O grupo multinacional de corretagem de seguro e resseguro MDS fechou a aquisição da Abensur Enris, corretora de Porto Alegre fundada em 1992 e com forte atuação em riscos empresariais e benefícios.

A operação adiciona mais de R$ 50 milhões em prêmios à carteira da MDS, que faz parte do The Ardonagh Group, uma das maiores e mais importantes plataformas independentes de distribuição de seguros do mundo, com sede no Reino Unido. E reforça o plano de consolidação da companhia no País, que combina aquisições, compra de carteiras e direitos de canais de distribuição para conquistar a liderança desse mercado.

A MDS Brasil já tinha presença relevante no estado, em Benefícios com clientes no segmento corporativo, e também no agronegócio, onde opera sob a marca Tovese, comprada em 2021. A nova aquisição traz, além da carteira de prêmios, a possibilidade de cross sell com os clientes, capital intelectual e mais presença na região.

“Essa aquisição reforça nossa atuação em todos os segmentos no estado do Rio Grande do Sul, tornando a nossa operação local ainda mais completa e relevante”, afirma Ariel Couto, CEO da MDS Brasil, ao NeoFeed.

Pelo acordo, a companhia foi 100% comprada pela multinacional (os valores não foram revelados). Os fundadores Renato Abensur, Igor Machado e Felipe Machado seguem à frente do negócio como executivos da MDS.

“A colaboração entre os times será fundamental para fortalecermos ainda mais nossa proposta de valor e expandirmos nossa presença no setor e na região”, diz Abensur.

Essa foi a primeira aquisição da MDS no Brasil neste ano e a 16ª em sete anos, quando a empresa fez uma revisão estratégica para acelerar o crescimento e decidiu apostar na consolidação do mercado - que ainda é bastante fragmentado. Embora não haja dados oficiais, a estimativa é que existam cerca de 120 mil corretoras de seguros no País.

Em 2018, Ariel Couto assumiu a liderança da companhia para liderar o projeto de crescimento orgânico e inorgânico. Desde então, a companhia, que não divulga dados segmentados de Brasil em seu balanço, afirma ter crescido 10 vezes o seu montante de prêmios e ultrapassado os R$ 10 bilhões.

Ariel couto mds corretora
Ariel Couto, CEO da MDS Brasil

Somente no ano passado, a empresa adquiriu a FFC Serviços Financeiros, empresa que fornece assessoria na estruturação, implementação e gestão de programas de venda de seguros, a D’Or Consultoria, corretora especializada em gestão e consultoria personalizada de benefícios corporativos (que está esperando a aprovações regulatórias), e a APR Seguros, corretora especializada em soluções em frota.

Hoje, a companhia atua em todo o Brasil com 12 escritório e 1,8 mil funcionários, atendendo mais de 3,5 milhões de indivíduos. Com as recentes aquisições, a empresa subiu no ranking, que tem as principais instituições financeiras, como a BB Corretora de Seguros e a Itaú Corretora de Seguros, na liderança.

No mundo, a MDS lidera em seu segmento em Portugal, e está presente em Angola, Moçambique, Espanha, Chile, Chipre, México e EUA. Mundialmente, a corporação opera por meio da Brokerslink – empresa fundada pelo grupo e que gere uma rede de brokers presente em cerca de 135 países, totalizando cerca de 25.000 profissionais de seguros. Em resseguro, a organização atua no Brasil, em Portugal, na África e no Chile com a marca MDS RE.

A empresa estima que ainda tem apenas cerca de 2% do mercado. E, por isso, a empresa tem como objetivo continuar aquisições de empresas e de carteiras e acelerar o crescimento orgânico, que já está na casa de dois dígitos.

“Acreditamos que ainda  há muita oportunidade de consolidação no mercado e continuamos buscando oportunidades para seguir crescendo a nossa participação no mercado sem abrir mão da qualidade do serviço”, afirma Couto.