A OpenAI está avaliando novas direções para explorar o potencial do ChatGPT e dos avanços da inteligência artificial como um todo. A companhia está considerando o lançamento de um marketplace voltado somente para produtos e serviços que contemplem a tecnologia.
De acordo com o The Information, a ideia é ter uma plataforma semelhante à App Store, a loja de aplicativos da Apple. Lá estariam expostas aplicações que poderiam, tal como o ChatGPT, criar textos de forma automática e até ajudar a detectar fraudes financeiras.
Em um sentido mais amplo, o marketplace também permitiria a não monopolização de uma tecnologia de IA sobre as outras. Isso porque qualquer produto desenvolvido teria espaço para ser disponibilizado para os usuários na plataforma.
Por ora, Sam Altman, CEO da OpenAI, apenas divulgou detalhes superficiais deste plano durante uma reunião com desenvolvedores no mês passado.
Ainda não está claro como a OpenAI ganharia dinheiro com essa loja própria. Uma possibilidade seria a cobrança de comissões sobre as vendas.
O que pode ser um empecilho nesse plano é que parceiros da desenvolvedora do ChatGPT, como Microsoft e Salesforce, também têm suas próprias lojas de aplicativos. A primeira, vale lembrar, investiu mais de US$ 10 bilhões na startup.
Em comunicado oficial, um porta-voz da OpenAI afirmou que a empresa não tem “esforços ativos” para desenvolver esse marketplace. Contudo, a companhia não comentou sobre a reunião de Altman com os desenvolvedores em que o tema foi tratado.