Benchimol, fundador e presidente-executivo do Conselho de Administração da XP, e Guilherme Sant’anna, sócio e diretor de Canais & Marketing da empresa.
No encontro, os entrevistadores tiraram dúvidas, apresentaram sugestões, revelaram suas aflições e trocaram ideias com os executivos.
Eles, por sua vez, não apenas responderam os questionamentos como compartilharam informações relevantes para os interlocutores.
Os diálogos trocados pelos participantes e líderes da XP resumem, em essência, o objetivo do evento. Mais do que um encontro profissional, ele ofereceu a chance de afinar a conexão entre a empresa e seus parceiros de negócios.
“O propósito principal foi nos aproximarmos da rede de parceiros, ouvir atentamente o que os profissionais têm a dizer, conhecer suas demandas e definirmos propósitos em comum”, afirma Daian Moura, head de relacionamento B2B e idealizador do evento.
Mais do que um encontro profissional, ele ofereceu a chance de afinar a conexão entre a empresa e seus parceiros de negócios
Punta del Este foi escolhida pela proximidade com o Brasil e a boa quantidade de conexões aéreas. Ainda assim, foram fretadas duas aeronaves para o transporte de convidados.
O desafio era reunir os sócios de todas as operações parceiras da companhia – juntas, elas abrigam um contingente de aproximadamente 11 mil assessores de investimentos espalhados por todo o país –, identificar os 100 assessores de investimentos de melhor desempenho e conciliar tudo isso com a agenda dos líderes da empresa.
Como encontrar os assessores de melhor performance em um universo tão grande? “Temos várias métricas”, afirma Moura. “São aqueles que entregam as melhores soluções, exploram todos os nossos sistemas em prol do cliente."
Além de Benchimol e Sant’anna, o evento contou com a participação do CEO da XP Inc., Thiago Maffra, e vários diretores executivos da companhia. Ao todo, 600 pessoas estiveram em Punta del Este, o que fez do B2BXPerience o maior encontro com assessores de investimentos já realizado pela empresa.
A programação combinou ao mesmo tempo pautas internas com conteúdos trazidos por profissionais de fora do ecossistema da XP. No âmbito interno, os palestrantes trouxeram dados e informações de mercado, apresentaram boas práticas corporativas e novas estratégias adotadas pela empresa.
A agenda do B2BXPerience foi enriquecida com a participação de Simon Sinek, autor do best-seller “The Infinite Game” e especialista em gestão e liderança
A agenda do B2BXPerience foi enriquecida com a participação de nomes não necessariamente ligados à XP, como o inglês Simon Sinek, autor do best-seller “The Infinite Game” e especialista em gestão e liderança, além do professor brasileiro Alexandre Espíndola, que falou sobre o efeito Disney e o conceito de encantamento de clientes.
Daian Moura lembra que duas palestras tiveram transmissão online para a rede de parceiros da XP, o que significou uma forma de ampliar consideravelmente o seu alcance. O executivo também destaca que o B2BXPerience está em sintonia com o desejo da XP em retomar os encontros presenciais, que foram deixados de lado durante a pandemia de Covid-19, mas agora voltam com força.
A ideia é realizar duas edições anuais do B2BXPerience, a começar por 2023. Os locais não foram definidos, mas provavelmente os eventos serão sediados fora de São Paulo, de maneira a permitir que os participantes passem por completa imersão, a exemplo do modelo adotado no encontro em Punta del Este.
Hoje em dia, diz o executivo, o cliente tem acesso a uma quantidade muito grande de informações, e suas demandas se tornaram vez mais abrangentes.
“Ao nos aproximarmos de nossos parceiros, descobrimos o que os clientes esperam em termos de tecnologia, serviço e produtos”, afirma Moura. Para tornar o relacionamento fluido, portanto, eventos como o XPerience terão papel cada vez mais vital.
Segundo Bruno Ballista, head de Assessoria e Relacionamento com Clientes, o evento tem um significado maior para a empresa, além de fortalecer o elo com seus parceiros.
“Mais do que reunir e reconectar, ajustamos juntos nossos ponteiros para o futuro, passamos algumas mensagens importantes sobre o negócio e saímos seguros das entregas que precisamos fazer para melhorar a experiência deles conosco”, disse Ballista.