A pandemia do novo coronavírus tornou a conectividade à internet um bem essencial para pessoas físicas e empresas de todos os portes. E, com isso, passou a fazer parte da “dieta” de todos durante a quarentena para assistir às centenas de lives que se multiplicaram ou para trabalhar, invariavelmente numa sala de videoconferência.
Mas e se essa conexão pudesse lhe oferecer muito mais benefícios do que simplesmente o acesso à internet em alta velocidade? A partir do momento em que as lojas físicas começaram a reabrir suas portas, conhecer o perfil dos clientes e garantir segurança pode ajudar nos negócios das empresas.
Essa é a lógica que está por trás da do Wi-Fi 4.0: uma solução completa que fornece não apenas a conectividade sem fio, mas também uma plataforma de gestão inteligente para o gerenciamento dos acessos à rede.
A plataforma Apolo do Wi-Fi 4.0 pode ser totalmente personalizada, de acordo com a identidade da empresa do cliente. Ele poderá customizar idioma, logo, cores e imagem do plano de fundo e pode integrar via API com qualquer sistema como Active Directory e Google Analytics.
A solução traz novas funcionalidades de Big Data, Business e Location Analytics (análise de localização), permitindo às empresas obter informações que os auxiliem na tomada de decisões e respeitando a privacidade do consumidor.
“Com isso, as empresas conseguem ter uma visão do tempo exato de permanência do cliente no local, os principais horários de circulação, os dias da semana com maior utilização da rede e o volume de visitantes por hora”, afirma Rodrigo Shimizu, diretor de marketing da Oi Soluções. “No caso de um supermercado, ele pode saber diante de quais gôndolas o consumidor teve maior tempo de permanência ou fluxo de pessoas.”
Outro destaque da plataforma é o mapa de calor, em que empresa analisa os locais com maior concentração, movimentação dos clientes por onde passam e quais as áreas de maior interesse. “O lojista pode realizar revisão layout para melhorar fluxo dos clientes na loja ou direcionar campanhas para local específico, que pode ser a área de vinhos, enviando uma mensagem com oferta para compra de vinhos que estiver passando por lá no momento”, diz Shimizu.
Com essas informações, as empresam que usam o Wi-Fi 4.0 podem rentabilizar esse conhecimento, informando às marcas e aos anunciantes que naquele local passa um grande volume de clientes, oferecendo preços diferenciados para promoções e campanhas de marketing.
A solução é totalmente aderente às normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), legislação que acaba de entrar em vigor.
Segurança
Outro diferencial é a funcionalidade de segurança, que permite filtrar o conteúdo acessado, prevenindo a navegação em sites indesejados, além de registrar e arquivar os dados do usuário por 60 meses, resguardando os clientes corporativos de possíveis maus usos por parte de seus clientes, em seus estabelecimentos.
A Oi Soluções tem investido em seu portfólio de TIC, viabilizando novas demandas por tecnologia. A empresa posiciona-se como parceira capaz de promover inovação, integrando soluções digitais de diversos fornecedores de tecnologia com serviços de Segurança, Cloud & Data Center, Colaboração, IoT, Big Data & Analytics, Aplicações Digitais e Serviços Gerenciados.
A oferta do Wi-Fi 4.0 conta com a infraestrutura de fibra da Oi, a mais abrangente do país, com capilaridade de 400 mil quilômetros de backbone de fibra. “A robustez da conectividade é o habilitador para todos essas soluções digitais”, diz Shimizu.