O crescimento exponencial do ChatGPT, que atingiu a marca de 100 milhões de usuários em apenas dois meses, superando TikTok (9 meses), Instagram (2,5 anos), Spotify e Facebook (ambos 5 anos), colocou a inteligência artificial como assunto urgente da pauta dos conselhos de administração das empresas.

Mas uma consultoria que está nascendo agora quer ir além do “hype” da inteligência artificial e ajudar as empresas a investirem na tecnologia com o “pé no chão”.

Trata-se da Redcore, que une Vinicius Cezar, que vendeu sua empresa (Privally Global) para a Tivit; Gustavo Zaniboni, que atuou na indústria aeroespacial e de defesa; e Cezar Taurion, ex-IBM e PwC e uma das principais autoridades em inteligência artificial no Brasil – ele é também o titular da coluna Mente Programada, publicada no NeoFeed.

“As empresas precisam se reposicionar no mercado e estão com receio do que vai acontecer”, diz Cezar, que será o CEO da nova empresa. “Um desafio é como entrar em inteligência artificial.”

A Redcore vai atuar como uma consultoria, oferecendo uma linha de serviços, outra de P&D e, por fim, em educação. Em paralelo, começou a desenvolver um sistema, o Recore LightHouse, cujo objetivo é monitorar o nível de maturidade da empresa para uma determinada tecnologia.

O sistema é baseado no Technology Readiness Levels (TRL), desenvolvido pela NASA, a agência espacial americana. Ele avalia o nível de maturidade de uma tecnologia específica. Existem nove níveis de prontidão tecnológica, sendo que TRL 1 é o mais baixo e TRL 9 é o mais alto.

Um exemplo é o ChatGPT, que está na boca de todos os empresários. Mas a tecnologia não é necessariamente a mais indicada para todas as empresas. “As empresas estão sentindo o efeito FOMO (fear of missing out)”, diz Taurion. “A tecnologia de inteligência artificial é legal, mas se você começar errado, vai perder oportunidades e, mais crítico, jogar dinheiro fora.”

Posicionada como uma boutique, a Redcore vai competir com grandes consultorias do mercado, como a McKinsey e a PwC, dois nomes que já tem longa estrada no universo corporativo e estão presentes, com seus projetos, em grandes empresas brasileiras.

A boa notícia é que se trata de um mercado trilionário e em pleno desenvolvimento. De acordo com estimativas da Bloomberg Intelligence, o mercado de sistemas de inteligência artificial voltados para o consumidor, como ChatGPT e Bard, do Google, gerou US$ 40 bilhões no ano passado e deve se expandir para US$ 1,3 trilhão até 2032.

A Redcore começa com o dinheiro dos três sócios. Não está no radar ainda buscar investidores. No momento, faz a prospecção de cinco clientes e espera contratar, pelo menos, 10 profissionais ao longo de 2023.